Esfriou aí também? Aqui gelou. Temperaturas insanas e noticiário falando em sensação térmica de -30ºC (sério, gente, o que foi isso, pelamor?????). Cruuuzes!
Bom, se tá frio tem que ter sopa! Essa é a regra lá em casa. Eu ataquei de sopinha de fubá daquelas bem simples, que a vovó fazia, saca? Adoro e acho baba de fazer…
Tenha em mente que você vai usar cerca de 1 xícara de fubá e mais ou menos 1 litro de água/caldo. Primeiro, coloque o fubá numa tigela e acrescente um pouco da água fria, pra fazer uma espécie de “papa”. Agora, esquente uma panela e doure cebola e alho e uma folha de louro. Junte lá a pastinha do fubá, mexa e coloque o restante da água que, neste caso, pode até ser caldo de legumes, ok? Tempere com sal e pimenta, mexa bem, espere começar a borbulhar, abaixe o fogo e cozinhe lentamente, mexendo sempre para não empelotar. Leva uns 20 minutos até o fubá cozinhar bem… se for preciso, acrescente mais água/caldo nesse período, sempre devagarzinho e tomando cuidado para o fubá não espirrar em você.
Note que é um processo bem parecido com o da polenta. A diferença aqui é que a intenção é deixar a mistura mais molinha, cremosinha…
Tá, isso aí é o básico do básico, tá? Se você quiser algo mais incrementando, experimente picar uma linguiça calabresa, dourar e depois acrescentar o alho e a cebola. Bacon também fica delícia, mas né… o que não fica bom com bacon, me diz? ;)
Aqui eu servi a sopa com um restinho de picadinho de músculo que eu já tinha pronto. Só coloquei por cima, finalizei com cheiro verde picadinho e pimenta do reino moída na hora e foi!
Prato quentinho, aconchegante, com cara de vó. Fala, não é uma gostosura? ;)
13 Comentários
Caliê
28 de setembro de 2012 at 19:10Autêntica confort food. Fiz muito para meus bebês! Bj
patricia
26 de outubro de 2012 at 22:27minha mãe quebrava ovos e deixava-os cozinhar…um para cada filho somos em quatro rsrs
Alex Fabri
5 de fevereiro de 2013 at 1:27Obrigadão, vou tentar aqui…morrendo de fomee =D
Manoela
19 de março de 2013 at 20:20olá, posso fazer essa receita em quantidade maior e congelar. descongelar em porções quando quiser comer?
Faby
20 de março de 2013 at 8:57Oi Manoela, nunca fiz para congelar, mas acredito que não haja problema.
Bjo,
elane
11 de junho de 2013 at 15:07sopinhas no inverno sao sempre otimas opções, faço toda semana!
elane
11 de junho de 2013 at 15:08sopinhas no inverno sao sempre otimas opçoes! faço qse toda semana ;)
Tauana
4 de setembro de 2013 at 21:07Lá vou eu me aventurar, nunca gostei de fubá (detesto), mas casei e marido ama, e agora tá gripado e diz que SÓ sara com sopa de fubáááá! rs
Bruna
26 de fevereiro de 2014 at 2:09Nossa q delicia! Moro no canada e morro de saudades da sopa de fubá q minha mãe sempre faz beijos p vc
Jessica
24 de junho de 2016 at 0:04Humm vou tentar..
Vc é super divertida
José Carlos
5 de junho de 2019 at 12:34Vou fazer e incrementar com calabresa refogada e taioba picada bem fininha
9 receitas de sopa de feijão-branco para lá de aconchegantes – Mari Carvalho
27 de maio de 2020 at 21:32[…] Sopa de fubá: a típica receita que tem gostinho de infância. O destaque desta sopa fica por conta do fubá e […]
Jorge Eustaquio Cordeiro Machado
1 de julho de 2020 at 2:39Achei que ficou muito grossa. Ficou quase uma polenta. E uma dica, dissolva com mais água o fubá se não empelotq muito fácil.