Nem vou dizer que voltei de novo. Quem me acompanha no Instagram (@faby_zanelati) sabe que minha vida deu outro plot twist e, dessa vez, um beeeeem grande <3
Então, sem mais delongas vou pular a parte da aventura que virou minha vida e vou logo deixar aqui uma receitinha que é simplesmente d e l i c i o s a e vem lá da Ucrânia e das bandas da Rússia e Polônia. Como estamos em plena #Rússia2018, achei que era o prato perfeito para o último feriado e ó, só sucesso, tipo a seleção francesa (não falemos sobre futebol, ok? rs).
O prato chama Vareniki e trata-se de uma massa com recheio de batata e cebola, que lembra o dumpling. É o tipo de prato que prova que poucos ingredientes fazem grandes receitas e eles podem ser os mais simples possíveis, tipo trigo, batata e cebola – incrível não é? Adoro esse poder de pegar ingredientes básicos, do dia-a-dia, e transformar em um prato bacanudo, saboroso e surpreendente.
O preparo tem etapas e é bom pra você fazer naquele dia em que está de bem da cozinha, tomando uma tacinha de vinho e ouvindo música boa ou rindo com a família e os amigos. Aliás, este é um prato que tem cara de grandes encontros com quem a gente ama… eu diria que é um prato super família ;)
O recheio
A primeira coisa a fazer é cozinhar a batata. Para esta receita você pode usar 500gr de batata e ao final vai ter cerca de 40 varenikis de tamanho médio. Cozinhe as batatas até ficarem macias e passe-as pelo espremedor. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada na hora – ela é importantíssima nesta receita ok? Capricha.
Reserve a batata amassada e corte em cubos pequenos ou em tirinhas bem finas 600gr de cebola. Leve a cebola para uma panela larga, tempere com sal e deixe dourar, caramelizar. Leva tempo e exige paciência mas vale a pena, believe me.
Quando a cebola estiver moreninha junte 2/3 dela na massa de batata amassada e misture bem. Reserve o restante para finalizar o prato.
A massa
Em uma tigela grande coloque 350gr de farinha de trigo, faça um buraco no meio da farianha e junte 200ml de água quente com 30gr de manteiga (derreta a manteiga na água quente) e uma pitada de sal. Agora vá misturando com as mãos até formar uma massa. Leve para uma bancada enfarinhada e sove por uns 15 minutos (eu usei batedeira com gancho de massa). Depois de sovar, faça uma bola com a massa e deixe-a descansar fora da geladeira por 30 minutos. Passado este tempo, pode abrir a massa com uma máquina de macarrão ou rolo. A espessura não precisa ser finíssima, mas também não pode ser grossa demais. Com um cortador (ou a boca de um copo grande) corte círculos da massa e coloque uma colherzinha do recheio em um dos lados. Passe um dedinho de água na borda da massa e una, formando um pastelzinho.
Coloque uma panela grande no fogo e ferva uns 2 litros de água com um pouco de sal. Assim que a água ferver, coloque os varenikis para cozinhar – uma pequena quantidade de cada vez. Quando eles sobem é só esperar 1 minutinho e pronto.
Retire os varenikis cozidos com a escumadeira e coloque em uma frigideira larga com um pouco de manteiga. Não precisa escorrer o vareniki e nem passá-lo por água fria, ok? É o amido da farinha e a manteiga que farão o “molhinho”. Faça o processo com toda a massa, coloque em uma travessa e cubra com a cebola reservada.
Sirva quente, com um bom vinho. Se quiser, finalize também com parmesão ralado ou junte uma pequena quantidade à massa de batata, se você for queijólotra ;)
6 Comentários
Cristina de Souza
12 de julho de 2018 at 15:35Na Polônia se chama pierogi (fala pierogui), e além desse clássico, com batata e cebola, tem outros recheios (cogumelos, espinafre, carne), e todos os que comi quando estive em Cracóvia estavam deliciosos! Aliás, era nosso jantar (meu e do meu marido) todas as noites, porque é bom e barato! Obrigada pela receita!!
Barbara
13 de julho de 2018 at 10:46Que delícia!
fiz intercâmbio e fiquei na casa de uma família de origem ucraniana.
Se me lembro bem, a receita deles levava iogurte na massa…
vou tentar resgatá-la!
obrigada por trazer à memória uma recordação tão boa…
abs
Janaina
24 de junho de 2020 at 23:47Faby, conheço uma receita parecida, pirogui. Fazia no restaurante típico alemão q trabalhei até a pandemia fecha-lo. . Essa da cebola caramelizada é demais, é na hr de servir, fritavamos o bacon, douravamos os pastéis um pouco de farinha, e creme de leite fresco para o molho. Supimpa.
Quero fazer este seu…obrigada Rainha!!
Janaina
4 de agosto de 2020 at 16:43Ai Faby, suas palavras, suas receitas , suas fotos. Vc me faz também, me dá muito entusiasmo de ir pra cozinha.
Faby
13 de outubro de 2020 at 17:36Janaina, sua linda.
Bjo!
Janaina
4 de agosto de 2020 at 16:44Me fazem tão bem*******