bolos e tortas doces de festa Receitas

Devil’s Food Cake (Bolo de Chocolate Americano)

Para comemorar o aniversário do maridon que será amanhã, o lugar escolhido foi um bar. No entanto, mesmo sendo a comemoração fora de casa, resolvi que faria um bolo para levar e servir no final da festança. Vocês me conhecem, sabem que eu preciso botar meu dedinho em tudo né? Hohoho. Mas, também por me conhecerem, vocês já estão cansados de saber que bolos não são a minha praia, certo? De modos que só mesmo muito amor para me fazer enfrentar a dura saga do feitio de um bolo com recheio and cobertura. Calculem.

Bem, de posse de um livro apenas com receitas à base de chocolate, pedi que o aniversariante escolhesse qual seria o seu bolo de aniversário (eu sou meio maluca mas sou muito democrática…cof..cof..cof). E a escolha dele foi essa – Devil’s Food Cake, um bolo de chocolate diferente daqueles que estamos acostumados a fazer por aqui.

Vamos ao devil…(meus pitacos entre parênteses, as usual)

Você precisará de: 1 xícara mais 2 colheres (sopa) leite (não me pergunte qual é a dessa medida estranha, vocês sabem que eu tenho sérios problemas com medidas), 1 1/2 colher (sopa) de suco de limão, 1 3/4 xícara de farinha de trigo, 1 1/2 xícara de açucar, 1 1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio, 1/2 xícara de manteiga, 2 ovos grandes, 60 gramas de chocolate meio amargo derretido e esfriado e 1 colher (chá) baunilha.

Pra começar, pré aqueça o forno em temperatura média (180). Unte e polvilhe com farinha 2 formas de 22 cm ou 3 formas de 20 cm de diâmetro. Misture o leite com o suco de limão, mexa bem e deixe descansar alguns minutos para azedar.
Coloque todos ingredientes numa vasilha grande e bata com a batedeira em velocidade baixa por 1/2 minuto, raspando a vasilha. Aumente a velocidade da batedeira e bata por 3 minutos raspando a vasilha de vez em quando. Despeje nas formas preparadas e leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até o palito sair limpo. Deixe descansar 10 minutos, desenforme e deixe esfriar.

Para o recheio e cobertura:
Derreta 3 colheres (sopa) manteiga com 100g de chocolate meio amargo. Acrescente 2 xícaras de açucar de confeiteiro e 1/3 xícara de leite e bata até obter uma consistência cremosa. Coloque a panela sobre uma vasilha com água e gelo e bata até que tenha consistência de espalhar. Daí é só rechear e cobrir o bolo.

Bem… eu não sou uma boa seguidora de receitas, vocês sabem. Então eu fiz apenas uma forma grande de bolo (com 2 receitas) e cortei com linha para obter as duas partes. Também coloquei castanhas moídas no recheio – salpiquei depois de espalhá-lo – e enfeitei com morangos porque… já que é devil, devil mesmo… chocolate + morango é muitooo apropriado, não é não? ;-)
Como se vê, patisserie não é o meu forte e a finalização ficou meio tosca, mas… não se pode ter tudo comadre. A beleza aqui deu lugar ao amor, que foi muito viu? Porque, olha, só mesmo muito amor… muito.
Ô trem complicado esse de fazer bolo! Deus é mais! :)

As considerações sobre o sabor eu posto num update amanhã.

***

update esperto: Yummy!!! D-e-l-í-c-i-a!

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

Sem Comentários

    Deixe uma Resposta

    *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Como fazer Tomate Confit