acompanhamentos cozinha rápida legumes ovos Receitas sem glúten vegetarianos

Batata Gratinada Super Fácil

Batata é um ingrediente campeão em casa. Super versátil ela vai para o forno, para a salada, vira purê… uma mão na roda e a gente ama (<3 carbo). Agora, tem um jeito de prepará-la que é tão fácil, mas tão fácil, que nem suja uma panela sequer. E de quebra ainda vai queijo, que é tipo O ingrediente jedi. Quer ver?

Aqui foi uma receita para dois, numa travessa pequena ok?

Numa tigela misture 1 xícara (chá) de creme de leite fresco (pode ser leite ou creme de leite comum), 2 colheres (sopa) de creme de ricota, 1 colher (sopa) de maizena (dilua em um pouco de leite antes), 1 ovo, 1/2 xícara de queijo ralado (de preferência não de saquinho) – eu usei o que tinha na geladeira: ricota defumada e minas padrão (pode ser queijos do tipo suiço, a boa e velha mussarela, o queijo prato, o parmesão…), sal, pimenta branca e uma pitada generosa de noz moscada ralada na hora. Misture tudo bem e reserve.

Use um fatiador de legumes para fazer rodelas bem fininhas de batata – usei 2 grandes. Serve a faca também, claro, mas é bacana cortar fino pq ela vai crua para o forno ok? Nem precisa descascar, só lavar bem com uma escovinha.

Agora pegue uma travessa que vá ao forno e forre com um pouco da mistura do creme de leite. Comece a ajeitar as rodelas de batata por cima, fazendo uma camada. Cubra com mais um pouco do creme de leite e comece uma nova camada de batatas. Vá fazendo isso até finalizar a batata e terminar com o creme de leite. Por cima de tudo, mais queijo ralado – com parmesão fica especialmente bom.

Leve ao forno médio pré aquecido sem cobrir por uns 30/40 minutos ou até que você espete a pontinha de uma faca e perceba que a batata está macia e a parte de cima douradinha.

Acompanha lindamente um grelhado ou uma saladinha.

batata_gratinada_1

batata_gratinada_2

batata_gratinada_3

E você nem sujou uma panela ;)

Você Pode Gostar Também

2 Comentários

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.