acompanhamentos cozinha rápida entradas e petiscos Receitas vegetarianos

Palmito pupunha assado

palmito_assado
Gente, que calor é esse? Eu não sei vocês, mas esse calor me tira completamente a fome. Só consigo pensar em coisas leves, delicadas e ando passando longe de pratos fumegantes. Junte a isso aquela dietinha básica que todo mundo faz em janeiro, e é por isso que os pratos por aqui andam com essa pegada mais light. Mas ó, o Pimenta não virou um blog-geração-saúde não, viu? Digamos que eu esteja só dando um tempo ;)

Dia desses ataquei de palmito assado para um churrasco que rolou em casa. Fica TÃO levinho, TÃO  gostoso, e é TÃO fácil de fazer que não nem vou chamar de receita, ok?

O palmito pupunha eu comprei em tora e ele inteiro, com a casca. Aqui em São Paulo é fácil encontrar em alguns hortifrutis, como o Natural da Terra. Tudo que fiz foi embrulhar no alumínio e levar ao forno médio por cerca de 1h e 30 minutos, até ficar macio.

Depois, foi só cortar ao meio e temperar com flor de sal, pimenta do reino, alecrim e azeite. No meu caso, como estava rolando o churrasco, finalizei na churrasqueira e ganhei aquele sabor defumadinho incrível, mas no forno do fogão super rola também, tá?

Fica a sugestão como entrada em um jantar ou como acopanhamento de um grelhado. Tenho certeza que você vai curtir ;)

Você Pode Gostar Também

11 Comentários

  • Reply
    Ila Fox
    27 de janeiro de 2014 at 19:26

    Então o palmito pupunha assado entraria no nível calor escaldante do meu termômetro de fome? – http://www.ilafox.com/2013/05/termometro-de-fome.html hehehe

    • Reply
      Faby
      28 de janeiro de 2014 at 16:42

      Exatamente, Ila! :))))))))

      Bjo!

  • Reply
    ane
    27 de janeiro de 2014 at 19:47

    Pelamordideus! Vontade agora, na hora ! Mas , forno médio é 180? ou 200? Abraço!

    • Reply
      Faby
      28 de janeiro de 2014 at 16:41

      Não faz a mínima diferença, Ane. Não neste caso :)
      O meu deve ter ficado nos 200C, mas em 180C o resultado seria o mesmo, talvez com um pouquinho mais de tempo, mas isso também depende MUITO do palmito.

      Bjo!

  • Reply
    Fabi
    27 de janeiro de 2014 at 22:25

    Oi Faby. Qual temperatura vc deixou na primeira parte? Abcs

    • Reply
      Faby
      28 de janeiro de 2014 at 16:39

      Mais ou menos uns 200C, Fabi.

      Bjo!

  • Reply
    Susana
    28 de janeiro de 2014 at 7:42

    Uau, que maravilha e saudavel.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

  • Reply
    Flávia
    30 de janeiro de 2014 at 15:41

    Faby, hoje quero pedir uma ajuda. Vou fazer uma festinha de aniversário só para os mais próximos e gostaria de sair do famoso e tradicional salgadinhos. Me dá um help, please!!! Eu faço questão de preparar tudo (com exceção do bolo) pq gosto de me aventurar na cozinha, mas não quero ter que ficar “trabalhando” durante a festa. Então penso em coisas práticas que podem que não precisem ser feitas na hora ou ficar esquentando. Você pode me ajudar?

    • Reply
      Faby
      31 de janeiro de 2014 at 10:21

      Oi Flávia!

      Nada de salgadinhos! Aqui no blog tem diversas sugestões de petiscos e entradinhas bem gostosas e que podem ser preparadas com antecedência – espetinhos de capeleti, canapés com polenta, figos frescos com gorgonzola… pode ser também um bom sanduíche de pernil (fica ótimo em aniversários!) ou um prato único, como uma massa fria por exemplo. Uma cesta de pães com umas pastinhas bem gostosas (ou aquela mousse de alho poró!), um gravlax… tudo preparado na véspera e te libertando pra curtir a festa. Uma travessa com frutas também cai bem nesse calor.

      Dá uma passeada no blog… acho que vc vai encontrar boas ideias :)

      Bjuca!

  • Reply
    Bruna Carolina
    25 de março de 2014 at 16:29

    Oi Faby! Tudo bem? Cheguei no seu blog através do Gordelícias, e me deparei com a receita do palmito pupunha assado e estou aqui pra facilitar a sua vida! HAHAHAH. sério, é que a empresa da família do meu namorado é o maior distribuidor/fabricante desse palmito (e outras variedades produzidas com o mesmo palmito) aqui no Centro Oeste. Daí, o seguinte. Você tentou fazer esse palmito no microondas? ó, sem embrulhar nem nada, coloca ele no microondas por 13 minutos (varia 1 minuto a mais ou a menos dependendo do microondas), você vai perceber pelas bordas que ele está macio.. depois disso é só partir e temperar. Eu sempre faço com azeite, sal grosso e ajinomoto. Beijo e parabéns pelo Blog.

    • Reply
      Faby
      26 de março de 2014 at 13:47

      Valeu pela dica, Bruna!

      Eu não uso microondas para nada nessa vida, mas vou experimentar da próxima vz.

      Um beijo!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.