Vou atacar de Bela Gil de novo, segura…
Você conhece a canjiquinha, também conhecida por xerém ou quirera de milho? Parece comida de passarinho e passa despercebida no setor de farinhas do supermercado, mas ó… é uma delícia! Gosto da versão meio sopa, num cozido bem temperado e com costelinha de porco – amo – mas também descobri que ela vira uma opção super bacana na versão salada, lembrando até um couscous marroquino – só que muito, muito mais barata!
Gosto de deixar a canjiquinha de molho por uma meia hora e depois cozinhar em caldo de legumes ou frango. Uso a medida de 1 para 2 – 1 de canjiquinha para 2 de água (ou caldo). Basta levar para a panela, botar uma pitadinha de sal e cozinhar por uns 30 minutos ou até ela ficar macia. Para usar na salada, eu passo por água corrente numa peneira, pra soltar ainda mais o grão. Deixe esfriar, solte os grãos com um garfo e comece a temperar do jeito que quiser.
Nessa versão usei peito de frango cozido e desfiado (cerca de 1/2 xícara), 1 cenoura ralada e um punhado de uva passa. Coloquei esses ingredientes numa tigela, juntei a canjiquinha cozida e já fria e temperei com azeite, sal, pimenta e meio limão. Pra finalizar, salsinha picadinha.
Se você quiser uma versão vegetariana, cogumelos salteados no azeite também ficam uma delícia com a canjiquinha, no lugar do frango.
E então? Vamos dar uma chance pra essa “comida de passarinho”? ;)
4 Comentários
Maria Fernanda B. Monteiro
2 de novembro de 2016 at 12:45Excelente!
Nay
3 de março de 2017 at 16:27Menina…AMEI!!! Jamais imaginei canjiquinha como salada.
Maria duarte
15 de julho de 2019 at 23:21Amei essa sugestão! Vou testar e depois comentarei aqui.
MANOEL PEDRO DOS SANTOS DUARTE
16 de dezembro de 2020 at 20:52Vc é Divina ! Vou me dedicar a fazer só essa salada.