Inspirada pelo tempinho inóspito que tem feito em São Paulo, por um prato que comi em Paris e pelo mesmo prato servido no Zena Café (o melhor de todos, aliás), ataquei de carbonara ligeiro em meu retorno à cozinha (calma gente, tô começando devagarzim…rs) e, ó… ando seriamente inclinada a eleger o carbonara meu molho preferido… não fosse meu amor incondicional pelo bolonhesa… sei não :)
E para melhorar, uma boa massa a carbonara figura entre as coisas mais fáceis que pode sair de um fogão, quer ver?
Você vai precisar de 400gr de uma boa massa de grano duro (eu prefiro massa longa, mas sei lá, fica à vontade), 150gr de bacon magro ou pancetta (assim, pancetta é o cenário ideal, mas não se prenda por causa disso, ok? eu usei bacon e fui feliz do mesmo jeito), 3 gemas de ovos (usei caipira, que deixa o prato mais amarelinho e saboroso), 1/2 xícara de creme de leite (fresco é bacana mas… na falta de tu, use o de caixinha), 100gr de queijo pecorino (não vou ser purista não, o parmesão também dá um carbonara bacana), sal e pimenta a gosto.
Coloque a massa para cozinhar e enquanto isso corte a pancetta ou bacon em cubinhos e doure em uma frigideira – não é pra “torrar” o bacon, hein minha gente? Deixe-o dourado mas ainda macio. Numa tigela misture bem as gemas, o creme de leite e o pecorino, tempere com sal (não exagere pois o bacon e o queijo são salgados) e pimenta do reino moída na hora. Junte a pancetta ou bacon e misture tudo.
Quando a massa estiver cozida, escorra-a e reserve 1/2 xícara da água do cozimento. Leve a massa bem quente (nada de passar por água fria, han?) para a tigela onde estão os ovos e o bacon, misture tudo muito bem (se for preciso, use a água do cozimento para ajudar a mesclar tudo) e sirva imediatamente – com mais queijo, se quiser.
Sim, os ovos são crus, mas o calor da massa recém cozida garante um cozimento ligeiro, mantendo os ovos ainda cremosos. Por conta disso, é legal investir num ovo bacana e de boa procedência.
E sim, existem muitas outras variações de carbonara e cada pessoa tem seu jeito de preparar (já vi receitas que levam manteiga, por exemplo) mas esse é daqueles pratos em que menos é mais, saca? Mas se você quiser uma coisa mais “ousada” pode se jogar nessa releitura bem brasileira feita pelo Claude Troisgros (com carne seca e trufas de pupunha) e que eu também já reproduzi aqui.
Só sei de uma coisa… Bertolazzi, te cuida viu? =)
março 13, 2011
hummmm,
hoje almocei espaguete a carbonara e adooorei!
Estava procurando por esta receitinha e vc acaba de postar…rsrsrs…
Vou fazer e dou notícias!!!
Bjukitas
março 13, 2011
Eu amo este espaguete, mas o maridex, que come até pedra, não gosta muito porque diz ele que tem gosto de ovo… E olha que eu tiro a película da gema, heim? Frescura pura rs
março 14, 2011
Ih Maria, é mesmo? Mas vc coloca um pouquinho de creme de leite tb, pra dar uma “disfarçada” no ovo?
Bjo!
março 14, 2011
eu AMO carbonaraaaa! Ficou lindo :)
Ja tem mto tempo q nao faco. Vou ter q me jogar um dia desses…
bjos x
março 14, 2011
Adoro! Comi pela primeira vez em Paris… lascou! Eu também tenho uma queda grande pelo bolonhesa, mas carbonara é demais… na verdade, acho que tenho uma queda por comida boa mesmo. #god
Bom início de semana, Faby :*
março 14, 2011
Rapha, comi um muito bom em Paris tb, mas o do Zena Café em SP é sensacional, viu? E, bem… modéstia à parte, o meu tb ficou show de bola :)
Agora…bolonhesa, com pãozinho pra “raspar” o prato…. ai ai *suspiros*…escolha difícil, viu?
Bjo e boa semana procê tb!
março 14, 2011
…
março 14, 2011
Mariana, minha filha, isso é comentário com mensagem subliminar, é? KAKAKAKAKAKAKAKAAKAKAKAKA!
março 14, 2011
Não como nada que tenha ovo cru.
março 14, 2011
Vc e muita gente, viu Patricia? Eu não tenho essa restrição não, mas acho válida a preocupação.
Bjo!
março 14, 2011
Buongiorno!
Uhmmm… estaria perfeita… nao fosse o creme de leite!
A receita original nao leva este ingrediente…
Mas, como vc mesma disse: existem varias versoes adaptadas para cada paìs…
Aqui o passo a passo, num dos melhores sites de receitas da Italia. Arrivederci!!! : ))
http://ricette.giallozafferano.it/Spaghetti-alla-Carbonara.html
março 14, 2011
Pois é Luiza, eu gosto do creme de leite mas acho que fica ótimo sem ele tb. Gosto né? Obrigada pelo link!
Bjo!
março 14, 2011
Nossa, eu amo carbonara, mas vamos combinar que macarrão é bom de qq jeito, né?! Eu tb não uso creme de leite Faby, e acho que já fica bom pacas :)
Beijo
março 14, 2011
Oieee, sempre acompanhei vcs no rainhas do lar, mas me diga uma coisa, todas a receitinhas de la estão aqui tbm?
Beijosss
Ps :. adoreeeeeeeei a nova pagina!!
março 14, 2011
Marcela, todas ainda não, mas todas as que postei por lá estarão aqui :) Estou trazendo o conteúdo aos poucos.
Bjinho!
março 14, 2011
Ovo é um caso sério, sou sismadíssimo com ovo, ao ponto de eu ter que quebra-lo em um copo e ver se vou com a cara dele, senão jogo fora, se a gema tiver com aquele olhinho então já era…
março 14, 2011
Hahahahahahahaha, é Fábio, eu não tenho essa cisma toda com ovo não, mas tb gosto de quebrá-los um a um na xícara e dar uma analisada básica… não custa né? ;)
Bjo!
março 14, 2011
Getem! NUNCA ouvi falar deste molhos!! Estou mesmo engatinhando na arte de cozinhar, rs.
março 14, 2011
Faby, fica maravilhoso tbm se colocar um pouco de vinho branco seco.
Da um sabor especial.
Bjss
março 14, 2011
Uia Marcela! Com vinho eu nunca fiz, mas vou anotar a dica, tks! :)
Bjo!
março 14, 2011
Ai meu Deus… e logo eu que tava pesquisando essa receita na net…. É óbvio que farei a sua, né Faby!!! Eu comi essa massa só uma vez, em uma ocasião recente super especial! Também gamei nesse molho e vinha quebrando a cabeça, pois quero que o ovo fique cremoso como o que eu comi!! E como o da sua foto!
Ah, e cada um da uma personalizada mesmo, tive que chamar o garcom antes pra perguntar o que eram Scallions, ele explicou, imaginei que seria a nossa cebolinha. Veio picada fininha, na diagonal, mas era mais suave do que nossa cebolinha, parecia mais um mini-alho poro. Ficou delicioso!
março 15, 2011
Faby,
receita linda e tentadora. ja marquei pra fazer qualquer dia desses.
Luiza, obrigada pelo link. chequei la e achei bacana.
eh bom demais comer, nao eh? aaaah, se nao engordasse!!!!
abraco,
Kalina
março 15, 2011
Sem maldade, mas na carbonara nao vai pancetta, vai guanciale. E absolutamente nao vai creme. Se for mudar os ingredientes, precisa mudar o nome do prato tambem.
março 15, 2011
Ok Bruno, sugestão anotada! :)
Abs!
março 15, 2011
Oi Faby! Adorei essa receita, fiz pela promeira vez no sábado e hoje me deparo com ela aqui. Sempre tive receio de fazer essa receita por causa dos ovos crus mais ficou divino.Também coloquei creme de leite porque adoro um molho mais cremoso e acho que não é necessário seguir tudo a risca o bom mesmo é dar aquele toque pessoal, nem precisa falar que vou fazer mais vezes. bjs…
março 16, 2011
Que bacana Angela! Eu não sou a maior fã de creme de leite não, mas nesse prato eu acho que ele casa bem e, além do mais, é só um tico mesmo :)
Bjo!
março 16, 2011
Faby, em Paris eu comi uma pasta a carbonara e vinha com uma gema mole em cima, para vc misturar na hora! Vc chegou a comer assim?
março 16, 2011
Não Tathiana, comi o normal mesmo. E esse aí era bão? ;)
Bjo!
março 22, 2011
Eu achei que com a gema mole ali ficou meio aguado, acabei acrescentando mais queijo que o normal para dar uma encorpada. Mas a apresentação era interessante…
Bjs!
março 21, 2011
Me deu água na boca a receita. Obrigada por dividi-la.
E vc é uma santa por aturar tanta gente “exigente” *cof cof* com tanta classe. Vai direto pro céu. hahahahaha
Bjos
abril 2, 2011
Fiz hoje esse molho e ficou simplemente maravilhoso!!!! Nuuca havia experimentado mas se tornou um dos meus prediletos.