peixes e frutos do mar Receitas

Curry de camarão com pistache

Receita espetáculo, daquelas de parar tudo, de comer rezando e de ouvir um monte de gemidinhos quando você serve (tô falando daqueles gemidinhos de “hummmm”, viu?). E o melhor? Facílimo de fazer, olha só…

A primeira coisa é temperar os camarões com um pouco de sal e pimenta e levá-los à frigideira para saltear. Coloca um fiozinho de azeite (pode ser manteiga também), aquece e junta os camarões só até eles ficarem rosados. Tira da frigideira e reserva.

Na mesma frigideira é só juntar mais um pouquinho de azeite e colocar uma cebola cortada em cubinhos para suar (sabe né? Não precisa dourar, só deixar ela ficar transparente). Junta um tantinho de gengibre ralado a seu gosto (eu gosto muito) e começa a temperar – pode usar curry doce ou picante ou os dois, um pouquinho de cúrcuma e uma pitada de nada de canela e sal. Prove e veja se está muito picante, se tá faltando “pegada” (no final vamos acrescentar pimenta dedo de moça ainda, ok? então não precisa estar mega picante, mas tem que ter já aquele tchans).

Então, você mexeu, provou os temperos e achou que está tudo ok? Agora junte mais ou menos 1 xícara de leite de coco – a quantidade vai variar de acordo com a quantidade de camarões que você está preparando. Misture bem e deixe ferver, pra pegar bem o sabor e engrossar um pouco.

Para finalizar, acrescente um pouco de creme de leite, só para garantir um pouco de cremosidade. Traga os camarões reservados para a panela, verifique o sal e finalize com pimenta dedo de moça picada e coentro (se quiser).

O toque final fica por conta do pistache grosseiramente picado, que você vai colocar por cima, no prato montado ou na travessa de servir. Ele vai dar aquela crocância que a gente adora, sabe?

Uma dica sensacional é servir o curry com arroz de jasmim ou arroz comum, preparado com leite de coco. Outra dica é espremer um pouquinho de suco de limão no final de tudo – ele garante uma certa acidez que dá um plus ao prato. Eu também gosto de juntar azeite ao prato já servido, porque acho que combina, mas… isso é uma mania minha então, relevem, ok? ;)

Gente, não é por nada não, mas esse prato é coisa de louco. Experimentem e me contem depois?

Você Pode Gostar Também

10 Comentários

  • Reply
    Fábio
    15 de setembro de 2011 at 19:05

    Faby, está maravilhoso esse prato, deve estar uma delicia.

  • Reply
    Karina Batista
    18 de setembro de 2011 at 23:41

    Menina, que prato é esse?!?!?! Essa foto é de dar água na boca. Já salvei nos favoritos para a próxima vez em que for ao mercado de peixe. Beijão e boa semana

  • Reply
    Ani
    20 de setembro de 2011 at 8:44

    Fabi, quem não tem camarão, vai de frango mesmo, né? Fiz ontem à noite inspirada nessa receita delícia, um frango ao curry com leite de côco, e óh, ficou bom demais, o marido pirou. Mas logo logo vou fazer com camarão.
    Valeu pela inspiração.

    Beijos

    • Reply
      Faby
      20 de setembro de 2011 at 9:38

      Claaaaaaaaaaaaro Ani, e até com filé mignon tb!

      Bjo!

  • Reply
    Lívia Frossard
    30 de setembro de 2011 at 10:02

    Nem precisei te mandar e-mail. Achei a receita q será servida no almoço de domingo de aniversário. E vou fazer no fogão a lenha… PQ? Ah pq eu posso (kkkkkkkkk).
    Faby, querida, obrigada pela inspiração. beijo.

  • Reply
    Carla L.
    3 de outubro de 2011 at 15:02

    Esse prato é perfeito prô cara metade!!!
    Sábado vou experimentar fazê-lo…amei a combinação do gengibre com o curry e o leite de côco.Eu costumo usar muito a combinação curry e creme de leite :o)
    Bjooo

  • Reply
    Lívia Frossard
    4 de outubro de 2011 at 9:47

    Preciso dizer que ficou maravilhoso? Desnecessário, né?! Só q fiz mais: em separado eu dilui um pouco o creme com caldo de camarão (feito com algumas cascas) e servi antes do almoço, em xícaras mimosinhas… Ficou divino, Faby. Tanto q os amigos já estavam fazendo “business plan” de um bistrozinho aqui em Joinville… kkkkk!!! Só se vc vier pra cá dar consultoria. beijos!

    • Reply
      Faby
      5 de outubro de 2011 at 13:04

      Uiaaaaaaaaaaaaaaaa. … Arrasou, Lívia!
      E ó que eu vou, hein?! ;)

      Bjo!

  • Reply
    Luciana
    1 de julho de 2012 at 3:50

    Faby,
    obrigada pela linda receita! há tempos estava de olho nela e acabei fazendo para comemorar uma data mto especial: 1o. aniversário de casamento!!! :)
    Menina, que receita maravilhosa! E a dica do limão, no final??? Olha, não levei mta fé qdo li, mas resolvi tentar e ficou perfeito!!!
    E que maravilha esse mundinho da internet! Novata que sou na cozinha, resolvi estudar um pouco mais sobre essa salteada no camarão, pois sempre que eu tentava, rapidamente ficava aguado e o camarão sumia…Achei essa dica do tio Claude que achei bacana:
    http://globotv.globo.com/gnt/que-marravilha/t/todos-os-videos/v/dica-para-o-camarao-ficar-perfeito/2012132/
    Bjs e obrigada mais uma vez!!!!

  • Reply
    Rachel Chamusca
    27 de junho de 2014 at 20:18

    Menina, isso deve estar uma maravilha! Faço bem parecido, porém uso só o creme de leite e fica muito gostoso também! Acompanho com arroz jasmine no leite de coco! Vou experimentar a sua receita! Bj.

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.