carnes molhos Receitas

Barbecue (e costelinha de coadjuvante)

 O Molho Barbecue (algumas vezes chamado de “BBQ Sauce”, nome oriundo da língua inglesa) é o nome genérico de uma variedade de molhos de sabor forte habitualmente empregados em churrasco e outros pratos com base em carne assada. Seu uso como acompanhamento para carne de porco e de frango é particularmente tradicional.

O molho barbecue inclui ingredientes doces e ácidos. Via de regra enfatiza-se o sabor defumado típico do churrasco. A receita varia, mas ingredientes típicos incluem o molho de tomate, vinagre, especiarias e adoçantes.

(fonte: Wikipédia)

Barbecue é uma coisa boa. Um molho meio doidinho que não sabe se é doce, se é salgado, ligeiramente azedinho…  Aí na definição diz que tradicionalmente acompanha carne de porco e frango. Eu ouso dizer que o porco nasceu para o barbecue, ou o barbecue para o porco, tanto faz :) O fato é que a combinação dos dois é coisa de Deus.

De modos que esse post é mais para contar o jeito como faço meu barbecue caseiro do que propriamente para dar a receita da costelinha que, coitada, virou coadjuvante do molho.

Em uma panela coloque um fiozinho de óleo e 1/2 cebola picada (ralada seria ideal, mas né, viva o molho rústico!). Deixe a cebola murchar (não precisa dourar!) e junte 1/2 xícara de açucar mascavo e 1/2 xícara de vinagre (use o branco, mas evite o de limão). Mexa para dissolver o açucar e acrescente uns 70ml de molho inglês (praticamente meia embalagem daquelas tradicionais de 150ml), 2 xícaras de catchup, 3 colheres de extrato de tomate, 1 colher (sopa) de páprica doce (ou picante, se preferir), louro (umas 2 folhas pequenas), 3 cravos, um pitada de cominho e sal e pimenta do reino a gosto. Agora é só juntar mais ou menos 1 xícara de água, mexer bem e deixar cozinhar até engrossar.

Super fácil e super gostoso. O molho se conserva bem na geladeira (essa foto eu salvei quando tinha só um restinho no vidro) e você pode usar na costelinha e depois no churrasco, no filé de frango e, claro, no hambúrguer, que também fica sensacional. Retire o louro e os cravos e guarde em um vidro fechado.

Ah sim, a costelinha…

Não tem segredo. Na véspera, coloque a costelinha em um saco plástico daqueles tipo ziplock e acrescente suco de limão (para uns 2 kg de costelinha use o suco de uns 2 limões), sal, pimenta calabresa, um fio de azeite e alecrim. Se quiser, junte um pouco de mel – ele deixa a carne mais douradinha e já dá um adocicado.

Na hora de assar, ela vai para forno médio coberta com papel alumínio por uns 40 minutos. Depois retira o alumínio e deixa que ela doure um pouco para então começar a pincelar o barbecue. Pincela uma camada generosa e volta para o forno mais 5 minutos. Retira, repete a operação mais duas vezes, até que ela fique assim…

Baba baby, baba :P

Você Pode Gostar Também

11 Comentários

  • Reply
    Raquel
    30 de agosto de 2013 at 0:07

    Olha que ando afinada contigo esses dias, guria!Direto olho teu site,mas nas últimas semanas fiz um bolo de laranja, vim ver tu tinha postado um bolo de bergamota, fiz uma torta de atum e tu fez uma de frango e no fíndi vou fazer uma costelinha, eis que entro aqui e tu postou!hehehe que demais, adoro teu blog!

  • Reply
    Mara Silva
    30 de agosto de 2013 at 20:36

    Olá boa noite passando pra desejar um ótimo final de semana e te convidar para participar do sorteio de 1 kit futebol em MDF voce escolhe o time do seu coração lá no meu blog,te espero lá…beijinhos
    pagina facebook: https://www.facebook.com/MariazinhaeJuquinhaArtesanatos

  • Reply
    Gesiane
    31 de agosto de 2013 at 7:18

    Faby, parabéns pela receita!!!! Foi o melhor Barbecue que já provei!!! Abraços, Gesiane

    • Reply
      Faby
      10 de setembro de 2013 at 13:38

      Eba Gesiane!!!

      Bjo!

  • Reply
    Aline
    3 de setembro de 2013 at 20:48

    Gostoso heim!! será que combina com hambúrguer?

    • Reply
      Faby
      10 de setembro de 2013 at 13:37

      Claro ALine!!!!

  • Reply
    Alexa
    5 de setembro de 2013 at 9:04

    Amo Costelinha com barbecue!Qdo rolar aqui em casa vou recorrer a sua receita! Beijos!

  • Reply
    cristina
    10 de setembro de 2013 at 9:36

    Menina esse foi o melhor molho BBQ que eu já fiz, com certeza a costelinha é coadjuvante, ficou perfeito, queria ter tirado foto para te mandar mas não deu tempo rsrsrsrs. Domingo tem o aniversário da minha mãe e farei várias receitas suas. Adorei seu blog fiquei 3 dias lendo ele todo. bjs… Cris

    • Reply
      Faby
      10 de setembro de 2013 at 13:35

      Ebaaaaa Cristina!!!

      Bjo!

  • Reply
    Kid bengala
    30 de setembro de 2013 at 20:47

    Amigaaaaaaa, ameiiiii. Uma delicia, fiz uma costela do tamanho do meu documento. Bjooo do Kid

  • Reply
    Tercio Lemos
    14 de janeiro de 2014 at 0:27

    Sem comentários, só de vez as imagens minha boca fica salivando! Obrigado Faby.

    http://www.tonyromas.com.br/

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.