Salada de grãos com frango e frutas

Salada de grãos com frango e frutas
Eu sou apaixonada por grãos. Tenho um encantamento por eles e meu coração (e minha barriga) suspira por feijão fresquinho, grão de bico ensopadinho, lentilha e, mais recentemente, caí de amores também pela quinoa. Imagine então como eu fico quando participo da feira gastronômica Mistura, em Lima, e entro no stand chamado Mundo Quinua? Sim, eu surto e esse ano trouxe de lá cinco tipos diferentes que vão aparecer em diversas receitas por aqui, começando por essa saladinha gostosa, ligeira e que agrada até os paladares mais…er… chatinhos ;)

Corte 4 filés de frango em cubos pequenos e tempere com sal e pimenta. Aqueça uma panela com um fio de óleo de gergelim e junte os cubos de frango, fritando-os até começarem a dourar. Junte 2 maçãs pequenas (sem casca e sem semente) cortadas em cubos e deixe fritar junto com o frango. A ideia é que ambos fiquem dourados. Acrescente 2 colheres de molho de soja (usei o Sucrée, que é mais adocicado), 1 cebola picada, uns 2 dentes de alho amassados e deixe dourar mais. Junte um punhado de uvas passas sem semente (a quantidade vai do seu gosto) e 1/2 xícara de vinho branco. Misture tudo e cozinhe até o vinho evaporar. Acerte o sal e a pimenta (usei um pouco de calabresa também) e desligue o fogo.

Em uma travessa coloque 1/2 xícara de couscous já hidratado (basta seguir as instruções da embalagem), 1 xícara de lentilha cozida em água e sal e escorrida, 1 cenoura ralada e 1/4 de xícara de quinoa cozida* (eu usei a negra) e a mistura de frango. Agora é só misturar tudo, juntar um pouco de azeite extra virgem, ervas de sua preferência (eu fui de manjericão) e acertar o tempero.

Sirva como entrada ou como acompanhamento para grelhados e assados. Todo mundo vai amar, garanto :)

Rende umas 8 porções.

***

[dicas]
#1 A maçã pode ser substituída por damasco, abacaxi ou figo.
#2 Vegetarianos podem retirar o frango ou substituí-lo por cogumelos.
#3 Para agregar ainda mais sabor, hidrate o couscous em caldo de legumes

Cozinhando a quinua

Não tem segredo. Lave bem os grãos, escorra e leve ao fogo com água fervente – a proporção é de 1 para 2, ou seja, para 1 xícara de quinua você deve usar 2 xícaras de água.
Junte 1 pitada de sal, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por uns 20 minutos ou até que esteja macia.
(pode-se substituir a água por caldo e acrescentar também folhas de louro e cravo na água do cozimento, o que dá aroma e sabor).

Veja bem, quinua não fica mole, ok? É um grão crocante. Então, nada de cozinhar ad infinitum esperando a bichinha derreter, tá bom? ;)

1 Comment
  • aires
    maio 21, 2014

    Ih, virei freguês!!! rs

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*