Polenta na panela de pressão

Fui ali trabalhar um bocado, participar de reuniões (aquelas intermináveis e improdutivas, saca?), ver os jogos da Copa e comemorar meu aniversário e fiquei longe uns dias. Mas, voltei (#azinimigachoranessahora) com tudo e mais um pouco e vou atacar logo de polenta, que é um dos meus pratos favoritos de toda a vida (olha as minhas raízes italianas aí!) e que cai super bem nesses dias mais frios.

Você já leu o título e, se for do tipo bem purista, torceu o nariz para o nome da receita. Bom, minha avó também torceria, admito. Sim, polenta é daqueles pratos de fazer devagar, cozinhando lentamente o fubá até a polenta desprender do fundo da panela, usando toda a força conquistada na academia pra mexer a polenta e não deixar empelotar, todas essas coisas. É assim que se faz uma polenta tradicional, é verdade, mas não é sempre que a gente tem esse tempo e essa disposição, certo? Comigo às vezes é assim e, embora eu goste muitíssimo do método tradicional, certas vezes meu desejo de comer uma polenta quentinha não casa com a minha disposição e eu ataco de panela de pressão, que aliás é uma coisa que uso pacas.

Usei a farinha de milho que veio do Sul pelas mãos da minha amiga Clau, mas também dá para preparar com sêmola de milho, polenta italiana do tipo Bramata, ou mesmo o bom e velho fubá. Tem ainda as versões instantâneas, mas eu não morro de amores por nenhuma delas, embora sejam um quebra galho também.

Minha proporção é de 250gr de farinha de milho (ou fubá) para 1 litro de água, mas tem um truque que minha mãe me ensinou: antes de levar o fubá para a panela, dissolvê-lo em 1/2 litro de água. Vira uma massaroca úmida de milho, mas não se preocupe, é assim mesmo.

Feito isso, fervo 1 litro de água na panela de pressão, junto um pouquinho de sal e trago o fubá umedecido para a panela. Vou acrescentado-o aos poucos, mexendo bem para não empelotar. Quando ele está todo incorporado, basta aguardar que comece a borbulhar, abaixar o fogo, tampar a panela e contar 10 minutos depois que pegar pressão.

É só tirar a pressão da panela, abrir e ver que polenta cremosinha que se formou! Eu ainda junto umas 2 colheres de manteiga porque agrega sabor e dá um brilho lindo para a polenta e um pouco de parmesão ralado (por isso, cuidado com o sal na água!).

Eu curto polenta de qualquer jeito, mas ela molinha quando sai da panela….afff, não resisto e como de colherada, sem molho nem nada.

Aqui acompanhei a polenta com um molho bolonhesa, mas você pode fazer seu molho preferido – vermelho, branco e até um bom pesto super combinam com polenta.

E então, facinho desse jeito, aposto que você até se animou a preparar uma polentinha hoje a noite né?

 

11 Comments
  • Rafaela
    junho 24, 2014

    Polenta é mara!!! Amei a receita Faby mas fiquei com uma dúvida: dissolvo 250gr em 1/2 litro de água + 1 litro de água depois é isso? Ela fica com qual consistência?
    Bjss
    P.S: Amo seu blog <3

    • Faby
      junho 25, 2014

      Isso mesmo, Rafa.
      A consistência da polenta é de corte. Ela sai da panela molinha mas endurece depois.Para uma polenta mais molinha, é preciso aumentar a quantidade de água (o dobro) e manteiga.

      Bjo!

  • Eliana Lamas
    junho 25, 2014

    Polenta é amor!

    Adorei a receita e minha mãe também usa esse truque, só que o resto é na base do fogão a lenha por 1 hora. Como moro em SP, não tenho fogão a lenha vou fazer assim na panela de pressão, afinal a gente gosta de tradição, mas tem fome e pressa!

    Obrigada por compartilhar!

  • ULYSSES BORGES
    junho 25, 2014

    Amei a ideia. Só fiz com fubá mimoso e vou tentar esse dica da panela.

  • Gabriela
    julho 10, 2014

    Oi Faby,
    Antes de colocar na panela de pressão você dissolve em água fria mesmo?

    • Faby
      julho 10, 2014

      Não chega a ser dissolver Gabriela, é só umedecer mesmo.

      bjo!

  • Marcella Pires
    agosto 26, 2014

    Faby, se eu quisesse fazer uma quantidade pra duas pessoas, quais seriam as proporções? Porque essa quantidade rende polenta pra um batalhão, né?
    Me ajuda, pleaaaaaase!

    Beijo.

    • Faby
      agosto 26, 2014

      Essa receita rende umas 6 ou 8 porções, Marcella.
      Realmente, pra 2 pessoas seria meio inviável, pq não daria nem pr afazer metade :( O que vc pode fazer é cozinhar a polenta e o que sobrar vc coloca em uma assadeira, espera esfriar, corta e congela, para assar ou fritar depois.

      Bjo!

  • Alice
    junho 7, 2016

    Excelente receita, ficou uma delicia e não foi difícil de fazer!Encontrei também esta versão:http://www.tudoreceitas.com/receita-de-polenta-194.html, bastante boa.

  • Myrna
    maio 25, 2017

    Adorei a receita. Gosto ta polenta bem mole e com carne e legumes fica uma delícia.

  • marcio vicente ferreira
    setembro 30, 2018

    boa essa receita obrigado

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*