Receitas sobremesas

Suflê de Nutella com sorvete de creme

O povo está em cólicas por causa da receita desse suflê, mas ó só, a receita já está aqui há tempos meu povo! Quem nos mandou foi a Ludmila láááá do Canadá (receita abaixo)

Eu tive algumas dúvidas quanto ao preparo e a Lud me socorreu, de modos que segue abaixo minha listinha de considerações sobre o suflê, sim, porque vocês sabem… eu não presto e vivo dando pitaco na receita alheia :)

:: Como a Lud disse, dá pra preparar antes e deixar na geladeira, o que é ótimo porque, vamo’ combinar que ninguém vai deixar os convidados lá na mesa esperando enquanto vai bater um suflezinho né? Então, pode deixar pronto, nos ramequins coberto com plástico filme e colocar no forno na hora de servir a sobremesa. Eu achei que as claras em neve poderiam, sei lá, murchar, e o suflê não fosse crescer, mas não… tranquilo. Segundo a Lud dá pra deixar até uma semana na geladeira! Uia que beleza!

:: Eu acho que tirei o meu do forno antes do ponto certo pois ele ficou bemmm mole, mole mesmo. O povo, quem diria, amou a consistência, mas eu vou fazer outra vez pra acertar o ponto, que no meu forno pelo visto dará bem mais do que 20 minutos. Acho que fui traída pelo cheiro… cara, o cheiro desse suflê assando é uma l-o-u-c-u-r-a e eu acabei enganada quanto ao ponto.

:: Eu gostei demais da receita mas achei muito doce para o meu paladar. É, eu sei que eu não gosto de doce, mas ainda assim se eu fosse colocar um pitaco nessa receita (coisa que eu farei na próxima vez com certeza…rs) eu tiraria o açucar. Com a quantidade de chocolate meio amargo (que pra mim já é doce o suficiente) e a Nutella, acho o açucar completamente dispensável.

:: Essa receita precisa, necessita do sorvete que, nesse caso, faz o casamento ficar perfeito – suflê quentinho X sorvete geladinho. De modos que, da próxima vez eu vou encher os ramequins somente até a metade, para que sobre espaço para colocar a bola de sorvete por cima. Com o suflê até a boca, fica difícil para colocar o sorvete junto, e ele não pode ir no pratinho porque o ramequim fica quente, logo, derrete o sorvete, e nem pode ser servido em outro lugar porque ele TEM que acompanhar o suflê, manja?

Enfim, mesmo mudando algumas coisinhas eu acho que essa sobremesa é aquela tipo arrasa-quarteirão, sabe como é? Eu servi e só escutei suspiros e yummys e, mesmo fora do ponto certo, foi um tremendo sucesso.
Vai ter repeteco com certeza, muitos :)

***

Receita:

180 g de chocolate meio amargo picado
200 g de nutela
160 g de manteiga, sem sal
5 gemas
5 claras
180 g de açúcar
1 pitada de sal
1 col. (sopa) de suco de limão natural
Açúcar de confeiteiro (para decorar)

O primeiro passo é derreter o chocolate meio amargo, a manteiga e a nutela em banho-maria. Deixar esfriar um pouco, sem que o chocolate endureça.
Enquanto isso acontece, bata as claras em neve com uma pitada de sal e o suco de limão, adicionando o açúcar aos poucos até adquirir uma consistência
firme. Agora dá uma paradinha aí e acrescente as gemas ao chocolate derretido.
Depois incorpore lentamente as claras à mistura do chocolate, mexendo sempre com uma certa delicadeza, que é pra não perder a consistência do suflê.

Os refratários para suflê (de porcelana) podem ser grandes ou individuais.
Individual é mais bonitinho, né? Depois de untá-los com manteiga, despeje a mistura neles e leve ao forno a 200ºC por cerca de 20 minutos (ou até o que
suflê esteja firme e dourado). Agora o grande truque: quando levar ao forno, colocar o refratário dentro de outro recipiente com água – o bom e velho
banho-maria, que é pro suflê crescer homogêneo e não murchar.

Depois é só decorar com o açucar de confeiteiro e servir com sorvete de baunilha. O bom dessa receita é que você pode guardar a mistura crua na
geladeira por um bom tempo, e tacar direto no forno quando quiser. O ruim (ham, ham) é que depois de pronto, o suflê tem que ser consumido
imediatamente. Mas isso não é problema, já que nunca sobra mesmo….

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

    Deixe uma Resposta

    *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.