Eu volteeeeeiiiii…
Teve férias na Itália, passagem pelo Rio de Janeiro, teve muito trabalho antes e depois das benditas férias, teve aniversário, teve um bocado de coisas que acabaram me tirando daqui por um tempo, mas o importante mesmo é que, para alegria de uns e tristeza de outros, eu tô de volta! ;)
Resolvi voltar com um bolo que bati para o meu aniversário – bolo pra dois, porque esse ano não rolou fexxxta. Chocolate, mais chocolate no recheio e na cobertura e morango. Não tem como dar errado, tem? Mais do que a receita (que é a mais simples da vida), fica aqui a ideia para um bolinho um pouco mais estiloso, naked, aquela coisa toda. Não sou grande boleira, muito menos confeiteira, vocês sabem… então, vamos focar apenas na inspiração, e vocês capricham mais por aí. Combinado?
Para o bolo a gente bate 4 gemas com 1 1/2 xícara de açucar até ficar branquinho. Junte 1 xícara de leite e bata novamente. Daí vai acrescentando aos poucos 2 xícaras de farinha de trigo peneirada com 4 colheres (sopa) de chocolate em pó. Junta uma pitadinha de sal e, delicadamente, incorpora as claras batidas em neve. Por fim, 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Asse o bolo em forno pré aquecido (200C) por uns 40 minutos ou até passar no teste do palito. Eu assei em forma retangular e depois dividi em duas partes, mas você pode usar forma redonda, de furo, como quiser.
Para recheio e cobertura…
Fiz uma ganache de chocolate usando 1 tablete grande chocolate meio amargo derretido misturado com 1 lata de creme de leite. É só derreter o chocolate em banho maria ou microondas e misturar com o creme de leite. Eu juntei uma dosinha de conhaque porque, bem… pq era meu aniversário :)
Os morangos eu piquei (duas caixas), coloquei numa tigelinha, juntei 1 colher (sopa) de açucar e uma dose generosa (cof, cof, cof) de vinho do Porto, porque…. bem, porque eu achei que vinho do Porto ornava (rs), mas você pode limar todo o álcool da receita se quiser (quer?).
O morango tem que ficar na tigela por um tempinho – devo ter deixando um pouco mais de meia hora – pra que ele solte um caldinho. Com esse caldo você vai regar o bolo (faz uns furinhos com o palito).
Se você tiver feito um bolo redondo, é só cortar ao meio para poder rechear. Regue a metade de baixo com o caldo dos morangos, coloque uma parte da ganache e por cima os morangos picados. Coloca a outra metade de bolo, rega com mais calda e finaliza com o restante da ganache e alguns morangos inteiros – eu ainda usei raspinhas de chocolate e amêndoas porque, como vocês notaram, eu estava impossível :))))
Não ficou fofo?
Agora, já que acabou a folga é hora de voltar à rotina. Falta muito para as férias de 2017? ;)
9 Comentários
Flaviana
29 de junho de 2016 at 8:21Meu Deus Faby voltou em grande estilo. O que é esse bolo maravilhoso. Eu sou apaixonada por morangos. Já para a cozinha fazer. Obrigada por compartilhar essa lindeza. Beijos.
Juliana
29 de junho de 2016 at 8:39Que bom que está de volta!
Feliz aniversário e que maravilha esse bolo, hein?
Vai servir de uma bela inspiração…beijos
Sonia
29 de junho de 2016 at 16:35O aniversário é seu mas nós é que ganhamos esse bolo lindo? Parabéns e muitas felicidades! Bem vinda de volta!
Hummmmm, férias na Itália? Só passeou ou aprendeu alguma receita nova? Conta pra gente! ;)
Faby
30 de junho de 2016 at 15:43Oi Sonia, obrigada!
Só passeei (e engordei…kkkkkk) mesmo.
Bjinho!
Vera
4 de julho de 2016 at 17:39muita, muita vontade! volte sempre assim, cheia de doçura. bjos.
Sabrina
19 de junho de 2017 at 16:23hummmmmm essa receita despertou meu apetite… Essa eu tenho que testar fazer.
gisele
13 de agosto de 2017 at 23:20como emagrece vendo uma coisa dessas?? kkk, pronto.. me deu vontade.. não tem mais jeito.. vou ter que fazer uma igual
Priscila
26 de setembro de 2017 at 20:08Isso deveria ser proibido, juntar morango com chocolate em um bolo é um crime contra minha dieta. Eu não consigo resistir e terei que tentar eu mesma fazer em casa. Adeus vida fitness!!
vodka
7 de março de 2018 at 11:03Meu deus…. muuuuito bom kkk