(foto: Adriana Oliveira)
O tema do Rangocamp desse ano era Churrasco, só que o desafio era justamente propôr novas ideias e receitas que pudessem ser preparadas na churrasqueira ou como acompanhamento nesse tipo de refeição. E um dos meus pratos foi esse espetinho de frango com pegada thai, super fácil de fazer mas que dá outra cara para o espetinho clássico, aquele feito no palito.
O maior pulo do gato começa justamente nesse ponto – aqui, não tem palito de churrasco! o espetinho é montado em ramos de alecrim, o que já confere uma cara nova e, melhor de tudo, traz um aroma incrível para o seu churrasco.
Para o frango, usei peito orgânico picado em cubos grandes e temperados em uma marinada de um dia apra o outro com: raspas (só a parte colorida, pelamor!) e suco de limão, sal grosso moído na hora, gengibre ralado, curry em pó, pimenta dedo de moça picada com semente e um pouco de óleo de gergelim (mas pode ser azeite também), tudo na base do olhômetro e do gôsto – eu gosto muuuuito de curry e de gengibre e por isso capricho nos dois ingredientes, mas se você não é habituada a temperos super fortes, pode ir devargzinho, um pouquinho de curry, um tantinho só de gengibre pra perfumar, pimenta na tua medida… Mistura todos os ingredientes da marinada, coloca em um saco plástico, junta os cubos de frango, fecha bem e deixa na geladeira (virando de vez em quando o saco) até o dia seguinte.
Para a montagem dos espetinhos usei: cubo de frango, pimentão vermelho, pimentão amarelo, cebola e cubos de abacaxi. Tudo, como já disse, montado no alecrim – não tem mistério não, basta escolher um alecrim bem forte, com ramos compridos.
O resto é simples – levar para a churrasqueira, na parte de cima, para assar lentamente e sem ressecar. Sirva depois que o marido já tiver fatiado a picanha de sempre, só pra você arrasar mooooito, manja? Rá! Porque ó… aposto que o marido e os convidados vão amar, vai por mim :)
(para assar os espetinhos, use uma grelha como essa, para que você consiga virá-los facilmente – foto: CineBistrot)
11 Comentários
Marina Maria
26 de julho de 2011 at 16:39Vixi, eu senti o cheiro daqui! Que delícia! Mas Faby, não é difícil enfiar o cubo de frango no galho de alecrim não? Beijo!
Faby
26 de julho de 2011 at 17:07Nada, Marina! Coisa mais fácil não eCZiste! :)
Bjo!
Carmen
26 de julho de 2011 at 17:05Jeesuuuus me salve!!!!!!!!!! O que eh esse espetinho??? Vo’mbora fazer agorinha mesmo!
Bj Fabi acho q nunca mais vou ser a mesma depois disso!
Bruna Valério
26 de julho de 2011 at 20:24Tem um óptimo aspecto :) Já se comia ^^
Leci O. Moraes
26 de julho de 2011 at 22:19Que idéia boa!!!…Que cheiro bom!!! .Obrigada pela pela dica.Leci Moraes.
Kalina Saraiva de Lima
27 de julho de 2011 at 7:07ah que delicia!!! ando apaixonada por comida tailandesa. tenho ate desenvolvido apreciacao por comida apimentada por conta disso. esses espetinhos estao com aspecto maravilhoso.
beijo
kalina
Rosangela S B Moraes
28 de julho de 2011 at 17:32Será que dá p/ fazer no forno ou no grill? Bj bj bj
Faby
29 de julho de 2011 at 8:53Dá sim, Rosangela. Obviamente não vai ficar com o gostinho que o churrasco com brasa dá, mas fica bem gostoso também.
Bjo!
Orgulho mode on | Pimenta no Reino
16 de agosto de 2011 at 13:05[…] Espetinho de frango à moda Thai – Costelinha à moda do Outback Faby a-pimenta-dona-do-fogão-nesse-reino :) […]
ilde
16 de agosto de 2011 at 17:37Este espetinho é tudo. O aroma que ele exala enquanto assa. hummmmmmmm
Ayla Nascimento
16 de agosto de 2011 at 20:44Hum, gostei…
Esse vai pro meu caderno de receitas… e os churrascos da família que me aguarde! hehehe