acompanhamentos de festa entradas e petiscos Receitas

Batatinhas picantes com mel e gergelim

Daí que a primeira cerveja feita por mim ficou pronta e estava me esperando para degustação. Momento de fortes emoções, né? Será que ficou boa? Será que vai harmonizar com o prato que escolhemos para a noite (arroz de pato com lichia)? Será que o rótulo ficaria pronto a tempo? (não, não ficou) Será que vai ser a melhor cerveja evAAAr (cof, cof, cof)?

Enfim, eram muitas dúvidas e para sanar todas elas partimos nós sete para uma noite de mulheres, cervejas artesanais (degustamos outros 12 rótulos) e comida boa (pra não dizer excelente, porque né… esse post já está muito pouco modesto…rs).

Como a noite era especial, decidi fazer um belisquete para levar e tentar harmonizar com nossa IPA Sex Symbol que, até onde eu já imaginava, ia ornar (adoro essa palavra) com algo meio asiático, bem temperado e talecousa. Escolhi uma receita que faz sucesso em casa – batatas bolinha douradas e picantes, que receberam mel e gergelim porque eu tinha c.e.r.t.e.z.a que essa seria uma combinação perfect. E foi! Não teve erro.

Okey, okey…eu tô ligada que você aí não vai ter uma Sex Symbol à mão para tirar essa prova, mas ainda assim eu sugiro que você faça essa receita e harmonize com uma outra India Pale Ale, como a Indica da Colorado por exemplo, porque ó… fica sensacional. E a receita é super simples, quer ver?

Para um pacote de 1 kg de batatas bolinha usei 2 colheres de sopa de especiarias – usei 7 pimentas (um tempero árabe), chilli, cominho, noz moscada, páprica e canela, um pouco mais de um, um pouco menos de outro… O lance é usar as especiarias que te agradam, mas a ideia central é que seja um sabor picante. Se você é iniciante em especiarias e pimenta, use a 7 pimentas com parcimônia e lembre-se que a canela também não pode ser demais, ok? Caso você tenha garam masala, melhor ainda.

Bom, coloquei numa tigela grande as especiarias e juntei um pouco de azeite extra virgem, apenas o suficiente para formar uma espécie de “pastinha”. Depois, juntei lá as batatas bolinha lavadas, com casca mesmo, e misturei bem com as mãos até que todas elas estivessem bem temperadas com a pastinha picante. Levei-as para uma assadeira, moí um pouco de sal, juntei galhinhos de alecrim fresco e levei ao forno pré-aquecido até que elas estivessem macias – forno alto, coisa de uns 30 minutos.

Quando já estavam macias, tirei a assadeira do forno e coloquei mel, também suficiente para que todas as batatinhas ficassem envolvidas nele (tem que mexer um pouco para que fiquem todas com mel). Voltei ao forno e quando elas estavam bem douradas, desliguei o fogo e salpiquei gergelim torrado (dá uma mexida também para que a parte de baixo também ganhe gergelim).

Pronto! Simples, facílimo e d.e.l.i.c.i.o.s.o. Sirva morninha (nós tentamos comer quente e não foi muito fácil…rs) com uma cerveja gelada e seja feliz =))))

Ah! Além de belisquete, essas batatas também são um ótimo acompanhamento para assados e grelhados, viu?

(olha nossa filhota aqui!)

Você Pode Gostar Também

7 Comentários

  • Reply
    Chris Paiva
    20 de fevereiro de 2011 at 1:14

    Casa Nova é sempre uma mistura de realização com empolgação… o cheiro do ‘novo’ traz sonhos … novas possibilidades que se descortinam… Fabi, as vezes, separar pra crescer é necessário. Desejo uma nova jornada linda pra vc, querida. e SERÁ! Vc, Fabi, continua perto dos corações de tantas pessoas que, como eu, amam vc!
    Vc é “grande”, amiga… é mto maior do que pensa ser…Bj e carinho! Chris

  • Reply
    Chris Paiva
    20 de fevereiro de 2011 at 15:28

    Ah! esqueci de dizer que essas batatinhas foram um SUCESSO na festinha dos amigos, ontem a noite, tive que ficar repetindo onde, como, quem tinha inventado isso… qdo contava de vc Fabi, seu livro, seu blog, diziam que vc quem inventa isso e até cerveja, é a Nigella do Brasil. Pronto! Não tem mais jeito, rs agora é sucesso ou sucesso (MAIS)!!!
    Amo tuuu!!! (Que faz as pessoas pensarem que eu ‘cozinho’ mesmo!…rs)

  • Reply
    Bia Milani
    20 de fevereiro de 2011 at 22:49

    Gostaria de receber por e-mail sua receitas,
    Estou amando todas
    Obrigada

  • Reply
    Nara
    20 de fevereiro de 2011 at 22:54

    Faby, nem te conheço. Mas te adoro. Quando vier ao Rio, vou encontrá-la viu??!!! Aaaah amiga Dani Falcão, precisamos trazer essa moça ao Rio.
    Bjs, e vou permanecer aqui nessa cozinha até vc me mandar embora.

  • Reply
    Rezinha
    21 de fevereiro de 2011 at 16:12

    Na casa das Rainhas eu me sentia nobre! Aqui no Pimenta estou me sinto em casa, impressionante como voce entrou na minha vida cotidiana sem pedir licença, mudou a nossa vida (Marido tb aproveita nèan??) A minha concepçao de “culinaria” -atè aì quase inesistente!!! srrs ..E as reunioes ficaram sempre mais saborosas ehh a casa sempre mais cheia e tem cada vez mais o sabor do Rio…mais “picante”! ;-))

  • Reply
    Especial de Pàscoa – Do Aperitivo à Sobremesa | Só Simples Assim
    20 de outubro de 2015 at 18:13

    […] que você só vai saber depois que provar. A Tânia disse que tirou a receita do blog Pimenta no Reino Segundo ela, é Simples Assim! Vamos à […]

  • Reply
    Renata
    21 de fevereiro de 2020 at 12:34

    Adorei a receita. As batatinhas ficam uma maravilha. Muito obrigada por compartilhar!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.