Salada de macarrão com sobras de frango assado é o título mais correto para essa dica, mas o post está aqui para chamar atenção para um dado alarmante – segundo a ONU, cada brasileiro joga fora mais de 41 quilos de comida por ano. Isso mesmo que você leu e, ainda segundo a pesquisa, 60% desse desperdício acontece em casa. As razões incluem falta de planejamento (quem nunca comprou mais do que ia consumir na semana?) e o não aproveitamento das sobras, que acabam indo para o lixo quando muitas vezes poderiam ter virado pratos incríveis.
Esse post não é para apontar o dedo para ninguém – eu mesma me policio muito para que isso não aconteça mas às vezes falho e acabo também jogando algo fora – mas para propôr aqui uma reflexão sobre o modo como tratamos as sobras de comida em nossa casa.
Acho que a primeira coisa que temos que ter em mente é planejamento na hora da compra, principalmente com hortifruti e carnes. A vida útil e de hortaliças e vegetais é mais curta e piora mais ainda quando o armazenamento não é bem feito. Se você comprar muito mais do que sua família consome, certamente haverá desperdício.

(fonte: G1)
E o que fazer com as sobras? Muita gente acaba optando pelo congelamento e ele é mesmo uma ótima opção, mas não é a única. Muitas vezes, se a quantidade da sobra é pequena, nem vale o congelamento – e aí? Aí é que entra a sua criatividade – quem cozinha precisa treinar essa habilidade! Vem comigo.
Sobra de refogados
Eles podem ir direto para a sopa, sem medo. Também são ótimos para incrementar recheios de tortas ou para fazer bolinhos. Tem um restinho de hortaliça refogada? Junte um ovo, um pouco de farinha, tempere com sal e pimenta e você já tem a base de um bolinho, que pode ir para a frigideira, forno ou air fryer.
Sobra de assados
Esses são meus favoritos. Aqui você pode descobrir um mundo de possibilidades e todas deliciosas.
Carne assada na minha casa quase sempre vira salada – ou desfio ou corto a carne em fatias bem fininhas e faço uma salada com pimentões, cebola e tomate. Sério, é praticamente um dos pratos favoritos da minha família.
Carnes também podem incrementar o molho do macarrão – sabe aquele pernil que sobrou? Faz molho de macarrão, fica incrível.
O frango assado, aquele que você compra na padaria, quase sempre sobra, não é? Pois ele é um coringa na cozinha! Vai para a torta, para a sopa, para o bolinho, vira salada… não existe nenhum motivo para que você jogue fora as sobras de frango assado, confia em mim.
Sobra de arroz
Muita gente congela né? Mas nem precisa! O arroz é a coisa mais fácil do mundo de reaproveitar sem precisar apelar para o freezer. Sabe o arroz branco que sobrou? Prepare um arroz frito – junte ovos batidos, queijo, vegetais de sua preferência, umas gotinhas de óleo de gergelim torrado, uma finalização com bastante cheiro verde e pronto! Prato principal, o famoso Resdontê, chiquérrimo, delicioso e super conectado com o mundo real, onde desperdício de comida não tá com nada.
Sobra de grãos
Feijão cozido vira sopa, se escorrer vira salada, se amassar vira bolinho. O mesmo vale para lentilha, grão de bico, trigo… até purê você consegue produzir com vários tipos de grãos.
Faz salada todo dia? Para evitar o desperdício, sirva o molho à parte. Assim, o que não for consumido você guarda num pote bem fechado e serve na próxima refeição. Sobrou pão? Ah, que fácil hein? Torrada, croutons, bruschettas, farofa e até farinha para empanar (melhor não há!)… só não vale jogar no lixo, combinado?
Esse post é para mostrar a deliciosa salada de macarrão com sobra do frango assado do domingo mas também para te incentivar a repensar esse consumo e esse desperdício. É também um convite para que você olhe para o alimento com outros olhos, que enxergue neles outras possibilidades, que explore outros modos de preparo e que se orgulhe de diminuir (ou até zerar!) o desperdício de comida. O mundo agradece <3
Para a salada linda da foto eu cozinhei penne e juntei com as sobras do frango assado que passei pelo processador (mas pode só desfiar também). Daí foi cenoura e cebola raladas, ervilha e milho. Pra deixar mais cremoso você pode usar maionese, cream cheese, requeijão ou, como nessa minha, iogurte natural. Depois é só trazer mais sabor – aqui usei mostarda, azeite, limão (inclusive as raspas) e finalizei com cebolinha picada. Fica apenas perfeito.
Quer mais ideias para sua cozinha? Me segue lá no @faby_zanelati
Auf Wiedersehen!
Faby