carnes Receitas

Carne de panela

Rango categoria master comfort food. Assim é uma boa e honesta carne de panela, com molhinho suculento, servida bem quentinha e com arroz branco fresquíssimo. O chiado da panela de pressão e o aroma que o prato deixa pela casa lembram casa de mãe, de vó, e além disso trata-se de um prato econômico, feito com carne de segunda, e por isso mesmo foi um dos pratos que fizeram parte da minha infância.

Os melhores cortes para usar são o coxão duro, peito, acém, paleta, ponta de agulha – todos rendem ótimos cozidos e uma carne de panela deliciosa. Escolha o seu corte, mande o açougueiro limpar bem e retirar todo o sebo. Você pode cortar a peça em cubos grandes ou levá-la inteira à panela, você decide.

Aqui eu usei cubos de coxão duro que temperei apenas com sal e pimenta no momento de levar ao fogo. Selei bem os cubos de carne em um fio de óleo de cânola e depois comecei a acrescentar os temperos – cebola (usei a roxa), depois alho, louro e deixei que tudo fritasse bem. Juntei um pouco de vinho tinto e esperei evaporar. Depois, pimentão em cubos – usei amarelo e verde que era o que tinha em casa, mas pode-se usar também o vermelho (meu preferido aliás) ou apenas um tipo deles. Neste caso, eu uso pimentão como tempero mesmo – adoro temperar coisas com pimentão! – então, corto grosseiramente pois ele vai derreter mesmo durante o cozimento.

Uma vez que tudo está temperado, é preciso deixar fritar muuuito bem – é isso que vai garantir a cor da tua carne. Feito isso, é hora de acrescentar água fervendo (ou caldo) até cobrir bem a carne, acertar sal e pimenta, fechar a panela e deixar cozinhar em pressão durante uns 40 minutos. Se for necessário, na metade do cozimento é só abrir a panela e acrescentar mais água, repetindo o processo até que a carne esteja bem macia.

Para finalizar, cheiro verde picadinho, já na hora de servir.

O acompanhamento perfeito, como eu disse, é o bom e velho arroz branco, mas aqui também ataquei de batata assada, porque… bem, eu acredito em prazeres completos – e todo mundo sabe que o carboidrato é o pai de todos eles, néam? =)

Comadre, veja bem… se você nunca fez uma carne de panela, esse é o momento de consertar isso, viu? Eu aliás ouso dizer que é possível reconhecer uma boa cozinheira em apenas três pratos: o arroz, o feijão e uma suculenta carne de panela – quem faz maravilhas com esses pratos consegue cozinhar bem qualquer outra coisa. É nisso que eu acredito :)

***

Nota de rainha:

Se você optar por usar caldo, prefira o caseiro. Se não tiver, vá de água mesmo pois o resultado final ainda assim é muito melhor, vai por mim. Eu mesma quase sempre faço carne de panela apenas com água e consigo um prato saborosíssimo, sem necessidade de incluir nada artifical nele.

Mas, se ainda assim você quiser usar o caldo pronto, tudo bem (a gente sabe que o diabo atenta, né?). Só tenha cuidado com o sal, pois não esqueça que você já salgou a carne, ok?

* post orginalmente publicado no Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

4 Comentários

  • Reply
    roxane
    12 de junho de 2013 at 10:22

    O graaaannnnnde problema dos caldos prontos é o maldito realçador de sabor GLUTAMATO MONOSSÓDICO, presente nos tais de Meu arroz, Meu feijão, sopas prontas, molhos e temperos japoneses.Para quem padece de Enxaqueca, é comer e desencadear uma bruta de uma crise. Há também os alérgicos, com direito a edema de glote.

  • Reply
    vanessa
    9 de julho de 2013 at 14:49

    Querida comadre, sou uma nova e aprendiz alquimista de cozinha, e por esta razão nunca fiz carne de panela, aliás, nunca fiz carne nenhuma, sempre arriscando nas massas, risotos e afins. Sinto que se der conta de uma boa carne de panela vou me sentir mais segura para me jogar com tudo e ficar toda trabalhada na culinária! Vou testar, o noivo vai experimentar e se houver sinal de aprovação renascerei como uma diva! Bjks!

    • Reply
      Faby
      10 de julho de 2013 at 12:51

      Hahahahahahaha adorei o “renascer como uma diva”…kakakakakakakaka.

      Força na peruca, Vanessa!!!! Me conta depois?

      Bjo!

  • Reply
    Amaury de Paula Souza
    14 de fevereiro de 2018 at 19:26

    Essa foto,carne de panela,foi de encher os olhos!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.