Receitas sobremesas

Gelatina colorida

Uma coisa sobre mim que talvez você ainda não tenha percebido: eu sou (um pouco) teimosa. Dito isso, fica fácil entender porque diabos eu inventei de fazer gelatina, ou melhor, inventei de passar o dia fazendo gelatina! O estopim dessa maluquice foi um post da Pionner Woman (não conhece? corre lá, pelamor!) com uma receita de gelatina linda, perfeita, irritantemente perfeita.

Oras, minha indignação com a perfeição da gelatina foi tanta que postei lá no Facebook do blog um comentário dizendo que queria conhecer os seres humanos capazes de tamanha perfeição. Pois não é que teve uma pá de gente me dizendo coisas do tipo “ah que nada, é mole!” “super fácil” “não tem segredo”? Enfim, tapa na minha cara que não sei fazer nem gelatina de uma cor só ficar boa. Dã :P

Corri para o supermercado e comprei SETE pacotes de gelatina…

– Ah é? Pois vou fazer uma gelatina colorida escândalo e é agouuuura! 

Sim, eu sou dessas que quando encasqueta com algo…. pffff! Só por Deus!

O resultado é esse aí – uma gelatina GLBT muito gostosinha, trabalhosa e impossível de desenformar direitinho na fôrma que escolhi (funda e sem buraco).

Receita não tem né gente? O lance é usar meia lata de leite condensado e uma caixinha de creme leite para fazer as faixas com o degradê das cores. Basta misturá-los bem e deixar reservado. Depois, basta preparar a gelatina conforme instruções da embalagem, separar metade do líquido já pronto e em uma dessas metades acrescentar um pouco da mistura de leite condensado e creme de leite. Ah sim, claro… tem que gelar camada por camada né? Não pode ter pressa nem afobamento.

Algumas dicas…

1) Prepare as gelatinas com menos água do que o recomendado na embalagem – isso a deixa firme mais rápido. Minha medida é 200ml de água morna e 100ml de água gelada;

2) Use uma forma de buraco no meio e deixe-a molhadinha antes de começar a colocar as gelatinas ou faça numa refratária retangular e depois corte-a em quadradinhos para servir (fica loosho);

3) Para desenformar, minha amiga Gisele Montenegro deu o truque: secador de cabelo! Passe-o pela fôrma e a gelatina vai desgrudar mais facilmente;

4) Se você for uma Jedi da paciência, que tal preparar potinhos individuais dessa gelatina para a criançada ou para a sobremesa daquela festa psicodélica que você sempre quis dar (como assim você NUNCA quis dar uma festa psicodélica? rs) ?

Por fim, como a minha gelatina ficou bem feia, acendi lá no Face uma polêmica e comecei uma campanha para libertar as comadres que se frustram quando a receita pronta fica uó e bem diferente da foto da revista. Photoshop eCZiste, gata! E eles usam MUITO na foto da receita #ficaadica

Moral da história: seja feliz com a gelatina que Deus te deu :)

Ah! Você ainda não curte o blog lá no Facebook? Ah vá! Corre lá, criatura!

Fica aqui bem claro que, pra mim, a mestra suprema da gelatina colorida é a Heloisa Montenegro. E ela nem precisa de Photoshop! (irritante, igual a Ree Drumond…rs).

Você Pode Gostar Também

21 Comentários

  • Reply
    Thássila Vieira
    5 de fevereiro de 2013 at 11:56

    ahha…super adorei o post!
    Vou falar que tenho dessas doideras tbm! de colocar uma receita na cabeça e ter q sair correndo para fazer!
    E pra falar bem a verdade…essa da gelatina era uma delas! mas…. deu até medo! kkk
    Se eu fizer… certeza que faço numa forma quadrada só para não ter o mega trabalho de desenformar! rs
    vamos ver… talvez ainda tenha paciência e faça!

  • Reply
    Daiane
    5 de fevereiro de 2013 at 12:33

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

    então o mundo está explicado! é tudo photoshopzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    Gente, sua gelatina fotochopada está ABSOLUTA! E eu achando que meu grau de estabanadice era altíssimo! É só normal.

  • Reply
    Gisele
    5 de fevereiro de 2013 at 12:49

    Adorei o post.
    Aguardando as novidades no Pimenta.
    Bjs

  • Reply
    Lívia
    5 de fevereiro de 2013 at 13:07

    Me conquistou! Já tnha visto a foto da gelatina e tenho aqui bem umas 15 caixinhas (isso mesmo 15, meu mardio tem problema, td vez que vai no mercado traz umas 6)… Vou fazer !!!!

  • Reply
    Regina Célia
    5 de fevereiro de 2013 at 13:59

    Faby, sou desnaturada, porque recebo tanta coisa legal e não comento. Adoro seus posts que recebo por email e no facebook. Mas este eu tinha que comentar.
    Bem, ri muito quando vi voce comentar no face hoje
    . Meu marido tem inicio de diabetes.
    E fomos convidados para um almoço domingo. Fui ao mercado toda animada para fazer esta gelatina colorida, pq encontrei tudo diet.
    Mas todas receitas que eu pesquisava, era 150 ml de água quente e 150 de água fria. Mas a teimosa aqui começou seguindo a caixinha. E além disto, ainda coloquei no congelador ( não pode…), pq ela demorava demais a endurecer…e eram muitas camadas. Bem, fui dormir meia noite, por causa dela.
    Como demorava demais, resolvi diminuir a quantidade de água.
    Quando a desenformei, a camada que tinha mais água desmoronou…e virou tudo uma coisa só. Um desastre. Mas não desisti, como voce. Já comprei e vou fazer tudo direitinho. Uma dica…não fui fazendo com espaço de tempo grande. Fui colocando a camada seguinte na geladeira, enquanto a anterior ia endurecendo. Um tempinho, não demais.
    Bem, vou fazer domingo, para toda familia. Espero que dê certo, nem que fique de castigo o dia todo.
    Grande beijo no coração.
    ( Escrevi demais..nem precisa coloca-lo…rss)

    • Reply
      Faby
      5 de fevereiro de 2013 at 14:06

      Ah Regina Célia, nada como persistir, né?
      Eu também ia colocando as gelatinas já na geladeira mas com 15 camadas a coisa fica bem doida em certo momento, viu? KAKAKAKAKAKKAKKAKAKAKAA

      Sobre a quantidade de água, acho que as próprias embalagens já deveriam dar a quantidade certa. Quase todas pedem 500ml de água… é muita água!

      Me conta depois como ficou a nova tentativa ok?

      Bjo!

  • Reply
    Ana
    5 de fevereiro de 2013 at 16:39

    Ahh mas ficou lindaaa sua gelatina Faby!!
    E nao falei q era facil?!! rs!! (eu fui uma das q postou a foto no facebook, hehe!)
    Eu ja fiz e faz o maior sucesso, com adultos e criancas. O lance mesmo eh ter tempo, fazer num dia q vc esta trabalhando/fazendo coisas em casa, assim vc monitora as camadas.
    Por isso q eu adoro seu blog, legal demais da conta!!
    Beijos
    Ana

  • Reply
    Renata
    5 de fevereiro de 2013 at 19:26

    Eu amo gelatina colorida, mas sempre fiz aquela que se corta em cubinhos e depois mistura leite condensado + creme de leite + gelatina sem sabor. Estou louca para experimentar nesse formato que tu mostraste.
    Meu problema é que quase sempre a minha fica aquela casquinha durinha no fundo, sabe? Acho aquilo horrível, sempre tiro quando vou cortar os cubinhos. Não sei se é porue a gelatina está mal dissolvida, se tinha que deixar ficar mais fria antes de colocar na geladeira…é um mistério para mim.

    Beijo

  • Reply
    Karina Batista
    5 de fevereiro de 2013 at 19:30

    Faby, sua gelatina ficou lindíssima. Com e sem photoshop. E como missão dada é missão cumprida, lá vou eu tentar fazer a minha obra de arte. Depois conto como ficou. Beijo

  • Reply
    Paula Mello
    5 de fevereiro de 2013 at 19:50

    Essa receita é daquelas que a gente inventa e depois aguenta!! Nada como o bom humor para dar um jeito. Se não ficou perfeito, paciência, na próxima fica melhor.

    Ainda sou do tempo de colocar a gelatina numa assadeira e depois cortar em cubinhos e colocar no creme de leite com o leite moça (+ gelatina incolor). Misturo bem e daí coloco numa forma bonita de pudim UNTADA bem de leve com óleo de canola (que eu não sou doida nem nada!)

    Desenforma que é uma beleza, fica linda cheia de cubinhos coloridos e tá bom demais da conta! Eu use sempre metade da água e somente quente. Dá certo…

    Ainda não me animei a essas peraltices em camadas como a sua rsrsr talvez se for duas ou três cores no máximo!! Fala sério, 7 cores???

    beijo

  • Reply
    Gabriela
    5 de fevereiro de 2013 at 20:37

    O que você usa pra ficar branco?

    • Reply
      Faby
      6 de fevereiro de 2013 at 10:17

      Tá aí no post, Gabriela: leite condensado e creme de leite!

      Bjo!

  • Reply
    Luciana Betenson
    7 de fevereiro de 2013 at 14:36

    Ameii esta lindeza! Certamente farei na minha próxima festa psicodélica :-D

  • Reply
    Nara
    11 de fevereiro de 2013 at 21:58

    Faby, meu sonho é fazer uma assim tb. Todas as vezes que tento fica um desastre… mas confesso que minha paciencia de esperar ela endurecer é curta. Deve ser por isso. Eu não entendi o segredo do leite condensado + creme de leite. Coloca em uma metade só e depois junta tudo? Vc coloca só na gelatina de cor branca ou em todos. Eu juro que não entendi :( É pra gelatina não ficar com aspecto transparente? É pra isso??? Tô aqui encucada, hehehe

    • Reply
      Faby
      13 de fevereiro de 2013 at 9:22

      Nara, não tem segredo… e não tem gelatina de cor branca, olha só…
      1) mistura o creme de leite e o leite condensado e reserva.
      2) prepara a gelatina conforme a embalagem e separa em duas partes
      3) em uma das partes vc junta um pouco da mistura de leite condensado e creme de leite e na outra não mistura nada (a que recebeu o leite condensado vai ficar opaca e a que não recebeu fica transparente).
      4) leva pra gelar as camadas na ordem que vc quiser.

      • Reply
        Nara
        17 de fevereiro de 2013 at 13:39

        Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah agora que eu entendi… por isso que tem 2 tons de rosa, 2 tons de amarelo, 2 tons de roxo, 2 tons de azul, meu Deus que lindo, eu quero. Obarigada Faby! E tudo de bom!!!!

  • Reply
    Léia
    13 de fevereiro de 2013 at 18:54

    Oi Faby, deve dar uma trabalheira danada fazer cada camada, exige paciência, mas ficou linda, valeu à pena.Arrasou querida.Beijos.

  • Reply
    Ricardo Macedo
    19 de fevereiro de 2013 at 17:18

    Muito obrigado pela receita. Meu filho de 4 anos adora deixar as coisas coloridas, desenhos, pinturas, tudo que é colorido. Quando vi o post na hora pensei em fazer para ele. Ficou excelente, só adaptei o creme branco colocando leite de coco no lugar do creme de leite e o tempo para endurecer a gelatina, pesquisei outras receitas e vi que indicavam 15 minutos no congelador.
    Ficou muito bom e tanto ele quanto minha filha adorou.

  • Reply
    Do outro lado da tela | Pimenta no Reino
    21 de fevereiro de 2013 at 10:57

    […] A gelatina colorida do Ricardo arrasou. Quer fazer também? Aqui ó.  […]

  • Reply
    Selma
    27 de outubro de 2013 at 7:51

    Oi Faby, vou te contar um segredo… a pessoa que colocou a foto perfeita fez as gelatinas mais branquinhas com leite de cocô!! Por isso elas ficam mais firmes e lisinhas!! Mas a sua com certeza ficou mais gostosa!! Vou tentar fazer…

  • Reply
    SôniaFerreira
    25 de dezembro de 2013 at 4:29

    Amei seu post.Você é muito bem humorada. Parabéns pela gelatina. Ficou 10!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.