bolos e tortas doces Receitas

Bolo invertido de banana

Eu não sou uma pessoa de banana, sabe? Pra falar a verdade, não tenho recordação de já ter descascado uma pra comer assim, pura e displicentemente. Banana pra mim vai bem em doces daqueles tipo compota (o da minha tia Heloisa é fenomenal), no banana split (dã), na farofa, empanadinha no virado à paulista e assim, em bolo… mas a fruta sozinha, nhé :P

Essa receita eu encontrei numa folha solta no meio dos meus livros, sem referência alguma de onde ela saiu, daquelas que a gente anota em algum momento e depois já nem sabe mais de onde veio. Esse na verdade é um bolo simples, daqueles que nem são muito fofos e rápidos de fazer. A banana aqui entra forrando a assadeira, no que depois de desenformado virá a ser a cobertura – daí o invertido, pegou? ;)

Pra começar fiz uma calda caramelada (aqui tem uma receita infalível), direto na assadeira. Depois, por cima da calda (passada também nas laterais da assadeira) fui colocando a banana (tem que estar bem madura) já cortada em fatias no sentido do comprimento. A quantidade de bananas depende do tamanho da fôrma e da espessura que você as cortar, ok? Eu fiz fatias médias e usei 3 bananas nanicas (acho, porque na real eu não saco nada de banana, como já deu pra entender né? rs).

Na batedeira foram 3 ovos inteiros batidos com 2 xícaras (chá) de açucar por uns 5 minutos (ou mais, se a paciência permitir). Depois junta-se 1 xícara (chá) de leite quente, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento em pó, misturando tudo direitinho. Eu dei um toque na massa com fava de baunilha (que eu vou mostrar lá embaixo), que deu um aroma i.n.c.r.í.v.e.l ao bolo (eu sou louca por cheiro de baunilha), mas a comadre fica à vontade para usá-la ou não, ok?

Massa pronta, é só colocar lá na assadeira já forrada com as bananas e levar para assar em forno médio até dourar e passar no teste do palito.

Aí vem o grande lance, que é desenformar o bolo (meio que morninho ainda) e dar de cara com aquelas bananas lindas e douradas. Eu gosto de comer morninho, mas isso porque eu tenho uma queda meio que irresistível por bolo quente, vai entender. Mas ó, ele fica bom até de um dia para o outro, viu?

Ah! Pra ficar tudo ainda mais perfeito, nem preciso dizer que a pedida é servir com um café fresquinho, preciso? ;)

* post orginalmente publicado no Rainhas do Lar

Você Pode Gostar Também

8 Comentários

  • Reply
    Patricia
    24 de fevereiro de 2011 at 13:01

    Minha nossa!
    Já havia dito isto uma vez, mas tenho que falar de novor… Gente! olha a fotografia deste bolo? nossa! é uma obra de arte!
    Olha??? Nossa! to sentindo o cheiro!!!
    Faby, vc é d+!!!!
    Sucesso e tudo de bom pra ti!!!!
    Beijo!

    Patrícia Pereira

  • Reply
    ÉRIKA CALDEIRA
    3 de abril de 2011 at 22:19

    MARAVILHOSOOOOO !!!!!!!! TUDO DE BOOOMMMM !!!!!!
    Domingão, muita chuva e um friozonho foi a pedida pra me acabar nesta maravilha!!!!

  • Reply
    Mirian
    23 de fevereiro de 2012 at 12:26

    Olá Fabi!Ai q pecado esse bolo!! Estou eu aqui cuscando o seu blog, pensando q encontrei uma receita maravilhosa pra bolo de milho super rapida,ja tirando as coisas da geladeira,qdo meus dedos vao procurar mais receitas doces….Pra q????Eu adoro bolo de banana!! fazia toda semana qdo morava no Brasil, e o de abacaxi tbm é muito bom!!!Agora me diz ;O q que eu faço agora???? Choro…. rarara Obrigada por partilhar essas delícias com todas nós!!!

  • Reply
    Ellensuzy
    5 de março de 2012 at 6:33

    Voce passa a receita com vontade de que os outros compartilhem as delicias que voce conhece. Parabens amei ,O bolo ficou lindissimo , alem de muito facil.

  • Reply
    Deborah D
    28 de outubro de 2014 at 18:48

    Querida Fabi,

    Sou uma das “viuvas” do Rainhas do Lar. Babei quando vi essa receita e la fui eu pro mercado comprar banana passada (moro nos EUA e o mercado vende a banana pra la de madura super baratim). Sabe quando tem tudo pra ficar horrivel? Mas nao ficou! Esse bolo foi uma saga. Nao da pra fazer a calda direto nas formas daqui, nao sei se eh o fogao eletrico ou o material das formas, mas entorta tudo, dai faco numa panelinha mas deixo a forma no forno pra poder espalhar a calda ja pronta na forma quente. Pra comecar eu so tinha metade o acucar que precisava pra fazer a calda, arrisquei usando tambem acucar confeiteiro e funcionou. Fiz a massa na boa, arrumei as bananinhas na calda bem linda, coloquei pra assar. Nao sei qual a temperatura do “forno medio” nem em Celsius nem em Farenheit, entao arrisquei 385F e assei por 30 minutos. Ficou levemente dourado e espetei o palito, saiu seco. Me enpolguei e tirei do forno e desenformei. Splash! Tava completamente mole! As bananas tavam lindas, que nem o seu, mas a massa comecou a se espalhar. Nao me fiz de rogada, peguei a espatula e taquei tudo de volta na forma e botei de novo no forno, a esta altura ja tava tudo misturado, calda, massa, banana. Ja tava perdido mesmo, ne? O que custa arriscar? Enfim, esqueci o bichinho la no forno, sem esperancas. Vou te dizer, quando desenformei, tava bem feinho, mas o cheirinho de banana se espalhou pela casa. Tava horrivel mas D E L I C I O SO! Meu enteados comeram quase tudo numa tacada so. Ou seja, quem quiser tentar, vai na fe porque nao tem como dar errado! Ah! Eu fiz numa forma quadrada pequena e sobrou massa, misturei um pouco de canela em po e fiz cupcakes com as sobras. Certamente vou fazer de novo, dessa vez vai ficar lindo tb. Bjks de Wisconsin!

    • Reply
      Faby
      31 de outubro de 2014 at 14:03

      Hahahahahahahah Deborah do céu! QUE SAGA! Adorei a sua persistência! É isso mesmo!

      Bjinho de banana pra vc!

      • Reply
        Deborah D
        8 de novembro de 2015 at 17:28

        Faby, minha linda! Demorou mais de 1 ano, mas finalmente fiz esse bolim dilica de novo! Adivinha? Fiquei sem acucar pra calda de novo e mais uma vez o acucar confeiteiro salvou a minha falta de planejamento. MAS dessa vez tudo correu como deveria, bolo assado certinho, sem lambanca. Os enteados estao aqui devorando esse bolo caramelado e quentinho como se fossem refugiados de guerra.
        Se tiver mais alguem dos EUA por aqui, fiz numa forma 9″x13″, forno a 385F, assei por 30 minutos.
        Bjks!

        • Reply
          Faby
          9 de novembro de 2015 at 16:47

          Oba Deborah!!!! Adoro quando dá tudo certo :)

          Bjo!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.