cozinha rápida de festa entradas e petiscos Receitas

Espetinho marguerita com capeletti

Tá todo mundo correndo, certo? Se você está com a vida mansa, sorte tua. Por aqui a casa caiu geral e eu ando (mais) doida, doida, doida, sem tempo pra nada. Cruzes!

É, mas esse post não é para ficar aqui me lamentando não! Até porque, não adianta ficar de #mimimi e dizer que a vida anda me engolindo – na nossa vida quem manda somos nós e eu é que preciso retomar o comando da minha, simples assim. Mas… isso é assunto para o divã (rs), aqui o assunto é um petisco vapt-vupt – bom para quem não tem tempo e pra quem tem também, afinal, facilidade nunca é demais, certo?

A ideia eu pesquei no livro Canapés mas, como de costume, alterei a receita e acabei criando uma versão diferente, mas que ficou muito saborosa e fez um sucesso enoooorme num lesco-lesco que rolou lá em casa. Sério, o povo amou. E a receita? Besta que só, dá uma olhada…

A primeira coisa a fazer é cozinhar o capeletti bem al dente – sério, é pra cozinhar al dente mesmo, senão você não consegue fazer o petisco no formato espeto, ok? Então, nada de esquecer o bicho cozinhando lá! Olho vivo, comadre! Quando ele estiver cozido, tá pronto.

Voltando… eu usei um capeletti de queijo, mas obviamente você pode usar o recheio que quiser. Eu particularmente acho que recheios à base de queijo, verduras e castanhas são os que mais combinam, mas nada impede que você se jogue no bom e velho frango ou carne, fique à vontade.

Depois que o capeletti cozinhou, escorra e dê logo um banho nele na água gelada, que é para parar o cozimento e impedir que ele passe do ponto que queremos (qual é mesmo? al dente!!!). Quando ele estiver frio é hora de providenciar uma marinada, onde ele ficará por pelo menos umas 3 horinhas, pra pegar gosto.

Para fazer a marinada…

Use azeite extra virgem honestíssimo e suco de limão siliciano – a proporção é 2 para 1: duas partes de azeite para 1 de suco de limão. A quantidade deve ser suficiente para temperar bem todos os capelettis, então, vai depender da quantidade deles que você for fazer (cada espetinho tem 2 capelettis). Ainda na marinada acrescente: sal, pimenta do reino moída na hora, raspas do limão siciliano (pode usar do limão todo, ralado bem fininho e sem a parte branca) e alecrim fresco. Mistura tudo e junta lá os capelettis.

Nesse momento, junte à essa marinada tomates sweet partidos ao meio e misture bem para que eles também fiquem bem cobertos com os temperos. A ideia é que você deixe capelettis e tomates marinando, para ficarem bem saborosos.

O resto é brincadeira de criança. Monte os espetinhos intercalando capelettis, os tomates e folhas de manjericão. Fácil, né?

Ah! Claro que dá para brincar à vontade com a ideia – o original por exemplo sugeria tomate seco (que eu particularmente acho meio nhé!) e eu acredito que mussarela de búfala (daquelas bolinhas), lascas de parmesão, folhas de rúcula e até presunto parma ficariam show nesse espetinho.

Monta sua versão e me conta depois se não foi um arraso? E a cara de surpresa dos convidados quando encontram uma massa no espetinho? Essa é pra brilhar muito… vai por mim =)))

Você Pode Gostar Também

11 Comentários

  • Reply
    Anita
    29 de agosto de 2011 at 18:27

    Adorei a dica, Fabi!
    Vou fazer … mas farei a massa em casa com outros recheios … e te conto depois!
    :*

    • Reply
      Faby
      29 de agosto de 2011 at 19:36

      Ah Anita, ai vc arrasou néam??? Fazer a massa em casa é coisa linda de Deus :)

      Me conta, tá?

      Bjo!

  • Reply
    Diane Lorde
    29 de agosto de 2011 at 18:56

    Jurei para mim mesma que nunca mais compraria capelleti, nunca acerto a massa, já deixei cozinhar muito, já deixei cozinhar pouco e não tem jeito qualquer jeito que eu faça sempre fica duríssimo, ao dente (pra quebrar o dente), existe alguma dica especial, algum mistério que só eu não sei? Conte aí, quem sabe eu não mude de ideia e encare esta receita pra lá de simpática?

    • Reply
      Faby
      29 de agosto de 2011 at 19:35

      Olha Diane, se tem eu não sei, não cocheço e nem nunca ouvi falar…. rs
      Tem mistério não comadre… cozinhar até ficar cozido… vá testando, experimentando…. use bastante água e um capeletti honesto. Garanto que dá certo. Persistir, han? rs

      Bjo!

  • Reply
    Nathalia
    30 de agosto de 2011 at 17:50

    Oi!
    To conhecendo seu blog agora, e gostei bastante.
    Achei a ideia bem diferente e interessante. Quando tiver uma oportunidade pra testar, te aviso como foi!

  • Reply
    Samira
    2 de setembro de 2011 at 15:55

    Oi Fabi.
    Querida pode me indicar uma marca de capeletti honesta?, as que eu encontro (e infelizmente foram várias) são ruins de mais, tem um gosto muito forte de conservantes, os recheados com carne de frango são os piores, a gente nunca consegue acreditar que aquilo realmente seja frango, procuro comprar os de queijos e verduras mas mesmo assim ainda não achei uma massa legal.
    Please!

    Samira

    • Reply
      Faby
      3 de setembro de 2011 at 10:00

      Oi Samira,

      Tente comprar as massas artesanais, como La Vera Pasta por exemplo e tente encontrar uma rotisserie de confiança… Na minha região tenho a La Reggiana que produz massas bastante honestas.

      Bjo!

  • Reply
    Priscila Beneducci (MG)
    19 de setembro de 2011 at 8:36

    Que ideia linda, e gostosa, amei, preciso fazer algo assim por aqui, vou ate guardar nos meus favoritos

    Pri

  • Reply
    Espetinhos marguerita com capeletti |
    6 de setembro de 2012 at 10:16

    […] No encontro dos Amigos da Culinária que falei anteriormente, levei mais essa entradinha, que já havia feito uma vez e copiei do blog da Fabi, o Pimenta No Reino. […]

  • Reply
    Carolina
    15 de outubro de 2012 at 15:00

    Olá, Faby,

    o prato é servido frio? Obrigada e parabéns pelo blog. Acompanho desde o Rainhas do Lar.

    • Reply
      Faby
      29 de outubro de 2012 at 18:57

      Sim Carolina, frio mesmo, como se fosse uma salada no palito.

      Bjo!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.