de festa Receitas tortas e quiches

Torta fácil (e boa pra limpar a geladeira)


Gente… Natal chegou, Reveillon tá aí e a gente sabe o que vai acontecer né? Vamos fazer MUITA COMIDA! Nossa missão será alimentar X pessoas, mas faremos comida suficiente para o dobro desse X (equação de gente loka, loka, loka). Aqui pelo menos é assim.

Tá, só que ninguém aqui é doido de desperdiçar comida, certo? Ainda mais comida boa! Ainda mais com tanta gente que não tem condições de ter uma ceia. Ou seja, jogar comida está fora de cogitação. Combinado?

Daí você me pergunta: “O que fazer com tanta sobra?”. Bem, doar é uma opção. Diversas paróquias oferecem almoços de Natal feitos apenas com doações de pratos prontos. Quem sabe se você se informar no seu bairro? Se não for possível doar, o jeito é reinventar, reciclar, reler, recriar… enfim, usar a imaginação e aproveitar toda a delícia que sobrou. Hoje vou dar uma sugestão que você pode fazer utilizando as sobras de tender – uma torta batuta que fica uma delícia!

Comece pela massa…

Misture 1 1/2 xícara de farinha de trigo com 1 xícara maizena, 1 xícara de manteiga (ou margarina) e sal a gosto. Amasse bem até ficar uniforme. Enrole um filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Para o recheio a ideia é usar o que você tiver. Aqui eu fiz o seguinte… Em uma tigela misturei o tender picadinho, cebola em cubos pequenos, tomate sem pele e sem semente cortado em cubinhos, queijo prato ralado, azeitona picada, uva passa e temperei tudo com sal e pimenta do reino.
No liquidificador bati 2 ovos, 1 xícara de leite, 1 pote de creme de minas frescal (mas pode ser cottage, requeijão ou qualquer queijo cremoso) e 1 colher (sopa) de maizena. É só bater e reservar.

A montagem

Abra a massa no fundo e laterais de uma fôrma de fundo removível. Por cima coloque a misturinha de tender, espalhando bem por toda a massa e junte o líquido que você bateu no liquidificador.

Asse em forno médio preaquecido por 45 minutos ou até que esteja dourado.

Sirva no lanchinho preguiçoso pós Festas e aproveite! Use a mesma ideia da massa para aproveitar também as sobras do peru, do chester e até do pernil. Não tem erro e você não se sente culpada por ter feito tanta comida (eu me sinto!).

Volto antes do Natal pra dar um xêro em vocês e ensinar uma mousse de alho poró supimpa para sua ceia. Segura aê! ;)

Você Pode Gostar Também

4 Comentários

  • Reply
    Silvio Faz
    19 de dezembro de 2013 at 21:32

    Esses “”restinhos”” de festas se bem guardados na geladeira ficam realmente deliciosos com essas recriaçÕes! Vou aproveitar a receita da massa que desse jeito ainda não conhecia! Obrigada e Feliz Natal!

  • Reply
    Luciana Betenson
    2 de janeiro de 2014 at 17:34

    Faby… por favor quantas gramas a xícara de manteiga? Bjs!

    • Reply
      Faby
      6 de janeiro de 2014 at 17:12

      Quantas gramas? Av Maria, Lu! E vc acha que eu sei? kakakakakaka
      Uso uma xícara medidora, vou ver quanto é.

  • Reply
    edvania
    6 de janeiro de 2016 at 13:07

    Adorei esta receita muito obrigada por dividila com nosco .

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.