molhos Receitas

Molho de tomate caseiro

receita de molho de tomate

Vamos fazer molho de tomate em casa? Yeah!

Voltei quarenteners, todos bem? :)

Aqui sigo na jornada tripla, quádrupla, quíntupla, nem sei mais, rs. A cozinha está a todo vapor sim, mas as receitinhas tem sido as mais básicas possíveis quase sempre. Mas, também tem aqueles dias que a gente capricha né? Foi o que aconteceu dia desses, quando resolvi fazer massa caseira – Ravioli recheado com Ossobuco (esse da foto, maravilouser!) mas aí lembrei que ando em um dilema com os molhos industrializados, inclusive (e principalmente) os tomates pelados, que não andam me fazendo bem – a acidez tem me incomodado e eu, depois do susto da úlcera aberta no ano passado, ando mais cuidadosa. A marca que usava normalmente não anda legal e as demais que testei também estavam bem ruins. E tem aquelas caríssimas que né, nunca testei e nem testarei…rs.

Bom, o fato é que decidi fazer molho de tomate em casa e já há algum tempo é o que tem me deixado mais feliz. Dá trabalho? Dá, mas não é algo impeditivo e a vantagem é que você faz de batelada e congela.

Receita de molho de tomate é aquela coisa, cada um tem uma pra chamar de sua e eu já fiz de inúmeros jeitos até chegar nessa versão que, ao menos por enquanto, é a minha eleita. Ela leva beterraba, o que garante um equilíbrio na acidez do tomate e acaba deixando a receita mais nutritiva. E também tem a etapa do forno, que carameliza cebola e tomate e agregam dulçor ao molho, amo.

Eu não tenho medidas exatas (ah vá!), mas vou me basear na última leva que fiz, ok?

como fazer molho de tomate caseiro

Neste usei 4kgs de tomate italiano maduro, 1 beterraba média, 2 cebolas e 1 cabeça de alho inteira, além de louro, manjericão, azeite, sal e pimenta calabresa, tudo a gosto. Vale dizer que a cebola pode ou não ficar no molho depois, então se você tem problemas com ela, pode ficar tranquilo que ela não aparece no resultado final. O alho é aquilo, pra mim ele nunca é demais, mas você pode adequar a quantidade ao seu gosto. Ele também desaparece, fique tranquilo.

Como fazer

Cortei os tomates lavados em 4 partes e dispus numa assadeira antiaderente bem grande – aqui vale um reforço: faça uma boa quantidade para aproveitar o tempo, de forno inclusive. No meu caso, deu duas assadeiras, pra ser exata.
A beterraba eu só descartei a extremidade e depois cortei em cubos grandes, com casca e tudo. feito isso, basta juntar lá na assadeira com os tomates. Depois vem todos os outros ingredientes (cebola em cubos, dentes de alho inteiros, sme casca e folha de louro), espalhados pela assadeira. Rega com azeite, tempera com um pouco de sal (pouco, porque você usa o molho depois em suas receitas e aí sim finaliza com a quantidade de sal que quiser), pimenta e coloca o manjericão, sem desfolhar (pq ele vai ser descartado depois também). Sim, pode usar alecrim – eu gosto bastante também.

como fazer molho de tomate caseiro

Daí leva pro forno por uns 50 minutos ou até que a beterraba esteja cozida – não precisa estar suuuuuuper macia, é só testar com a pontinha de uma faca, se entrar, está no ponto. O resultado é que tomate, cebola e alho vão caramelizar e é isso que a gente quer.

Agora é hora de pescar os ingredientes. Chato, mas tenha fé que é uma etapa importante se você prefere um molho mais pedaçudo. Retire os galhos de manjericão e descarte. Para o liquidificador leve os cubos de beterraba, o alho, as cebolas (todas ou não, você decide – eu gosto de deixar um pouco da cebola em cubos) e parte dos tomates, além da pele de todos eles. A pele dos tomates sai facilmente depois que eles assam e tudo que vc tem a fazer é puxar. Eu deixo parte dos tomates (já sem a pele) sem bater porque gosto de molho mais rústico, mas se você prefere ele lisinho apenas bata tudo no liquidificador e pronto! Se for preciso, acrescente um tico de água para ajudar a bater.

como fazer molho de tomate caseiro

Depois de batido, coloque em uma panela grossa com o restante dos tomates assados que ficaram na assadeira (se você bateu tudo, apenas leve para a panela). Coloque em fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de uma hora, mexendo vez ou outra. Pronto!

como fazer molho de tomate caseiro

Deu trabalho? Deu, mas quando você provar o molho por cima daquela massa incrível, volta aqui e me diz se não valeu a pena ;)

Eu mostrei um pouco do processo lá no Stories do Instagram. Já me segue lá? @faby_zanelati

Até mais, cuidem-se!

Fã de tomate?
Veja também essa receita escândalo de Chutney de Tomate.

Você Pode Gostar Também

2 Comentários

  • Reply
    tinacrocce
    9 de setembro de 2020 at 19:36

    Oi Faby!

    Ficou mais de linda a sua cozinha. As fotos então, nem vou comentar… Amei todas.

    beijos e keep going.

  • Reply
    Malfatti
    21 de outubro de 2020 at 16:03

    […] o que deixa os bolinhos extremamente leves, uma delícia. Pra acompanhar usei a minha receita de molho de tomate, publicada aqui. Recomendo fortemente essa […]

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.