Fui ali trabalhar um bocado, participar de reuniões (aquelas intermináveis e improdutivas, saca?), ver os jogos da Copa e comemorar meu aniversário e fiquei longe uns dias. Mas, voltei (#azinimigachoranessahora) com tudo e mais um pouco e vou atacar logo de polenta, que é um dos meus pratos favoritos de toda a vida (olha as minhas raízes italianas aí!) e que cai super bem nesses dias mais frios.
Você já leu o título e, se for do tipo bem purista, torceu o nariz para o nome da receita. Bom, minha avó também torceria, admito. Sim, polenta é daqueles pratos de fazer devagar, cozinhando lentamente o fubá até a polenta desprender do fundo da panela, usando toda a força conquistada na academia pra mexer a polenta e não deixar empelotar, todas essas coisas. É assim que se faz uma polenta tradicional, é verdade, mas não é sempre que a gente tem esse tempo e essa disposição, certo? Comigo às vezes é assim e, embora eu goste muitíssimo do método tradicional, certas vezes meu desejo de comer uma polenta quentinha não casa com a minha disposição e eu ataco de panela de pressão, que aliás é uma coisa que uso pacas.
Usei a farinha de milho que veio do Sul pelas mãos da minha amiga Clau, mas também dá para preparar com sêmola de milho, polenta italiana do tipo Bramata, ou mesmo o bom e velho fubá. Tem ainda as versões instantâneas, mas eu não morro de amores por nenhuma delas, embora sejam um quebra galho também.
Minha proporção é de 250gr de farinha de milho (ou fubá) para 1 litro de água, mas tem um truque que minha mãe me ensinou: antes de levar o fubá para a panela, dissolvê-lo em 1/2 litro de água. Vira uma massaroca úmida de milho, mas não se preocupe, é assim mesmo.
Feito isso, fervo 1 litro de água na panela de pressão, junto um pouquinho de sal e trago o fubá umedecido para a panela. Vou acrescentado-o aos poucos, mexendo bem para não empelotar. Quando ele está todo incorporado, basta aguardar que comece a borbulhar, abaixar o fogo, tampar a panela e contar 10 minutos depois que pegar pressão.
É só tirar a pressão da panela, abrir e ver que polenta cremosinha que se formou! Eu ainda junto umas 2 colheres de manteiga porque agrega sabor e dá um brilho lindo para a polenta e um pouco de parmesão ralado (por isso, cuidado com o sal na água!).
Eu curto polenta de qualquer jeito, mas ela molinha quando sai da panela….afff, não resisto e como de colherada, sem molho nem nada.
Aqui acompanhei a polenta com um molho bolonhesa, mas você pode fazer seu molho preferido – vermelho, branco e até um bom pesto super combinam com polenta.
E então, facinho desse jeito, aposto que você até se animou a preparar uma polentinha hoje a noite né?
19 Comentários
Rafaela
24 de junho de 2014 at 2:51Polenta é mara!!! Amei a receita Faby mas fiquei com uma dúvida: dissolvo 250gr em 1/2 litro de água + 1 litro de água depois é isso? Ela fica com qual consistência?
Bjss
P.S: Amo seu blog <3
Faby
25 de junho de 2014 at 11:16Isso mesmo, Rafa.
A consistência da polenta é de corte. Ela sai da panela molinha mas endurece depois.Para uma polenta mais molinha, é preciso aumentar a quantidade de água (o dobro) e manteiga.
Bjo!
Eliana Lamas
25 de junho de 2014 at 11:58Polenta é amor!
Adorei a receita e minha mãe também usa esse truque, só que o resto é na base do fogão a lenha por 1 hora. Como moro em SP, não tenho fogão a lenha vou fazer assim na panela de pressão, afinal a gente gosta de tradição, mas tem fome e pressa!
Obrigada por compartilhar!
ULYSSES BORGES
25 de junho de 2014 at 22:56Amei a ideia. Só fiz com fubá mimoso e vou tentar esse dica da panela.
Gabriela
10 de julho de 2014 at 11:11Oi Faby,
Antes de colocar na panela de pressão você dissolve em água fria mesmo?
Faby
10 de julho de 2014 at 11:56Não chega a ser dissolver Gabriela, é só umedecer mesmo.
bjo!
Polenta brustolada com fonduta de queijo
8 de agosto de 2014 at 9:32[…] polenta eu já ensinei aqui. Você prepara, coloca em uma assadeira, espera firmar e depois corta (usei um cortador em aro). O […]
Marcella Pires
26 de agosto de 2014 at 10:05Faby, se eu quisesse fazer uma quantidade pra duas pessoas, quais seriam as proporções? Porque essa quantidade rende polenta pra um batalhão, né?
Me ajuda, pleaaaaaase!
Beijo.
Faby
26 de agosto de 2014 at 16:16Essa receita rende umas 6 ou 8 porções, Marcella.
Realmente, pra 2 pessoas seria meio inviável, pq não daria nem pr afazer metade :( O que vc pode fazer é cozinhar a polenta e o que sobrar vc coloca em uma assadeira, espera esfriar, corta e congela, para assar ou fritar depois.
Bjo!
A arte de amadurecer | Comida de verdade
1 de junho de 2015 at 11:25[…] Polenta Mole na panela de pressão […]
Polenta com ragu de cogumelos
9 de setembro de 2015 at 14:03[…] Eu já mostrei como fazer polenta na panela de pressão aqui ó. […]
Alice
7 de junho de 2016 at 11:58Excelente receita, ficou uma delicia e não foi difícil de fazer!Encontrei também esta versão:http://www.tudoreceitas.com/receita-de-polenta-194.html, bastante boa.
Myrna
25 de maio de 2017 at 16:52Adorei a receita. Gosto ta polenta bem mole e com carne e legumes fica uma delícia.
marcio vicente ferreira
30 de setembro de 2018 at 18:29boa essa receita obrigado
Jonas
8 de maio de 2020 at 11:28Qual a marca da farinha que vc levou aqui do sul Clau?
12 receitas de polenta com frango que vão aquecer o seu coração – Mari Carvalho
20 de junho de 2020 at 15:29[…] Polenta cremosa na panela de pressão: para quem busca praticidade, pratos feitos na panela de pressão são uma ótima pedida, o que é […]
Erika Melo
21 de fevereiro de 2021 at 14:38Fiz dividindo 1L em duas partes, a primeira fria, como vc explicou e o restante na panela… sua receita é maravilhosa, fiz com o flocão e usei o queijo ralado na hora e as duas colheres de manteiga. Ficou perfeito!!!
Faby
22 de fevereiro de 2021 at 11:12Eba Erika! Que bom que deu certo!
Rosane Menezes
12 de abril de 2022 at 20:21Adorei a Receita