antepastos e conservas entradas e petiscos Receitas

Conserva de cebolinha

Eu adoro conserva de cebolinha, comidinha que para mim também tem muito de memória afetiva.
Quem adorava fazer grandes vidros dessa conserva era o meu amado Tio Cláudio, um dos meus maiores inspiradores na cozinha e gastrônomo de mão cheia, sem nunca ter ido a uma faculdade que lhe desse esse título. Mas, como títulos nada mais são do que papéis que nem sempre dizem muito, meu Tio Cláudio não deixa dúvidas de que, talento a gente nasce com e pronto e isso nem sempre a faculdade ensina.

Saindo de Bauru, vindo para a minha cozinha, a minha conserva de cebolinha eu fiz do jeito que gosto mais – dando uma aferventada nelas para que o sabor fique um pouco mais suave.
Eu descasco e lavo as cebolas e levo para ferver em água com sal por pouco tempo. Espero esfriar e passo para um vidro, cubro com vinagre branco, um pouco de azeite, folhas de louro, pimenta picada, alho amassado com casca e tudo e, nessa especificamente, usei alecrim também. Depois é só deixar curtir em vidro esterilizado e bem fechado por, no mínimo, uns 15 dias.

Se a idéia for fazer bastante conserva, em quantidade maior, o ideal é usar apenas vinagre e trocá-lo depois de uns 10 dias. Como eu fiz uma quantidade muito pequena, usei também o azeite, até porque acho que não vou esperar muitos dias para cair matando nessas cebolinhas. Hohoho.

Fala, cozinheira que não segue nem a própria receita direito é uma piada, não é não? ;-)

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

2 Comentários

  • Reply
    Ivy Ramalho
    28 de março de 2012 at 10:19

    Oi Faby,.
    Gostaria de entender o por que de, no caso de fazer essa conserva de cebolinha em grd quantidade, precisa de colocar só no vinagre e depois trocar. Uma vez que fecha o vidro e esteriliza vai ser ruim ter que abrí-lo novamente para trocar o vinagre…

    • Reply
      Faby
      28 de março de 2012 at 15:55

      Ivy, as conservas de cebolinhas são feitas SÓ com vinagre mesmo, não leva azeite. Como eu faço uma quantidade pequena, pra consumir rapidinho, boto azeite e não tem problema. Mas a cebolinha não pode ficar no azeite por muito tempo, entende? O ideal é mantê-la só no vinagre. Se vc não quiser trocar o vinagre depois de 10 dias tudo bem tb, o problema será apenas se essa conserva for para durar muuuuito tempo – neste caso, é melhor ir trocando o vinagre sim pq ele vai ficando com um gosto muito forte. Mas, talvez seja apenas questão de gosto mesmo. Teste a sua receita e veja se fica boa tb.

      Bjo!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer Cebola Empanada Receita de Cuscuz Paulista Como fazer Arroz Doce Receita de Curau Como fazer Maçã do Amor