Pimentão recheado com ricota defumada

Ricota é um ingrediente coringa na cozinha e a versão defumada permite ainda mais variações – ela vai até no feijão! Aqui em casa é um ingrediente que não falta e em qualquer uma das versões vira um ótimo recheio para vegetais, como esse pimentão.

E ó… essa receita é tão prática que você não vai sujar uma panela sequer. Quer ver? 

Corte os pimentões no sentido do comprimento, retire as sementes e a parte branca e reserve. Os menorzinhos são perfeitos para rechear, mas nada impede de usar o maior também. Usei o verde, mas vermelho e amarelo também cabem nessa receita.

Em uma tigela coloque mais ou menos 1/2 xícara de ricota defumada processada* (a quantidade varia de acordo com o número de pimentões que você vai rechear – aqui foram 2 pimentões pequenos), 1 colher de cream cheese (pode ser creme de ricota também) e 1 ovo. Misture bem. Tempere com sal e pimenta (cuidado com o sal por causa do defumado!). Reserve.

*Se você não tiver um processador, pode amassar bem a ricota com um garfo também.

pimentao_recheado_ricota_1

Em uma travessa refratária coloque 1 lata de tomate pelado em cubos. Junte meia cebola picada, 2 dentes de alho, tempere com sal e pimenta e junte folhinhas de manjericão e misture com uma colher. Agora disponha as metades do pimentão nessa caminha de molho. Recheie cada metade com a mistura de ricota defumada e finalize com queijo – usei coalho mas pode ser parmesão ralado também.

pimentao_recheado_ricota_2

Leve ao forno médio pré aquecido por 3o minutos ou até que o queijo esteja douradinho.

 

4 Comments
  • Diana Farias
    setembro 13, 2016

    Amo usar ricota defumada para rechear vegetais como abobrinha, tomate e pimentões. Alias, gosto de ricota defumada de qualquer jeito. Fiquei com uma duvida… a foto que mostra a bacia com a “massa” + cream cheese, parece ter algo a mais, vermelhinho, picado dentro. O que seria?
    O resultado final parece bem branquinho, diferente da massa inicial.

    • Faby
      setembro 15, 2016

      Oi Diana, é pimentão vermelho. Botei só um pedacinho que estava dando sopa.
      O resultado final é exatamente a massa da foto inicial.

      Bjo!

  • Ivany
    janeiro 20, 2019

    O pimentão verde é meio indigesto…não é melhor cozinha-lo um pouco em água antes de rechear ?

    • Faby
      fevereiro 19, 2019

      Oi Ivany, eu não acho indigesto não. Tenho costume de comê-lo cru, inclusive em vinagretes. Se vc quiser cozinhar antes, fique a vontade.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*