Espetinho Marroquino (sussia)

Essa receita também vem do livro Marrocos, da coleção País a País e traz a seguinte explicação – prato típico da região de Sous, cuja capital é Agadir, que consegue, graças ao molho uma impressionante concentração de aromas na carne.

E a explicação está certíssima. O aroma desse espetinho é qualquer nota, uma coisa de deixar o estômago roncando e boca cheia d’água. O segredo? A marinada onde o frango repousa durante 1 hora antes de ir para a churrasqueira (eu usei o forno).

Numa saladeira misture (para 1 kg de peito de frango): 2 cebolas picadas, 3 dentes de alho amassados, um maço de coentro picado fino (eu não usei), suco de 2 limões, 3 colheres de sopa de azeite e tempere com 1 colher sopa de açafrão, 1 colher sopa de has el hanout*, pimenta do reino moída e sal.
Pronto, é nessa marinada que o peito de frango, cortado em cubos de 4cm deve ficar de molho por 1 hora.


Depois é só colocá-los em espetinhos (não esqueça de molhá-los antes – eu esqueci e olha aí, queimou o palito) e assá-los na churrasqueira, chapa ou forno, virando de vez em quando e temperando com a marinada que restou.
E prepare-se… porque o cheiro que sai do forno é coisa de doido!

***
A receita pede ras el hanout, um tempero típico marroquino composto por várias especiarias – sementes de noz-moscada, zimbro, cardamomo, açafrão, canela, pimentão picante e cúrcuma.
Eu, como não tinha o tempero em casa, fiz uma adaptação usando um tempero árabe que eu tinha e que leva em sua composição canela, noz-moscada e zimbro. O restante das especiarias – cardamomo, cúrcuma e açafrão – acrescentei à parte, faltando apenas o pimentão picante que eu infelizmente não tinha.

***

Nota: É costume servir esse espetinho com o molho tapenade, feito com azeitonas verdes, limão cristalizado e azeite. Na falta do limão cristalizado acabei limando o molho, que será testado em uma oportunidade futura :)

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

No Comments Yet.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*