acompanhamentos cozinha rápida entradas e petiscos pratos únicos principais Receitas vegetarianos

Cevadinha ao curry com legumes

Ok, eu admito: sou a louca dos grãos. A d o r o e vivo inventando mil jeitos de incluí-los no meu dia a dia. Ultimamente, meus dias de semana tem sido vegetarianos – sem muita obrigação, apenas algo que tá rolando porque felizmente tenho uma entrega de orgânicos na minha região que me atende tão bem que a carne anda sendo dispensável. Enfim, junte orgânicos de qualidade e grãos e você terá uma Fabiana feliz :)

Aqui eu mostro mais uma dica do que uma receita, uma maneira de variar o cardápio da semana acrescentando ingredientes saudáveis e, claro, muito sabor. A cevadinha é um grão integral tão gostoso e versátil que aqui em casa ela entra em diversos preparos – da sopa à salada. Vou mostrar esse jeito de preparar, que é um refogadinho bem simples e fácil de fazer.

A primeira coisa é deixar a cevadinha de molho por umas 2 horas mais ou menos (usei cerca de 1 xícara). Depois, eu lavo e coloco na panela de pressão com  1/2 cebola (nem precisa fatiar), uma folha de louro, sal e uns 2 cravos da índia. Tem que cobrir de água e deixar cozinhar por uns 20 minutos depois de pegar pressão. O ideal é cozinhar somente até ela ficar macia. Se ainda tiver líquido, é só escorrer, descartar o louro, a cebola e os cravos e reservar.

Em uma frigideira grande aqueci azeite e dourei alho e cebola. Juntei os legumes que estavam à mão – aqui foi cenoura, brócolis e vagem. Acrescentei 1 colher (sopa) de curry, um punhadinho de uvas passas brancas, pimenta calabresa, sal, um pouco de água e deixei cozinhar. Quando os legumes estavam quase macios, trouxe a cevadinha cozida para a frigideira e misturei bem. É só deixar mais um pouco até que os legumes também estejam al dente. Acertei o sal, juntei o suco de 1/2 limão e pronto.

Pra finalizar, salsinha, castanha do Pará picada e raspas de limão. Eu sirvo como prato único mas vira acompanhamento para um grelhado ou uma entradinha vegana super saborosa. Pra deixar o prato mais cremoso e com carinha de risoto, vai bem umas colheradas de creme de ricota (ou manteiga) e parmesão ralado – amo esse risotinho fake ;)

Aqui a versão foi vegetariana, mas é claro que você pode incluir a proteína que quiser (frango e peixes super combinam) e outros vegetais.

Você Pode Gostar Também

3 Comentários

  • Reply
    ELISA
    30 de janeiro de 2017 at 17:48

    amei o blog

    • Reply
      Faby
      7 de fevereiro de 2017 at 13:15

      Obrigada, Elisa! <3

  • Reply
    Geovana Melo
    18 de abril de 2017 at 20:57

    Divina. Adoro.

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer Cebola Empanada Receita de Cuscuz Paulista Como fazer Arroz Doce Receita de Curau Como fazer Maçã do Amor