cozinha rápida massas principais Receitas vegetarianos

Canelone de ricota, escarola e amêndoas

Canelone de escarola

Eu nem sou a maior fã de massas recheadas, é verdade. Prefiro as massas longas, que são a minha verdadeira paixão, mas tenho que admitir que certos recheios podem fazer meus olhinhos brilharem, como esse que fiz para o canelone. Uma combinação levinha de mussarela de búfala, escarola e amêndoas, fácil de fazer e super saborosa.

A primeira coisa que fiz foi cozinhar a massa. No caso, utilizei uma pronta, já no formato de canelone. É só cozinhar até o ponto al dente, escorrer e passar por água fria para parar o cozimento.

Para o recheio usei 200gr de mussarela de búfala, 2 colheres de cream cheese, 1 xícara de escarola pré-cozida (espremida), noz moscada ralada, sal e pimenta do reino branca.
Basta misturar, acrescentar amêndoas laminadas a gosto e usar para rechear os canelones.

A finalização fica por sua conta. Com molho branco, de tomates, gratinado ou não… Eu optei por uma versão mais levinha, com um molho de tomate pelado, mas se você quiser acomodar os canelones em uma travessa, cobrir com molho e queijo e levar ao forno, também vai ficar divino.

Ah! Se você não gosta de escarola (como assim, gente?! rs) pode trocá-la por espinafre (também não?) ou rúcula. A ricota também pode ser a comum, embora a de búfala na minha opinião seja mais saborosa. E o cream cheese também pode ser trocado por qualquer queijo cremoso – vale também aqueles creminhos de ricota ou minas, ok?
Na falta da amêndoa, nozes ou qualquer outra castanha dão ao recheio a crocância que ele precisa, combinado?

Fácil né? Então… vamos sair daquele círculo vicioso de recheio de carne moída ou frango? Eu curto ambos, mas quebrar a rotina também é importante, gente! Experimente :)

Você Pode Gostar Também

5 Comentários

  • Reply
    Naomi
    4 de abril de 2014 at 1:04

    Faby, que delícia, massa com escarola (lombrigas rugindo) escarola é a minha verdura favorita. E uma das minhas comidas favoritas… Como você diz? Eu seria uma “escarolólotra“? kkkk

    • Reply
      Faby
      4 de abril de 2014 at 10:04

      kakakakakaka… acho que é isso mesmo, Naomi :)

  • Reply
    Andrea Chiessi
    8 de março de 2018 at 10:38

    Olá..

    Amei sua receita, mas é muçarela de búfala ou ricota? Está meio confuso.

    • Reply
      Faby
      9 de abril de 2018 at 16:42

      Oi. É ricota de búfala mas se quiser pode usar a mussarela tb.

  • Reply
    11 receitas de ovo de Páscoa no pote para vender e faturar muito – Mari Carvalho
    29 de janeiro de 2020 at 14:30

    […] Canelone de ricota: já para quem busca uma massa com um recheio bem leve, essa receita pode ser a opção ideal. Aqui […]

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.