comendo (e bebendo) fora delírios e outros bichos

Hamburguer com gostinho de saudade

Quando eu morava no ABC há muito, muito tempo atrás, era comum sair com os amigos para comer um belo de um hamburguer em São Paulo. Naquela época nosso destino era certo: A Chapa, no Cambuci.

Foram muitas e muitas vezes pegando a Anchieta pra traçar um sanduiche tenso depois de uma baladinha ou só para tomar um milkshake numa noite quente. Ah! Eu tenho momentos inesquecíveis registrados no balcão dessa lanchonete!

Foi lá por exemplo que o rapaz por quem eu era apaixonada me levou pra sair pela primeira vez. Pode não parecer muito romântico detonar um hamburguer gigante na frente do carinha por quem você morre de amores, mas eu garanto – aquele foi um encontro romântico sim! Meio lambuzado de maionese (no sentido pueril da coisa, pelamor hein? rs), mas foi! Pra vocês terem uma ideia, até da roupa que eu vestia no dia eu ainda lembro! E olhe que já se vão… uns…er… bem, alguns muitos anos, como eu já disse :)

Pois bem, o momento ternurinha (♥) da introdução deste post foi só um gancho para dizer que eu adoro saber que algumas coisas não mudam e que, felizmente, a lanchonete da minha adolescência está nesse time. Melhorou em muitas coisas (ou eu teria ficado mais exigente?), ficou moderninha em algumas unidades, trocou a decoração meio trash que reinou por anos na unidade Cambuci, abriu uma tal de “loja conceito” (oi?) em bairro metido, adicionou modernidades ao cardápio – opções vegetarianas, sandubas com cara “gourmet” e outros trimiliques – mas o site continua feio (o que é totalmente perdoável, porque o site a gente não come, né minha gente?) e bom e velho X-Burger Salada, com a melhor maionese do mundo (é muito sério isso, gente!) continua lá, igualzinho.

Na verdade, o X-Burger Salada não é exatamente o mesmo não. Ele agora tem um gostinho a mais pra mim: o de saudade :)

A Chapa
Av. Lins de Vasconcelos, 1353 – Cambuci e mais 3 endereços
www.achapa.com.br

* Esse post açucarado e meio melancólico é cortesia do final de uma TPM interminável, que felizmente acabou e me fez voltar a ser uma criatura boa e doce, um ser humano novamente =)

Você Pode Gostar Também

24 Comentários

  • Reply
    Carolina Dallape
    12 de maio de 2011 at 16:04

    Ai Fabi… toda sexta-feira é dia de “gorduroso” aqui no trabalho e adivinha o top list de opções aqui do escritório é justamente esse bendito!! E sim, é a melhor maionese ever! junto com as batatas rústicas então… nossa, … que delícia!!!!! Concordo com vc que “A chapa” é sensacional!!!!

  • Reply
    Ila Fox
    12 de maio de 2011 at 16:16

    Ai que este post me deixou com AGUA NA BOCA. Sério, adoro lanches, e não sei o que acontece aqui em Belo Horizonte que desde que me mudei (já faz uns dois anos) eu ainda não encontrei nada que me apetecesse, o que resulta num mal humor horrível quando a vontade aperta. NHAAAAA

  • Reply
    Luan Ventura
    12 de maio de 2011 at 16:40

    Wow, Até fui visitar o site.
    Segundo o site, a playboy diz que o vegetariano de lá é o melhor… Bom saber, pq, argh, já experimentou o do “The Fifities”? É muito ruim.
    Aliás, eu sou a única pessoa que nãããão gosta do The Fifities?
    Enfim, continuo minha busca por um hamburger vegetariano de converter até Corinthiano.
    (sobre saudades eu nem comento, não tenho as minhas ainda =/)

  • Reply
    andrea
    12 de maio de 2011 at 17:15

    Fabi, como assim? Voce morou no ABC???

    • Reply
      Faby
      12 de maio de 2011 at 17:18

      Ô se morei, Andrea! Muitos anos :)

  • Reply
    Gisele
    12 de maio de 2011 at 17:50

    Adoro esse x-salada. Compro o meu na Mello Alves. Delícia. Bjs

  • Reply
    Carla L.
    13 de maio de 2011 at 7:57

    Essa foto me lembrou o X-salada do Ugues, que ficava praticamente embaixo do prédio em que morava aí em Sampa.Lá também tem uma coxinha de comer de joelhos.O único problema é que com o tempo o lugar, que é pequeno, foi pegando fama e hoje vive lotado.
    É lá na Rua Marquês de Itú.

  • Reply
    Taci Camargo
    13 de maio de 2011 at 9:44

    Ahh…Faby, assim como todos seus posts, esse foi muito fofo…essa nostalgia é importante demais na nossa vida corrida…são nesses momentos que percebemos o quanto tudo vale, ou neste caso, valeu, rsrs, a pena!!!
    Beijos

  • Reply
    Nando Reis (Nanã)
    13 de maio de 2011 at 16:27

    Para mim, você sempre me vem a lembrança como uma pessoa boa e doce, um ser humano espirituoso e muito boa praça. Até na TPM. I’m crazy for you!

  • Reply
    Mariane
    13 de maio de 2011 at 19:19

    Ai que delícia Faby! Imagino como devem ser bons, o sanduiche e maionese.

    Beijo

  • Reply
    Juliana
    15 de maio de 2011 at 9:27

    Imagina a tentação: a Achapa do Cambuci fica na esquina da minha casa!

  • Reply
    Marina Faquetti Morandini Meneguzzo
    17 de maio de 2011 at 11:17

    Só eu que me arrepio com o jeito que tu escreves? xD

    • Reply
      Faby
      17 de maio de 2011 at 11:25

      Ownnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn Marina, sua fofa! ♥
      Bjo!

      • Reply
        Marina Faquetti Morandini Meneguzzo
        18 de maio de 2011 at 10:37

        é verdade!!! Eu fico toda boba lendo o que tu escreves… mexeu no passado, nas emoções então, é tiro e queda, hauahuah. Beijo flor

  • Reply
    Christian
    18 de maio de 2011 at 9:30

    Oi Faby,

    Ficamos muito felizes com seu post, e confesso até um pouco emocionados. Com nossa longa história de hamburgers caprichados fizemos muitos amigos e nossa trajetória acompanha a vida de várias famílias, por gerações.

    Trabalhamos para estreitar estes relacionamentos, ouvindo nossos clientes e implementando melhorias para, no fundo, manter nossos lanches exatamente iguais com as mesmas receitas de 1967.

    Pedimos desculpas pela beleza de nosso site, prometemos melhorar.

    Parabéns pelo blog.
    Christian

    • Reply
      Faby
      18 de maio de 2011 at 10:00

      Ah Christian, com o X-Burger Salada que vcs servem, o site é o de menos :)

      Obrigada pela visita :)

      Abs!

  • Reply
    Alessandra
    18 de maio de 2011 at 17:40

    Fabyyyy!!!
    Me deixou com água na boca!! Vou lá experimentar!
    Então vc morou no ABC? Sou de São Bernardo… será que já fomos vizinhas??
    Bjs!

  • Reply
    Fla
    20 de maio de 2011 at 23:25

    Adoro seus posts e a maneira como escreve!

    Bjs

  • Reply
    Marcos
    25 de maio de 2011 at 14:43

    Cara Faby!
    Sem querer fazer alusão ao cumprimento inicial, mas R$ 14,70 por um X- salada não é muito caro não, estive lá hoje e realmente o lanche é bom mas…

    Marcos

    • Reply
      Faby
      25 de maio de 2011 at 15:14

      Marcos, pois eu acho é muito barato! rs Para o nível de lanchonete e para o nível do sanduíche, eu diria que está muito bem pago. Levando-se em conta que um Big Mac custa isso tb…rs.

      Bjo!

      • Reply
        Marcos
        26 de maio de 2011 at 18:08

        Faby, eu acho que faz tempo que você não come um Big Mac ele custa R$ 6,00 e o x-salada do Bar do seu Oswaldo que fica bem perto no Ipiranga é MARAVILHOSO e custa uns R$ 7,00.
        Bjs.

        • Reply
          Faby
          26 de maio de 2011 at 21:43

          É Marcos, com certeza faz tempo mesmo… pq a última vez que comi um desses, gastei bem uns 15 pilas… mas né, se vc quer continuar comparando um lanche como o da Chapa com um Big Mac… que mais eu posso te dizer???? rsrsrsrs

          Se vc tem o Seu Oswaldo no Ipiranga por 7 pilas, manda bala! Vc quer que eu diga eu acho o da Chapa caro, mas… eu continuo não achando não – 15 pilas pra mim é um preço suuuuper honesto. De modos que né… acho que acabou a discussão, né não??? ;)))))))))))))

          Bjo!

  • Reply
    Marcos
    27 de maio de 2011 at 17:43

    Cara Faby, eu te acompanho desde o “Rainhas do Lar” e só coloquei o meu parecer sobre o custoxbenefício e também só respondi, pois você comparou o Nº 1 do MC Donalds que vem batata frita e refrigerante com o preço de um (1) x-salada e, por favor, em nenhum momento eu quero que você mude ou faça nada, mas por entender que um blog é uma proposta democrática onde as pessoas deveriam poder expressar sua opinião, ou pelo menos deveria… é que estou participando do seu e se você prefere emitir comentários sobre a minha condição de comparar ou de encerrar assim a discussão todo bem, me desculpe pois em momento algum tive a intenção de causar nenhum desconforto,só achei que era legal colocar outra opinião.

    • Reply
      Faby
      28 de maio de 2011 at 14:28

      Imagina, Marcos, fique à vontade! Um blog é como se a porta da casa da gente estivesse aberta, escancarada. Logo, é muito saudável que estejamos preparados para ouvir opiniões diferentes da nossa – pra mim, essa é a premissa de qualquer blog, e não seria diferente aqui :)
      Vc. pode emitir a opinião que quiser… fique tranquilo :)

      Um beijo,

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.