Receitas sobremesas

Na terça gorda, uma sobremesa magra…

Penso eu que esse doce deve ter feito parte da infância de muita gente por aí – da minha pelo menos ele com certeza fez. Também duvido que alguém ainda não saiba como se faz um Festival de gelatina (sim, esse é o nome na minha terra, mas tem quem chame de Mosaico de gelatina, Gelatina colorida, e por aí vai…), mas em todo caso, vai que você esteve fora nos últimos, sei lá, 30 anos? Rá! Porque, sério, só assim para você nunca ter topado com esse doce por aí :)

Gelatina é aquela coisa né… tem quem ame, tem quem odeie, tem quem ache que ela não fede nem cheira. Bom, eu mesma fico alí num meio termo, não chego a cair de amores, mas acho que no calor é uma boa alternativa pra variar a sobremesa. Além do mais, nesse doce você consegue baixar as calorias se usar os ingredientes light – foi a minha primeira vez com leite condensado light e… quer saber? Curti. Também usei creme de leite light e todos os quatro sabores de gelatina na mesma versão – tudo light portanto na cozinha da rainha =)

Basta fazer 4 pacotinhos de gelatina de sua preferência, tendo em vista que, quanto mais coloridos os sabores, mais bonito ficará seu festival – eu usei maracujá, lichia, maçã verde e cereja. As embalagens mandam usar 500 ml de água em cada pacotinho (250ml de água fervendo e 250ml de água fria), eu costumo baixar essa quantidade para obter uma gelatina bem firme – no total acabo usando uns 300ml de água somente (150 de cada – quente e fria).

Depois que as gelatinas endurecem vem a parte divertida – cortar em quadradinhos todas elas. No liquidificador você coloca o leite condensado, o creme de leite e um pacotinho de gelatina sem sabor, dissolvida conforme instruções na embalagem e bate tudo, até misturar bem.

No final, junte o creme obtido às gelatinas picadas, misture delicadamente e acrescente raspinhas finíssimas de limão. Leve à geladeira até firmar e pronto!

*** Ah sim! Eu juntei também um pinguinho de extrato de baunilha ao creme, uma coisa assim só para dar uma “levantada no astral”, manja? (tks Claude por essa linda expressão!).

Coma seu festival devagar, numa tarde bem calorenta, “caçando” os quadradinhos de gelatina do doce enquanto lembra com carinho da sua infância – foi o que fiz, aliás =)

Ah! Se você preferir um doce bem firme, em ponto de corte, ao invés de 1 pacotinho de gelatina sem sabor, junte 2 à mistura de leite condensado e creme de leite, fechado? Eu prefiro assim, mais cremosinho :)

*post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

1 Comentário

  • Reply
    Andrea sassi
    14 de setembro de 2012 at 13:25

    Fiz sua receitinha e ficou um espetáculo!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer Tomate Confit