Carne assada com batatas

Cada um tem sua própria receita de carne assada né? Tem quem goste de marinar a carne (eu mesma gosto), tem quem faça direto na assadeira, tem quem use outros legumes… é aquela receita clássica que encontra diversas variações Brasil afora e que permite que você também crie as suas numa boa.

Aqui eu decidi fazer o prato de última hora, portanto dispensei a marinada. Primeiro, temperei a carne (usei maminha) com sal grosso e pimenta do reino moídos. Levei para a panela (essa vai direto ao forno) e selei bem dos dois lados. Juntei um pouco de vinho branco e pétalas de cebola e deixei dourar mais um pouco. Tampei a panela e levei ao forno médio pré-aquecido por uns 40 minutos.

Quando a carne já estava macia, juntei as batatas, cebola roxa, tomilho e alecrim e voltei para o forno até que a batata cozinhasse. Minha ideia era preparar uma salada com as vagens que já haviam sido cozidas no vapor, mas no meio do caminho mudei de rota e inclui a vagem na carne – como ela já estava cozida,  juntei por último, mas ela poderia ir ao forno junto com a batata sem problemas, assim como cenoura, ervilha torta, pimentão… eu uso o que estiver afins, já que carne assada pra mim é um prato sem muita disciplina (e tem algum assim? rá!).

O resultado é aquele prato imbatível – carne macia e suculenta (nada de forno altíssimo tá? que é pra ela não esturricar), batatas cozidas al dente e um caldinho delícia que se forma na panela/assadeira, resultado da cebola que ajuda a caramelizar e dá uma cor linda.

A fome louca me fez esquecer de fotografar o prato montado (cadê o chicotinho?) mas é aquela coisa né, fatie a carne lindamente e sirva com o acompanhamento perfeito: arroz branco, muito fresco e só.

Eu ♥ carne assada :)

11 Comments
  • Diane Lorde
    agosto 23, 2011

    É o que eu chamo de prato campeão de audiência, delicioso!

  • Lourdes
    agosto 23, 2011

    Faby, querida!

    Você pode até não acreditar, mas no sábado separei, exatamente, uma peça de maminha pra assar no domingo. Queria fazer igual, mas diferente, sabecumé? Temperei com sal e pimenta enquanto vim aqui no reino dar uma pesquisada sobre a melhor forma de fazer uma maminha sem ser churrasco. Aí o tel toca e recebemos um convite pra almoçar fora, irrecusável num domingo, certo? Ontem, olhei pra carne, olhei e fui pensando e colocando coisas no saco de assar tipo assim: aceto balsâmico, e…pétalas de cebola, muitas, e louro (do meu pé de louro, claro!) Levei ao forno e quando começou a perfurmar casa, corri pra fazer o arroz branco e um brócolis com muito alho que depois de pronto recebeu cubinhos de tomate pra dar uma colorido, pois eu gosto assim de quebrar o verde! Resultado: uma segunda feira com cara de festa porque EU mereço!
    beijos pra você.

    • Faby
      agosto 24, 2011

      Ah Lourdes, arrasooooooooooooooooooou! Adoro segundas com cara de festa :)
      Bjo!

  • Joy_UK
    agosto 23, 2011

    Eu tb AMO Carne Assada! A sua ta tao linda quanto a da minha mamis. Ai que saudades, que delicia viu?

    Faby, arrasou como sempre!

    beijao, flor x

  • Fábio
    agosto 23, 2011

    Faby, carne assada assim é bom demais… melhor ainda é passar o arroz no caldinho que fica no fundo da panela…bom demais.
    Que panela é essa que vc usou? Parece esmaltada…

    • Faby
      agosto 24, 2011

      Oi Fábio, é uma panela de ferro esmaltada.

      bjo!

  • Geraldine
    agosto 23, 2011

    Oi, Faby!
    Me desculpa a ignorância culinária mas, depois que vc adiciona os legumes a carne ainda vai para o forno? Vc não tem ideia da expectativa sobre a resposta aqui em casa, rsrs!
    Beijocas!

    • Faby
      agosto 24, 2011

      Sim Geraldine, junto com os legumes que vão assar. Eu coloco todos crus (menos ess avagem que, como eu disse, eu já tinha cozinhado pra fazer salada).

      Bjo!

  • Cintia
    agosto 28, 2011

    hahaha,
    a do chicotinho foi demais.
    Beijo, o blog está cada dia melhor.

  • Marta
    agosto 28, 2011

    Olá amiga, fiquei com água na boca, nunca fiz uma carne assim, preciso providenciar isso rápido….kkkkk…..mas na realidade estou passando para desejar uma ótima semana e te presentear com um selinho, pode passar lá no blog e pegá-lo, pois seu blog é um encanto…..

    Marta
    http://eucraftemuitomais.blogspot.com

  • Patricia - BA
    agosto 31, 2011

    Minha NOSSA!…adoro isto? É como comer com os olhos, sabe?
    Nossa! Tá com uma cara de bom, hem?
    Huuummm….vai ser a ‘vedete’ da vez lá em casa neste final de semana!!!
    Obrigada Faby!
    Um grande abraço e fique bem!!!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*