carnes Receitas

Carne assada com batatas

Cada um tem sua própria receita de carne assada né? Tem quem goste de marinar a carne (eu mesma gosto), tem quem faça direto na assadeira, tem quem use outros legumes… é aquela receita clássica que encontra diversas variações Brasil afora e que permite que você também crie as suas numa boa.

Aqui eu decidi fazer o prato de última hora, portanto dispensei a marinada. Primeiro, temperei a carne (usei maminha) com sal grosso e pimenta do reino moídos. Levei para a panela (essa vai direto ao forno) e selei bem dos dois lados. Juntei um pouco de vinho branco e pétalas de cebola e deixei dourar mais um pouco. Tampei a panela e levei ao forno médio pré-aquecido por uns 40 minutos.

Quando a carne já estava macia, juntei as batatas, cebola roxa, tomilho e alecrim e voltei para o forno até que a batata cozinhasse. Minha ideia era preparar uma salada com as vagens que já haviam sido cozidas no vapor, mas no meio do caminho mudei de rota e inclui a vagem na carne – como ela já estava cozida,  juntei por último, mas ela poderia ir ao forno junto com a batata sem problemas, assim como cenoura, ervilha torta, pimentão… eu uso o que estiver afins, já que carne assada pra mim é um prato sem muita disciplina (e tem algum assim? rá!).

O resultado é aquele prato imbatível – carne macia e suculenta (nada de forno altíssimo tá? que é pra ela não esturricar), batatas cozidas al dente e um caldinho delícia que se forma na panela/assadeira, resultado da cebola que ajuda a caramelizar e dá uma cor linda.

A fome louca me fez esquecer de fotografar o prato montado (cadê o chicotinho?) mas é aquela coisa né, fatie a carne lindamente e sirva com o acompanhamento perfeito: arroz branco, muito fresco e só.

Eu ♥ carne assada :)

Você Pode Gostar Também

11 Comentários

  • Reply
    Diane Lorde
    23 de agosto de 2011 at 18:20

    É o que eu chamo de prato campeão de audiência, delicioso!

  • Reply
    Lourdes
    23 de agosto de 2011 at 18:36

    Faby, querida!

    Você pode até não acreditar, mas no sábado separei, exatamente, uma peça de maminha pra assar no domingo. Queria fazer igual, mas diferente, sabecumé? Temperei com sal e pimenta enquanto vim aqui no reino dar uma pesquisada sobre a melhor forma de fazer uma maminha sem ser churrasco. Aí o tel toca e recebemos um convite pra almoçar fora, irrecusável num domingo, certo? Ontem, olhei pra carne, olhei e fui pensando e colocando coisas no saco de assar tipo assim: aceto balsâmico, e…pétalas de cebola, muitas, e louro (do meu pé de louro, claro!) Levei ao forno e quando começou a perfurmar casa, corri pra fazer o arroz branco e um brócolis com muito alho que depois de pronto recebeu cubinhos de tomate pra dar uma colorido, pois eu gosto assim de quebrar o verde! Resultado: uma segunda feira com cara de festa porque EU mereço!
    beijos pra você.

    • Reply
      Faby
      24 de agosto de 2011 at 8:52

      Ah Lourdes, arrasooooooooooooooooooou! Adoro segundas com cara de festa :)
      Bjo!

  • Reply
    Joy_UK
    23 de agosto de 2011 at 19:16

    Eu tb AMO Carne Assada! A sua ta tao linda quanto a da minha mamis. Ai que saudades, que delicia viu?

    Faby, arrasou como sempre!

    beijao, flor x

  • Reply
    Fábio
    23 de agosto de 2011 at 20:11

    Faby, carne assada assim é bom demais… melhor ainda é passar o arroz no caldinho que fica no fundo da panela…bom demais.
    Que panela é essa que vc usou? Parece esmaltada…

    • Reply
      Faby
      24 de agosto de 2011 at 8:51

      Oi Fábio, é uma panela de ferro esmaltada.

      bjo!

  • Reply
    Geraldine
    23 de agosto de 2011 at 21:20

    Oi, Faby!
    Me desculpa a ignorância culinária mas, depois que vc adiciona os legumes a carne ainda vai para o forno? Vc não tem ideia da expectativa sobre a resposta aqui em casa, rsrs!
    Beijocas!

    • Reply
      Faby
      24 de agosto de 2011 at 8:49

      Sim Geraldine, junto com os legumes que vão assar. Eu coloco todos crus (menos ess avagem que, como eu disse, eu já tinha cozinhado pra fazer salada).

      Bjo!

  • Reply
    Cintia
    28 de agosto de 2011 at 19:59

    hahaha,
    a do chicotinho foi demais.
    Beijo, o blog está cada dia melhor.

  • Reply
    Marta
    28 de agosto de 2011 at 20:40

    Olá amiga, fiquei com água na boca, nunca fiz uma carne assim, preciso providenciar isso rápido….kkkkk…..mas na realidade estou passando para desejar uma ótima semana e te presentear com um selinho, pode passar lá no blog e pegá-lo, pois seu blog é um encanto…..

    Marta
    http://eucraftemuitomais.blogspot.com

  • Reply
    Patricia - BA
    31 de agosto de 2011 at 13:24

    Minha NOSSA!…adoro isto? É como comer com os olhos, sabe?
    Nossa! Tá com uma cara de bom, hem?
    Huuummm….vai ser a ‘vedete’ da vez lá em casa neste final de semana!!!
    Obrigada Faby!
    Um grande abraço e fique bem!!!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.