massas principais Receitas vegetarianos

Vareniki

receita de vareniki

Nem vou dizer que voltei de novo. Quem me acompanha no Instagram (@faby_zanelati) sabe que minha vida deu outro plot twist e, dessa vez, um beeeeem grande <3

Então, sem mais delongas vou pular a parte da aventura que virou minha vida e vou logo deixar aqui uma receitinha que é simplesmente d e l i c i o s a e vem lá da Ucrânia e das bandas da Rússia e Polônia. Como estamos em plena #Rússia2018, achei que era o prato perfeito para o último feriado e ó, só sucesso, tipo a seleção francesa (não falemos sobre futebol, ok? rs).

O prato chama Vareniki e trata-se de uma massa com recheio de batata e cebola, que lembra o dumpling. É o tipo de prato que prova que poucos ingredientes fazem grandes receitas e eles podem ser os mais simples possíveis, tipo trigo, batata e cebola – incrível não é? Adoro esse poder de pegar ingredientes básicos, do dia-a-dia, e transformar em um prato bacanudo, saboroso e surpreendente.

O preparo tem etapas e é bom pra você fazer naquele dia em que está de bem da cozinha, tomando uma tacinha de vinho e ouvindo música boa ou rindo com a família e os amigos. Aliás, este é um prato que tem cara de grandes encontros com quem a gente ama… eu diria que é um prato super família ;)

receita de vareniki

O recheio

A primeira coisa a fazer é cozinhar a batata. Para esta receita você pode usar 500gr de batata e ao final vai ter cerca de 40 varenikis de tamanho médio. Cozinhe as batatas até ficarem macias e passe-as pelo espremedor. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada na hora – ela é importantíssima nesta receita ok? Capricha.

Reserve a batata amassada e corte em cubos pequenos ou em tirinhas bem finas 600gr de cebola. Leve a cebola para uma panela larga, tempere com sal e deixe dourar, caramelizar. Leva tempo e exige paciência mas vale a pena, believe me.

Quando a cebola estiver moreninha junte 2/3 dela na massa de batata amassada e misture bem. Reserve o restante para finalizar o prato.

receita de vareniki

A massa

Em uma tigela grande coloque 350gr de farinha de trigo, faça um buraco no meio da farianha e junte 200ml de água quente com 30gr de manteiga (derreta a manteiga na água quente) e uma pitada de sal. Agora vá misturando com as mãos até formar uma massa. Leve para uma bancada enfarinhada e sove por uns 15 minutos (eu usei batedeira com gancho de massa). Depois de sovar, faça uma bola com a massa e deixe-a descansar fora da geladeira por 30 minutos. Passado este tempo, pode abrir a massa com uma máquina de macarrão ou rolo. A espessura não precisa ser finíssima, mas também não pode ser grossa demais. Com um cortador (ou a boca de um copo grande) corte círculos da massa e coloque uma colherzinha do recheio em um dos lados. Passe um dedinho de água na borda da massa e una, formando um pastelzinho.

Coloque uma panela grande no fogo e ferva uns 2 litros de água com um pouco de sal. Assim que a água ferver, coloque os varenikis para cozinhar – uma pequena quantidade de cada vez. Quando eles sobem é só esperar 1 minutinho e pronto.

receita de vareniki

Retire os varenikis cozidos com a escumadeira e coloque em uma frigideira larga com um pouco de manteiga. Não precisa escorrer o vareniki e nem passá-lo por água fria, ok? É o amido da farinha e a manteiga que farão o “molhinho”. Faça o processo com toda a massa, coloque em uma travessa e cubra com a cebola reservada.

Sirva quente, com um bom vinho. Se quiser, finalize também com parmesão ralado ou junte uma pequena quantidade à massa de batata, se você for queijólotra ;)

Você Pode Gostar Também

6 Comentários

  • Reply
    Cristina de Souza
    12 de julho de 2018 at 15:35

    Na Polônia se chama pierogi (fala pierogui), e além desse clássico, com batata e cebola, tem outros recheios (cogumelos, espinafre, carne), e todos os que comi quando estive em Cracóvia estavam deliciosos! Aliás, era nosso jantar (meu e do meu marido) todas as noites, porque é bom e barato! Obrigada pela receita!!

  • Reply
    Barbara
    13 de julho de 2018 at 10:46

    Que delícia!
    fiz intercâmbio e fiquei na casa de uma família de origem ucraniana.
    Se me lembro bem, a receita deles levava iogurte na massa…
    vou tentar resgatá-la!
    obrigada por trazer à memória uma recordação tão boa…
    abs

  • Reply
    Janaina
    24 de junho de 2020 at 23:47

    Faby, conheço uma receita parecida, pirogui. Fazia no restaurante típico alemão q trabalhei até a pandemia fecha-lo. . Essa da cebola caramelizada é demais, é na hr de servir, fritavamos o bacon, douravamos os pastéis um pouco de farinha, e creme de leite fresco para o molho. Supimpa.
    Quero fazer este seu…obrigada Rainha!!

  • Reply
    Janaina
    4 de agosto de 2020 at 16:43

    Ai Faby, suas palavras, suas receitas , suas fotos. Vc me faz também, me dá muito entusiasmo de ir pra cozinha.

    • Reply
      Faby
      13 de outubro de 2020 at 17:36

      Janaina, sua linda.

      Bjo!

  • Reply
    Janaina
    4 de agosto de 2020 at 16:44

    Me fazem tão bem*******

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer Cebola Empanada Receita de Cuscuz Paulista Como fazer Arroz Doce Receita de Curau Como fazer Maçã do Amor