Ricota é um ingrediente coringa na cozinha e a versão defumada permite ainda mais variações – ela vai até no feijão! Aqui em casa é um ingrediente que não falta e em qualquer uma das versões vira um ótimo recheio para vegetais, como esse pimentão.
E ó… essa receita é tão prática que você não vai sujar uma panela sequer. Quer ver?
Corte os pimentões no sentido do comprimento, retire as sementes e a parte branca e reserve. Os menorzinhos são perfeitos para rechear, mas nada impede de usar o maior também. Usei o verde, mas vermelho e amarelo também cabem nessa receita.
Em uma tigela coloque mais ou menos 1/2 xícara de ricota defumada processada* (a quantidade varia de acordo com o número de pimentões que você vai rechear – aqui foram 2 pimentões pequenos), 1 colher de cream cheese (pode ser creme de ricota também) e 1 ovo. Misture bem. Tempere com sal e pimenta (cuidado com o sal por causa do defumado!). Reserve.
*Se você não tiver um processador, pode amassar bem a ricota com um garfo também.
Em uma travessa refratária coloque 1 lata de tomate pelado em cubos. Junte meia cebola picada, 2 dentes de alho, tempere com sal e pimenta e junte folhinhas de manjericão e misture com uma colher. Agora disponha as metades do pimentão nessa caminha de molho. Recheie cada metade com a mistura de ricota defumada e finalize com queijo – usei coalho mas pode ser parmesão ralado também.
Leve ao forno médio pré aquecido por 3o minutos ou até que o queijo esteja douradinho.
6 Comentários
Diana Farias
13 de setembro de 2016 at 11:27Amo usar ricota defumada para rechear vegetais como abobrinha, tomate e pimentões. Alias, gosto de ricota defumada de qualquer jeito. Fiquei com uma duvida… a foto que mostra a bacia com a “massa” + cream cheese, parece ter algo a mais, vermelhinho, picado dentro. O que seria?
O resultado final parece bem branquinho, diferente da massa inicial.
Faby
15 de setembro de 2016 at 17:26Oi Diana, é pimentão vermelho. Botei só um pedacinho que estava dando sopa.
O resultado final é exatamente a massa da foto inicial.
Bjo!
Ivany
20 de janeiro de 2019 at 11:23O pimentão verde é meio indigesto…não é melhor cozinha-lo um pouco em água antes de rechear ?
Faby
19 de fevereiro de 2019 at 11:14Oi Ivany, eu não acho indigesto não. Tenho costume de comê-lo cru, inclusive em vinagretes. Se vc quiser cozinhar antes, fique a vontade.
Salada de alface: 13 receitas deliciosas e perfeitas para sair da rotina – Blog da Bruna
30 de agosto de 2020 at 17:12[…] Pimenta no Reino […]
Salada de alface: 13 receitas deliciosas e perfeitas para sair da rotina – Suzana Almeida Dieta e Saúde
30 de agosto de 2020 at 17:57[…] Pimenta no Reino […]