Ainda naquela toada de alimentação mais saudável, reeducação e tudo mais, olha que preciosidade a colaboração da minha amiga Amanda Wanderley, nutricionista fofééééérrima e garota-carioca-suingue-sangue-bom, que mandou essa receita loosho (com tabela nutricional e tudo!) para os leitores do Pimenta. Dá um look que receita delícia – e muito leve e funcional! Diz, Amanda…
A preparação tem por objetivo oferecer alimentos com vários benefícios que, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podem desempenhar um papel potencialmente favorável no controle e redução do risco de doenças cardiovasculares por apresentarem propriedades relacionadas à atividade antiinflamatória, anticoagulante, vasodilatadora e antiagregante e atuarem na redução da concentração do colesterol sanguíneo e de triglicerídeos.
Além disso, possui nutrientes que atuam como antioxidantes, combatendo o envelhecimento das células e os radicais livres, e apresenta alto teor de fibra alimentar, que tem sido relacionada a efeitos benéficos, como modulação da microflora intestinal, redução do risco de câncer de cólon, prevenção à obesidade e ao Diabetes Mellitus tipo II e alívio à constipação.
A Amanda chamou a receita de Falsa Moqueca Funcional – porque não tem dendê, leite de coco, camarão e nem pirão pra acompanhar e, além disso, não foi feita na panela de barro!
Daí você já torce o narizinho achando que “nhé! então não deve ser gostoso”. Bobagem! A moqueca falsa da Amanda leva truta, purê de batata baroa e biomassa de banana verde, farofa de clorofila e aspargos grelhados. Fala, tem alguma chance de não ser delicioso? Então, vem comigo e veja passo-a-passo como preparar esse prato escândalo.
PREPARAÇÃO: Falsa Moqueca Funcional
Número de porções: 02
1. Dispor o molho de moqueca no prato;
2. Acrescentar os 2 rolos de filé de truta em cima do molho;
3. Adiconar o purê de batata e biomassa no lado oposto do prato;
4. Colocar os aspargos grelhados no centro;
5. Finalizar com a farofa de clorofila e o óleo de coco por cima da truta.
6. Decorar com 2 fatias de limão.
Papilotte de Truta
1. Dividir o filé de peixe em 2;
2. Temperar os filés com pimenta do reino, sal, tomilho e azeite;
3. Enrolar os filé de peixe;
4. Dispor os rolos de peixe em uma folha de papel aluminío e fechar bem;
5. Assar em forno pré aquecido por 15 min a 250°C.
Purê de Batata Baroa e Biomassa de banana verde
1. Cozinha a banana verde com casca na panela de pressão por 15 minutos;
2. Cozinhar a batata baroa no vapor;
3. Processar a banana verde e a batata baroa até obter uma massa homogênea;
4. Adicionar sal caso necessário.
Molho da moqueca
1. Refogar a cebola no óleo de coco;
2. Acrescentar o tomate, a pimenta dedo de moça cortados em brunoise e a folha de louro;
3. Adicionar o leite e a maisena;
4. Acrescentar o sal e açafrão.
Farofa de clorofila
1. Refogar o alho no azeite;
2. Adicionar a farinha de mandioca e a linhaça triturada;
3. Deixar dourar;
4. Triturar o coentro e a farinha.
Aspargos grelhados
1. Refogar os aspargos no azeite;
2. Acrescentar gotas de limão ao final.
***
Já pro fogão, comadre! :)
Amanda, muito obrigada por essa participação linda por aqui, viu? pode mandar quantas receitinhas quiser que eu vou a.d.o.r.a.r!
Beijo!
***
Crédito receita e imagens: Amanda Wanderley
4 Comentários
cecilia
13 de agosto de 2012 at 19:59Faby, perdoa eu amiga…mas como boa baiana que sou…tô com a falsa impressão que eu ia gostar deste prato. Difícil…..cara sem gracinha…..desculpa vai, mas nem de dieta que estou!
Bjo, Cecilia
Faby
14 de agosto de 2012 at 8:18Ah Cecília, cada qual com seu cada um né gata? Se joga na moqueca tradicional e seja feliz, fia! O importante, afinal, é isso né – ser feliz? rs
Bjim!
tatiane
22 de agosto de 2012 at 18:06Olá Faby!!!!!!!!!!!!!
Vendo este prato, lembrei-me do tempo em que fazia o curso téc. em nutrição. Ai, ai essas tabelas nutricionais. kkkk. Não atuo na area, mas quanta recordação. O prato está lindo, apresentação impecável. Eu comeria esse, o tradicional, kkkkkkkkkkkkkk. Bjs.
Marcella Pires
3 de abril de 2013 at 11:59Oi, Faby, tudo bem?
Então, eu sou daquelas que ama comer bem e que vive brigando com a balança. Pra amenizar a agonia da dietas, procuro desenvolver pratos que sejam mais atrativos pra enfrentar o momento sem tanta “dor”. Que tal se ajudasse não só a mim mas também a 90% das mulheres que não podem se dar o losho de comer o que quer e o tanto que quer? Tipo, sugiro algumas postagens de refeições completas que podem ser consumidas de acordo com cada dieta. A Dukan, por exemplo, entende? Super nos ajudaria com isso. É pedir demais? hahahaha Beijos e adorei seu blog!