carnes Receitas

Dia dos Namorados – Prato principal: Rolê de mignon com espinafre, maçã e curry e purê de abóbora com leite de côco

A receita veio da revista Claudia e, embora eu não tenha seguido-a à risca, mantive todos os ingredientes. A ideia original era para ser feita em formato rocambole, com uma peça de filé mignon aberta como uma manta, recheada e depois fechada com barbante e assada. Só que ao invés de uma peça, eu tinha o mignon já cortado em filés e resolvi usá-los nesse formato mesmo. Sendo assim, ao invés de um rocambole, acabei fazendo rolês menores e essa foi a única diferença para a receita original.

Em uma panela esquente um fio de azeite e coloque 1 maçã gala descascada e cortada em gomos. Tempere com sal e 1 colher de sopa rasa de curry. Deixe cozinhar por 8 minutos ou até que a maçã esteja macia. Em outra panela, leve meio maço de espinafre para aferventar rapidamente – escorra-o, passe por água gelada e reserve.

Agora a montagem. Se optar pelo formato rocambole, abra uma peça de 1 1/2 kg de filés mignon limpo como se fosse uma manta e tempere dos dois lados com sal e pimenta do reino moída na hora. Caso use filés, afine-os com um martelo de cozinha (coloque o filé entre plástico filme e bata delicadamente até que ele fique maior e fininho) e faça o mesmo procedimento para o tempero: sal e pimenta do reino.
Por cima da carne, espalhe as folhas de espinafre e por cima disponha os gomos de maçã. Amarre com um barbante (ou com palitos, no caso dos filés), jogue por cima um pouco de alecrim e leve ao forno médio pré-aquecido em fôrma antiaderente por 20 minutos. De vez em quando, regue a carne com o caldo que vai se formar na assadeira.
Antes de levar ao forno eu passei os rolês pela frigideira bem quente para selar a carne, e só então levei ao forno.
Tire do forno, corte em fatias e sirva. Eu ainda aproveitei o molho da assadeira e coloquei um pouco dele por cima da carne, já no prato.

Para acompanhar, cozinhei pedaços de abóbora e fiz um purê. Em uma panela esquentei um pouco de azeite, um pouco de cebola ralada, acrescentei o purê e finalizei com leite de côco, até a consistência desejada.

O resultado foi um prato leve e super harmonioso – o azedinho da maçã com o curry, a maciez da carne e o ligeiro doce do purê casaram perfeitamente. Super recomendo :)

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

1 Comentário

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer Tomate Confit