Massa gratinada com creme de espinafre

(não começar o post falando mal do frio, Fabiana)

Mudou o tempo, né? Saiu aquele sol quentinho e gostoso e vieram os dias frios e cinzentos, que deixam a gente com aquela fome danada de coisas calóric….

(não era pra falar mal do frio, Fabiana!)

Cof, cof, cof… massa é sempre bom, né gente? Seja no calor ou no frio, uma massa gratinada sempre tem o seu valor. Servida em mini caçarolas em porções individuais, viram uma opção fantástica para um jantar regado a amigos e vinho. Minha versão leva espinafre, uma folha que eu amo e só não faço mais por pura preguiça – quem merece lavar um maço enorme de espinafre e vê-lo se transformar em uma porção minúscula? Mas ó, vale vencer a preguiça (ou comprar o espinafre já lavadinho, que é puro amor) e se jogar nessa massa que, além de deliciosa, ainda é fácil, fácil, dá uma olhada…

Em uma panela refogue alho e cebola até dourar. Acrescente 1 colher (sopa) de farinha de trigo e deixei dourar mais um pouco. Junte o espinafre lavado e picado e quando ele murchar acrescente umas 4 colheres (sopa) de nata e 1 xícara de leite. Mexa e deixe engrossar. Tempere com sal e pimenta do reino e uma pitada de noz moscada ralada.

Cozinhe a massa (usei casarecce) até ficar al dente. Escorra, mistura com o creme de espinafre, coloque em mini cocottes (ou uma refratária grande), cubra com queijo (usei coalho) e leve ao forno pré aquecido até dourar e fazer aquela crostinha d e l i c i o s a.

Ih, não tem um ingrediente?

Faça a Bela Gil e use o que tem por aí…
A nata pode ser substituída por creme de leite, creme de ricota, requeijão ou apenas leite mesmo. O espinafre também pode ser trocado por escarola, aspargos, chicória… O queijo coalho era o que eu tinha em mãos, mas mussarela e parmesão fazem melhor o trabalho e deixam o gratinado perfeitinho. Para a massa, prefira as do tipo curto, como fusili, penne, gravatinha, caracol…

Viu? Não dá nem pra arrumar uma desculpa pra não se jogar nesse potinho delicioso de massa. E se precisar culpar alguém, culpe o frio ;)

1 Comment
  • Jéssica
    junho 7, 2016

    Simplesmente maravilhoso! Está com uma cara ótima, essa combinação de espinafre e queijo é demais! vou tentar :)

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*