Moqueca de pupunha

Salve, gente! Feliz 2017 para todos! Passaram bem as Festas? Tem mais alguém aí empapuçado de pernil, tender e peru, como eu? Gente, é muito assado na vida da pessoa em dezembro! Precisando dar uma aliviada, apostei numa versão vegetariana de moqueca que tem a cara da estação, feita com pupunha e cogumelos. Vamos sair do looping do porco? ;) Vem comigo…

Pra começar, refoguei em azeite alho e cebola até dourar. Juntei 1 cm mais ou menos de gengibre ralado, 1 cenoura cortada em pedaços grandes, 1/2 pimentão verde, um punhado de vagem (também em pedaços grandes), 2 tomates picados e 2 toletes de palmito pupunha fresco cortado em rodelas grossas. Mexi bem e comecei a temperar: sal, pimenta calabresa, açafrão, uma pitada de páprica, uma folha de louro e um pouco de água para começar a cozinhar. Não precisa ser muita água porque a ideia é manter tudo al dente, ok? Mexe vez ou outra, tampa e em uma frigideira com um fio de azeite coloque o cogumelo paris fresco cortado de fatias grossas com uma pitada de sal. Refogue um pouco e reserve.

Quando o pupunha e a cenoura estiverem macios, traga o cogumelo para a panela, mexa e acrescente mais ou menos 1/2 xícara de leite de coco. Acerte o sal, junte um punhado de pimenta biquinho (eu uso a dedo de moça, mas estava sem) e finalize com coentro fresco.

Providencie um arroz branco fresquinho e se jogue – na moqueca e em 2017! Vai ser lindo, ambos! <3

moqueca_pupunha3

 

No Comments Yet.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*