acompanhamentos entradas e petiscos Receitas vegetarianos

Berinjela na churrasqueira

Churrasco não precisa ser só de carne, sabia?

( *pausa para o momento em que todos os carnívoros fazem cara de “oi?”)

Tá, talvez você tenha feito cara de desdém e imaginado por que diabos alguém faria berinjela em dia de churrasco. Simples! Porque eu simplesmente adoooro acompanhamentos para churrasco e, não raro, como muito mais deles do que da própria carne. Entendeu agora?

Mas, vá lá… carnívoros, acalmem-se! Ninguém quer tirar a carne do seu churrasco, fiquem tranquilos (bom, talvez os vegetarianos queiram sim…rs). Mas ó, se você curte berinjela (eu gostava mais de escrever com G, juro), experimente essa no próximo churrasco na sua casa. Aposto que você vai curtir.

Preparo vapt-vupt…

Corte as berinjelas ao meio e faça uma espécie de “quadriculado” na polpa (foto1), cuidando de não chegar com a faca até a casca. Depois, com a ajuda de uma colher, raspe essa polpa e coloque um em travessa. Junte tomate e cebola em cubos e tempere tudo com sal, pimenta calabresa, orégano, manjericão (ou as ervas que preferir), coloque azeite do bom e coloque essa mistura lá na casca da berinjela, no lugar da polpa que você retirou.

Depois, é só levar as bichinhas para a churrasqueira, na parte de cima, pra assarem devagar. Está pronto quando a casca da berinjela estiver macia.

Fácil né?

Você Pode Gostar Também

10 Comentários

  • Reply
    Elen
    15 de maio de 2012 at 15:52

    Faby!!

    Amei!!
    Eu tbém tenho uma versão de berinjela na churrasqueira!!! Eu amo essas bonitasss!!
    Veja o q vc acha: Berinjela com queijo!!
    http://noznamoscada.blogspot.com.br/2012/02/as-boas-do-carnaval.html
    Bjooo sua linda!!
    Elen =)

    • Reply
      Faby
      17 de maio de 2012 at 14:56

      Delíciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Elen!

      Bjo!

  • Reply
    Beatriz
    16 de maio de 2012 at 0:23

    Dá para levar ao forno, caso a pessoa não tenha churrasqueira no apto?

    • Reply
      Faby
      17 de maio de 2012 at 14:55

      Dá sim Beatriz.

      Bjo!

  • Reply
    Marcos
    16 de maio de 2012 at 18:23

    Faby, sou carnívoro, não vivo sem carne, mas em quase todos os churrascos que faço, a berinjela não pode faltar. Só que faço de uma maneira diferente, até um pouco mais simples. Coloco a roxinha na grelha, deixo chamuscar de todos os lados. Depois é só descascá-la, colocá-la num prato, e regá-la com azeite de oliva, shoyu e limão. Experimente! É show!

    • Reply
      Faby
      17 de maio de 2012 at 14:55

      Sim Marcos, eu gosto muito dela assim tb, e já até postei essa receita em meu antigo blog – é um babaganush, né? Adoro :)

      Bjo!

  • Reply
    Lara
    17 de maio de 2012 at 13:20

    Adorei a receita! Ao mesmo tempo simples e muito saborosa! Vou fazer. Achei muito interessante a questão da berinjela com J e, como sou revisora, não posso deixar de acrescentar que o dicionário Houaiss prefere a forma com G, o que ele justifica da seguinte maneira: “encontra-se o registro dessa palavra com g desde a sua entrada na língua portuguesa; no entanto, a partir do século XX, constata-se que alguns vocabulários ortográficos e dicionários passam a consignar a grafia com j; tal opção é usual no Brasil, ao passo que em Portugal emprega-se somente a grafia beringela; neste dicionário preferiu-se a f. beringela a berinjela, tendo em vista a origem da palavra e os seus primeiros registros na língua”. Portanto, pode voltar a escrever com G se quiser! Bjo

    • Reply
      Faby
      17 de maio de 2012 at 14:54

      Sim Lara, eu sempre fui pela opção do Houaiss mas sempre tive MUITA dor de cabeça com gente me corrigindo o tempo todo…rsrs… agora, escrevo dos dois jeitos :)

      Bjo!

  • Reply
    Ana Lú
    29 de janeiro de 2013 at 19:47

    Ótima receita.
    Tenho amigos vegetarianos que ficam um pouco sem opção na hora do churrasco, mas me diga: e o amargo da berinjela, vai embora?
    Blog massa.

    • Reply
      Faby
      30 de janeiro de 2013 at 9:46

      Ana Lú, não fica amargo nenhum não! Na verdade, eu nunca achei berinjela amarga…rs.

      Bjo!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.