Salada de rosbife

Lagarto é mesmo um corte de carne muito versátil. Dá para preparar assado, cozido, com molho, sem molho, com batata, desfiado quente, desfiado frio, no formato carpaccio ou assim, como rosbife, que também é tão versátil que pode virar salada como essa ou recheio de sanduíche, ou ambos.

O lance dessa salada é o seguinte … Primeiro você vai escolher uma peça honestíssima de lagarto e vai deixá-la moooito limpa. Eu usei uma peça orgânica, que é tudo nessa vida e da qual vou falar logo mais.
Pois bem, peça honesta e limpíssima direto para a pressão com vinho branco, água suficiente para cobrí-lo, sal, folhas de louro e dentes de alho amassados (com casca e tudo).

Quando a carne estiver macia e NÃO desmachando, já é hora de tirar do fogo. Então, envolva a peça em filme plástico e leve à geladeira – nem tente cortar o lagarto quente que não vai rolar, certo? Reserve o caldo do cozimento e depois de fria, corte a peça em fatias mais finas que puder e reserve também.
*(nessa etapa já dá pra você fazer sanduíches luxo com esse rosbife, mostarda dijon, rúcula e tomates cereja)

Fatie uma cebola em rodelas finíssimas e coloque de molho em água com açúcar por uns 30 minutos antes de empregar na salada. Corte também pimentão verde, salsinha, cebolinha, azeitonas e rale uma cenoura

Pegue o caldo do cozimento e leve de volta à panela com mais um pouco de vinho (eu usei tinto), azeite extra virgem, shoyu, pimenta calabresa, acerte o sal e deixe reduzir.

Agora arrume uma travessa alternando em camadas o rosbife, a cebola, o pimentão, a cenoura com a azeitona, regando sempre com o molho que você fez lá na panela e salpicando sempre com bastante salsinha e cebolinha até finalizar os ingredientes. Caso seja necessário, coloque também mais azeite entre as camadas. A idéia é que a carne fique envolvida em molho e azeite para pegar bem o gosto.

Outra coisa, essa salada deve ser feita no dia anterior, para ficar “curtida”. O resultado fazendo no dia não é tão bom, acredite.

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

2 Comments
  • Vanessa
    fevereiro 21, 2011

    Oi Faby, passei o fim de semana um pouco chateada. Afinal, nesses 05 anos ,apesar de nunca ter comentado nada na outra cozinha, todo dia eu lia , várias vezes, e fiz váááárias receitas. Aí eu tava triste, sem minha cozinha, faltando alguma coisa.. Aí eu entrei hoje pra guardar umas panelas velhas e vi seu link. Entrei . E achei essa receita, que foi uma das que eu mais gostei e eu fiquei tão alegre.. Por mim e por você. Fiquei tão contente por você continuar que resolvi escrever, me achando no poder de te motivar rsrsrs rsrs Mudar é bom, mas não podemos esquecer do que nos formou, não é? Boa sorte e obrigada por tantos talentos aflorados.
    Por fim, esse lagarto fica um arraso maior ainda, usando pimentão sem casca maturado no azeite e orégano…. hummmm Beijos Obrigada

  • Lethícia
    maio 31, 2012

    bom dia… eu estava procurando uma receita pra minha mae, queria agradar ela porque ela esta meio pra baixo utimamente, e achei essa receita… tenho 18 anos e ameeeeeeeeei ! Minha mae também, muito obrigada… ficou lindo o site !
    Beijos

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*