bolos e tortas doces café da manhã Receitas sem glúten sobremesas

Bolo encharcado de laranja

Primeiramente, salve Rita Lobo!
Vem dela a receita desse bolo que entrou para o top 5 da vida confeiteira dessa que vos escreve. Bolo sem farinha de trigo, sem fermento, molhadinho, bom pra comer gelado… esse bolo é ~diferentão~ mas, até por isso, é de comer rezando.

Como a Rita não falha nunca, segui a risca a receita e posso garantir: não tem erro.
Ah! A dica preciosa é: faça no dia anterior que for servir. É, eu sei que complica um pouco, mas o resultado compensa – o bolo vira uma esponja e absorve toda a calda (daí o “bolo encharcado”, captou?). Pode servir em temperatura ambiente ou geladinho. Também pode acompanhar com um chantilly batido… e ó, bolo que faz bonito em sobremesa. Vai com fé!

Para o bolo

  • 8 ovos
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 ¾ xícara (chá) de farinha de amêndoas (cerca de 200 g)
  • raspas de 2 laranjas
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma (*)

Para a calda e montagem

  • 2 xícaras (chá) de caldo de laranja peneirado
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 laranja em gomos para decorar

Modo de preparo

Do bolo

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma redonda, de fundo removível e 24 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para retirar o excesso.
  2. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo a claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela grande – se um ovo estiver estragado, você não perde a receita.
  3. Junte às gemas o açúcar, a canela, as raspas de laranja e misture bem com o batedor de arame até formar um creme. Reserve.
  4. Na batedeira, bata as claras até o ponto de neve: comece em velocidade baixa, quando espumar aumente a velocidade gradualmente até ficar firme.
  5. Misture a farinha de amêndoas ao creme de gemas. Acrescente ⅓ das claras em neve e misture bem com a espátula para incorporar. Junte o restante das claras e misture delicadamente com a espátula, fazendo movimentos circulares, de baixo para cima, mas sem demora – o bolo não leva fermento, é o ar das claras em neve que vai dar leveza e fazer a massa crescer.
  6. Transfira a massa do bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Para verificar espete um palito no centro: se sair limpo está pronto, caso contrário deixe assar por mais alguns minutos. Enquanto o bolo assa, prepare a calda.
  7. Retire do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformar, a massa é delicada e pode quebrar – como não leva farinha nem fermento, o bolo murcha levemente ao sair do forno, não se assuste é assim mesmo. Depois que absorver a calda, ele incha novamente.
  8. Obs: caso não encontre a farinha de amêndoas, compre 200 g de amêndoas sem pele e bata, aos poucos, no processador (ou liquidificador) até formar uma farinha.

Da calda e montagem

  1. Numa panela pequena, misture o açúcar com o caldo de laranja. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver. Transfira a calda para uma tigela e deixe em temperatura ambiente para esfriar.
  2. Assim que estiver frio, abra e retire o aro da fôrma; cubra o bolo com um prato e vire de uma só vez para desenformar. Com cuidado, passe uma faquinha para descolar o fundo da fôrma. Desvire o bolo num prato de bolo fundo (ou com borda alta) – lembre-se que esse bolo é encharcado, com muita calda.
  3. Fure toda a superfície do bolo com um palito de dentes e, com paciência, vá regando toda a calda sobre a massa e laterais do bolo – dê intervalos para que o bolo possa absorver a calda. O bolo leva cerca de 4 horas para absorver toda a calda e ficar encharcado. Decore com os gomos de laranja e sirva a seguir.
  4. Obs: se preferir, deixe o bolo absorver toda a calda de um dia para o outro na geladeira. Ele fica ainda mais gostoso!

(*) para uma versão sem glúten use farinha de arroz ou de amêndoas para polvilhar a forma.

Você Pode Gostar Também

1 Comentário

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer Cebola Empanada Receita de Cuscuz Paulista Como fazer Arroz Doce Receita de Curau Como fazer Maçã do Amor