sh Caldo Verde > Pimenta no Reino

Caldo Verde

Quer uma sopinha boa, encorpada e cheia de sustância? Faça um caldo verde – é sucesso garantido.

Para começar o preparo, cozinhe batatas descascadas em partes iguais de água e de caldo de legumes ou carne, de preferência caseiro porque faz muita diferença, vai por mim. Daí quando a batata estiver cozida, você escorre, reserva esse caldo do cozimento e passa as batatas pelo espremedor ou processador.

Numa panela grossa frite bacon magro (ou lombo de bacon) em cubinhos no azeite. Quando estiverem dourados, acrescente paio e calabresa defumada cortada em cubinhos pequenos e deixe fritar também. Quando tudo estiver muito beem frito, naquela fase já de começar a “pegar” no fundo da panela (por isso eu falei panela grossa, sacou? e nós queremos uma sopa com cor, moreninha e não um caldo branquelo, correto?), junte cebola ralada e alho espremido em porções generosas e deixe dourar. Acrescente folhas de louro, o purê de batatas e o caldo reservado, complete com mais caldo até obter uma consistência cremosa e deixe um pouco mais no fogo para que os sabores apurem. Acerte o sal, junte pimenta calabresa e muita salsinha.

Um pouco antes de desligar acrescente azeite extra virgem e couve manteiga picadinha. Não é para cozinhar a couve comadre, couve não precisa ser cozida, só abafada, para que ela fique bem verdinha e mantenha o gosto. Se você for deixar a sopa pré-preparada, deixe para acrescentar a couve no momento em que for esquentá-la antes de servir. Ah! Também não é pra deixar a couve em tirinhas como na feijoada não! É pra picar mesmo, pra facilitar a vida de quem vai tomar a sopa, certo?

Sirva quentinha com torradinhas, croutons, parmesão ralado e vinho tinto.

Sucesso absoluto… já falei, né? ;)

* post originalmente publicado no blog Rainhas do Lar

1 Comment
  • Alessandra
    julho 23, 2013

    Oi Faby!!!
    Com esse frrriioo de hj aqui vai rolar Caldo Verde!! Suas dicas são valiosas!!
    Bjs!!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*