acompanhamentos entradas e petiscos Receitas

Terrine de ricota e pesto

terrine de ricota e pesto

Essa terrine é linda, deliciosa e perfeita para o Natal – mas, Fabiana, o Natal já passou!
Ok, o Natal já passou mas outro logo vai chegar, meu bem. Além disso, essa é daquelas receitas que também brilham numa ocasião especial, um jantar com amigos, um petisco para o almoço de domingo em família ou quando você simplesmente quiser – belezura e gostosura não precisam de data especial, certo? ;)

A primeira coisa a fazer é aquele tomate confit maroto que vai por cima. Ele é opcional, mas dá um glam. Se você não quiser prepará-lo aposte em uma finalização com amêndoas laminadas ou uma geleia de sua preferência.

Em uma travessa refratária coloque os tomates (usei esse em rama, mas pode ser o cereja ou sweet grape) e regue com azeite suficiente para cobrí-los. Coloque alguns dentes de alho e uma erva para dar sabor – alecrim, manjericão e tomilho ficam perfeitos. Leve ao forno preaquecido na temperatura mais baixa que você conseguir (geralmente em fornos caseiros essa temperatura é 150ºC) por uns 50 minutos. É bom ir checando depois de meia hora porque a ideia não é fazer os tomates desmancharem, ok?

Para a terrine é preciso apenas misturar bem 500 gramas de ricota fresca, 250 gramas de cream cheese, 2 colheres (sopa) de creme de leite e temperar com sal, pimenta e um tiquinho de noz moscada ralada. Misture bem até ficar homogêneo.

O pesto eu faço no olhômetro mesmo mas uma medida que funciona é 2 maços de manjericão (só as folhas), 100g de nozes, 1/2 xícara de azeite, 100g parmesão ralada, 2 dentes de alho. Tudo na medida que você gosta – o alho por exemplo eu gosto muito mas se você não é grande fã use apenas 1 dente. Pra fazer use um pilão ou um processador – é só misturar os ingredientes e bater. Se você estiver usando um processador, pode usar o trque da pedra de gelo (batida junto!) para deixar seu pesto bem verdinho.

terrine de ricota

Pra montar

Usei uma forma de bolo inglês (ou de pão de forma) forrada com plástico filme. É só fazer uma camada da ricota, por cima o pesto e finalizar com o restante do creme de ricota. Leve a geladeira até ficar bem firme – eu fiz de um dia para o outro e ficou perfeito.

Desenforme sobre uma travessa ou uma base, cubra com o tomate confit e sirva com torradinhas ou fatias de pão – eu fiz torradinhas de pão sírio (corta o pão, coloca sal, azeite e alecrim e leva ao forno pra dourar).

A foto não tá lá essas coisas pois era jantar de Natal e eu estou numa fase detox de celular (relevem), mas eu te garanto que essa terrine vai virar hit na sua casa. Aqui virou ;)

Volto logo,
Faby

Mais sugestões?

A mesma base mas com recheio de tapenade.

Na cobertura, pimentões vermelhos assados sem pele.

Fã de terrine?

Terrine de Salmão Defumado

Você Pode Gostar Também

1 Comentário

  • Reply
    Lilian Danciger
    6 de janeiro de 2022 at 16:49

    Coisa boa é ter vc de volta minha querida. Amei o post da terrine com a dica da pedra de gelo, não conhecia. Confesso que não cozinho mais, não se cuida de pais com mais de 90 anos impunemente, rsss. De algumas coisas vc terá de abrir mão. Mas nesse caso, é mais do que justo. Continuo amando conhecer receitas e aprender a respeito. Bj grande, saudade de vc.

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dica de sobremesa para a Páscoa Como fazer falafel Receita de chilli de carne Receita de molho de pimenta fácil Dicas para fazer suflê