Sopa creme de mandioquinha com couve

Eu não sei vocês, mas eu não sobrevivo ao inverno sem doses generosas de sopa. Aqui, regastei uma receita minha antiga, mas que sempre pinta na minha cozinha em noites frias. Em uma versão, digamos, mais levinha, o creme de mandioquinha comum ganhou ainda mais sabor com a couve. E o preparo? Pá-pum, olha só…

Descasquei, corte em rodelas e cozinhei a mandioquinha em caldo de legumes com uma folha de louro. Quando ela estava cozida, retirei o louro e a amassei na panela mesmo, mantendo o caldo onde ela cozinhou. À parte, refoguei cebola ralada em azeite com um pouquinho de nada de alho amassado e juntei esse refogado lá na panela com a mandioquinha. Acrescentai um tantinho de água (ou caldo), temperei com pimenta branca moída, sal e um pouquinho de cardamomo. Deixei engrossar um pouco, mexendo sempre pra não grudar na panela. Quando estava tudo incorporado juntei a couve manteiga picada, desliguei o fogo e tampei a panela por uns minutinhos – a couve não é pra ficar cozinhando não, senão fica sem cor e murchona.
Pode-se juntar ainda creme de leite, mas eu achei que do jeito que estava não carecia de absolutamente mais nada.

Eu não disse que era pá-pum? ;)

4 Comments
  • Aline Cabral
    julho 8, 2013

    huuuuuuuuuuuuum, no friozinho (quente) aqui da minha terra…neste exato momento,me deu uma vontade de provar….me dá uma colherada?!Dá!!

    • Faby
      julho 10, 2013

      Aline, já pra cozinha para preparar a sua! Tem nada de colherada nada!

      kakakakakakakakak!

      BjiM!

  • Fernanda
    agosto 5, 2013

    Olá Faby,

    adorei sua receitas, mas pq vc não coloca as quantidades dos ingredientes?
    assim fica mais fácil para amadoras como eu aprenderem um pouquinho mais sobre culinária… bjos

    • Faby
      agosto 5, 2013

      Oi Fernanda!

      Eu não coloco porque eu não uso medidas na minha cozinha, Fernanda. Não é má vontade não, juro :) É que eu cozinho assim mesmo, no olhômetro. Acho que meu blog é mais um lugar pra pegar dicas e não propriamente receitas :)
      Mas ó, não desiste de mim não, viu???

      Bjo!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*