Bolinho assado de siri


(foto: Ingrid Calderoni)

Era dia de envasar mais uma cerveja das Maltemoiselles e, por consequência, era mais um dia de muitas risadas e comilança. Apesar de estarmos nos despedindo de uma confreira, que segue vida nova nazoropa, brindamos muito e comemoramos o sucesso da golden ale (ainda sem um nome oficial). E assim foi.

Para petiscar providenciei esses bolinhos de siri, do livro Canapés. Por serem assados, são super levinhos e acompanham um molhinho simples e bem gostoso, que orna muito com o siri. Coisa rápida, sem sujar panela, dá uma olhada…

Para uns 50 bolinhos…

Em uma tigela misture 500gr de carne de siri, 1 cebola picada, 1 colher de chá de melaço (ou mel), 1 colher chá de mostarda dijon, 1 colher chá de Tabasco, 2 colheres chá de molho inglês, 1 colher sopa de molho Horseradish (de rabanete, que você encontra na seção de importados so supermercado ou no Santa Luzia), suco de meio limão, 3 colheres sopa de maionese.

A ideia é fazer uma massa, como a da foto, que aos poucos você vai dar liga com farinha de rosca… umas 5 ou 6 colheres mais ou menos. Acerte o sal e a pimenta e quando a massa estiver boa pra manusear e fazer bolinhos, está no ponto.

Depois, é só passá-los pela farinha de rosca, levar à geladeira por uns 30 minutos e depois ao forno pré-aquecido a 200ºC numa assadeira untada até eles ficarem…

… assim ó :) – leva uns 15 minutinhos.

Gente, é bolinho feito no forno, então… ele vai assar assim mesmo, sem ficar muito por igual. Não se estresse com isso – ele fica crocante do mesmo jeito e delicioso, sem necessidade de assar demais. Agora, se você fizer questão de fritar, faça-o por imersão, ok?

Aqui, o resultado final (!!!!!) Bolinho crocante por fora e macio por dentro… praticamente só siri e o tempero – sem ovo, sem muita farinha e sem complicação.

Para servir, a sugestão é esse molhinho de mostarda dijon

Misture 4 colheres de sopa de maionese, suco de meio limão, 1 colher sopa bem cheia de mostarda dijon (ou mais, se você curtir mais picante), sal, pimenta do reino e cebolinha picada. É só misturar bem e servir sob os bolinhos e finalizar com tomate sem semente picadinho, ou serví-lo à parte.

Sucesso, viu? Sirva com espumante geladinho em ocasiões festivas – ou não. Afinal, todo dia deveria ser uma festa, né? ;)

6 Comments
  • Giuliana
    setembro 19, 2012

    Hummmmm que delícia de bolinho.
    Minha cidade é meio atrasada pra certas coisas, por isso a pergunta: se eu não encontrar o molho Horseradish posso deixar o bolinho sem???
    Quero já fazer no fds!!! Nham!!

    Beijnhos
    =***

    • Faby
      setembro 20, 2012

      Pode sim Giuliana. Ele acrescenta uma certa picância ao bolinho, mas vc pode deixar sem ele ou mesmo substituir por algum outro molho picante.

      Um beijO!

  • kARINA
    outubro 29, 2012

    Oi Fabi, será que se substituir o siri por frango fica bom também? Ou você sugere outra carne? Bjs

    • Faby
      outubro 29, 2012

      Karina, neste caso eu acho que o siri é o ideal mesmo. O frango talvez ficasse bom, mas teria que testar mesmo.

      Bjo!

  • ane
    fevereiro 19, 2014

    Será que no lugar do Horseradish um tantinho de Tabasco…?

    • Faby
      fevereiro 19, 2014

      Pode ser Ane, mas o HOrseradish é um pouco diferente né? Ele tem um sabor mais azedinho. Mas vale a tentativa sim.

      Bjo!

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*