Aqui chama mandioquinha, mas aí pode ser batata salsa, batata baroa… você pode chamar como preferir, mas você tem mesmo é que fazer esse mil-folhas naquele dia em que quer impressionar, sabe? E ó, pode ser impressionar só você mesmo ;)
O mil-folhas é um acompanhamento perfeito para assados e grelhados e, se você servir cortadinho assim, vira loosho e poder. E não tem segredo não, dá uma olhada…
Usei: 4 mandioquinhas, 1 xícara de creme de leite, 1 gema, 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida, sal, pimenta do reino branca, noz moscada ralada e parmesão ralado.
A primeira coisa a fazer é cortar a mandioquinha em rodelas beeeem fininhas. Eu uso esse cortador da foto. Também é preciso fazer uma espécie de creme que você vai usar para intercalar com as camadas de mandioquinha.
Em uma tigela misture o creme de leite, a gema, a manteiga derretida, o sal (cuidado com a quantidade se estiver usando manteiga com sal), a pimenta e a noz moscada. Basta misturar.
Use uma assadeira antiaderente ou uma com papel manteiga untado e comece a montar as camadas: mandioquinha e um pouco do creme – como ele tem a gema, ela vai ajudar a deixar tudo firme depois de assado.É só ir montando e intercalando. A quantidade de creme vai depender bastante da de mandioquinha e do tamanho do mil folhas que você quer fazer, ok? A última camada deve ser do creme e o parmesão ralado vai por cima.
Leve ao forno médio pré-aquecido por uns 20 minutos ou até dourar o parmesão.
O resultado é essa lindeza dourada da foto :)
Ah! Para cortar as porções, espere ficar morno, ok?
6 Comentários
Patrícia Cerqueira
27 de janeiro de 2016 at 11:49Fabi, que lindeza. E não vai massa folhada. Quando vi a foto achei que iria massa folhada interlacada com a mandioquinha. Obrigada por compartilhar essa receita. Vou tentar fazer.
bjs
Faby
27 de janeiro de 2016 at 15:07Não vai, Patrícia. A mandioquinha é que faz o papel da massa <3
Pode fazer que não tem como dar errado, vai por mim.
Bjo!
Michelle
27 de janeiro de 2016 at 16:43Serve batata? maridon nao curte mandioquinha apesar de eu gostar muito… e fazer pra uma pessoa só acho injusto
Faby
28 de janeiro de 2016 at 13:53Oi Michelle,
Serve sim!
Bjo!
Gustavo
27 de janeiro de 2016 at 22:38Boa noite.
Precisa cozinhar a batata baroa antes?
Bjs e parabéns pela receita!
Faby
28 de janeiro de 2016 at 13:52Não Gustavo, você usa a mandioquinha crua mesmo. É só cortar bem fininha que ela cozinha em pouquíssimos minutos.
Bjo!