cozinha rápida Receitas vegetarianos

Berinjela empanada assada e crocante

Vez em quando me bate uma vontade doida de comer a berinjela empanada da minha Tia Vera, que é uma delícia. Porém, como ela está longe e eu não tenho as manhas de fazer fritura em casa, acabei criando uma versão que mata a minha vontade e também fica delícia (não tanto quanto a da Tia Vera, admito). O bom é que fica levinha e a gente pode comer sem culpa. Ou quase sem :)

O truque, se é que se pode chamar assim, é que eu empano usando farinha de trigo, ovo batido e uma farofinha de bolacha água e sal. Super simples…

Corte as berinjelas em rodelas grossas. Coloque em uma tigela com água e sal, coloque um prato com um peso por cima e deixe as berinjelas de molho por uns 30 minutos. Depois disso, escorra, lave em água corrente e seque com papel toalha.

Agora vamos empanar…

Separe 3 pratos (um pouquinho de louça pra lavar, mas compensa, prometo). No primeiro prato coloque farinha de trigo. No segundo, um ovo batido (a quantidade vai depender de quantas berinjelas você está preparando – geralmente 1 ovo para cada berinjela dá, se ele for grande) temperado com sal e pimenta. E, finalmente, no terceiro prato a farofinha de bolacha (eu processo algumas do tipo águal e sal, ou água e gergelim até virar uma farofa não muito fina), que você também deve temperar – aqui eu usei, sal, pimenta, tomilho seco e cebola desidratada.

Agora é só passar cada rodela de berinjela primeiro na farinha de trigo, depois no ovo e por fim na farofa de bolacha.

TEM UM TRUQUE!
Você sempre se enrola toda na hora de empanar né? A mão vira aquela meleca. Pois bem, o truque, minha amiga, é usar uma mão para cada tipo de ingredientes: uma para os secos e outra para os molhados (no caso, o ovo batido). A mão dos secos só mexe nos secos e a outra só nos úmidos. Assim, não fica aquela massaroca grudada na sua mãozinha e você não vai me xingar na hora de fazer sua berinjela :)

A berinjela deve ir para o forno, em uma assadeira com papel manteiga ou silpat e assar até ficar douradinha.

Eu gosto de servir acompanhada de molho sweet chilli (amo!), mas você pode fazer um sour cream ou um molhinho de mostarda  que também fica gostoso.

Viu? Berinjela empanada e sem uma gota de óleo. O mundo é bão :)

berinjela_empanada_antes(antes do forno)

Você Pode Gostar Também

13 Comentários

  • Reply
    Tina
    27 de maio de 2015 at 17:06

    Oi Faby!

    Nooossa que delícia! Adoro berinjela e tenho uma dando sopa na geladeira! Vou fazer amanhã e depois te conto. Obrigada por dividir.

    beijo grande querida,

    Tina
    http://saboresearomas.wordpress.com

  • Reply
    Patrícia
    28 de maio de 2015 at 8:40

    Eu amoooo, amo berinjela… e sempre faço do jeitinho que você ensinou, mas com pão torrado e não bolacha… fica muito bom… não como frituras e dessa forma faço todos os empanados que comemos em casa… bem mais saudável…
    Aproveito para dizer que amo teu site… muito legal… Bjokasss do RS

  • Reply
    Carolina
    8 de junho de 2015 at 19:45

    Nossa, que dica bacana, vou experimentar! @nao_gosto_de_canela

  • Reply
    Patrícia Guimarães
    3 de agosto de 2015 at 19:31

    Fazer a berinjela empanada foi o único jeito da mãe me fazer comer berinjela quando eu era pequeno, hehe e agradeço muito a ela por isso, pois berinjela a milanesa é muito deliciosa (continuo só comendo berinjela dessa forma, hahaha)

  • Reply
    Alexia Cris
    6 de agosto de 2015 at 11:48

    Berinjela empanada é uma delicia mesmo. Ela muito bem preparada para um jantar a noite é perfeita. Confesso que nunca fiz esta receita usando os pedaços picados de bolacha agua e sal, mas vou fazer e provar para saber o sabor

  • Reply
    Carol
    26 de agosto de 2015 at 23:47

    Fiz e ficou uma delícia, meu filho que não gosta de berinjela adorou. ..eu acrescentei na hora de assar um pedaço de manteiga bem fininha por cima…ficou divino

  • Reply
    Anny
    7 de fevereiro de 2016 at 19:06

    Acabei de fazer e vim agradecer a receita. Fica muito gostosa, naturalmente, fica diferente da versão frita, só que 100 x mais saudável hahaha.
    Aproveitei a dica da colega e usei torradas moidinhas junto à farofinha de biscoito água e sal, ficou muito bom. Essa vai para meu caderno de receitas, obrigada! ♡

  • Reply
    Maria da Glória
    11 de junho de 2016 at 9:58

    Muuuuuiiiiitooo booooommmmm!!!!!

  • Reply
    Duarte
    21 de janeiro de 2017 at 6:34

    Deu ate fome

  • Reply
    Deuzeni
    21 de outubro de 2017 at 8:04

    Fiz, ficou ótima, minha filha que não comia berinjela, agora come.

    • Reply
      Faby
      23 de outubro de 2017 at 11:41

      Ah, que bom!

      Um beijo!

  • Reply
    Laura
    26 de março de 2019 at 21:41

    Aff assim nao vale… Água na boca kkk

  • Reply
    11 receitas de falafel para uma refeição vegetariana deliciosa – Suzana Almeida Dieta e Saúde
    11 de fevereiro de 2020 at 16:23

    […] Berinjela empanada e crocante: essa é bem parecida com a berinjela empanada comum, mas com um truque sensacional para deixar ela […]

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.