Receitas tortas e quiches

Tarte de frango e abacaxi

Bom, já começo o post me desculpando. Sumi né? Mas ó, tá babado, gente! Em outro post eu conto. Segurem aí!

Agora, sobre a receita do post, lá vem polêmica… Eu ia chamar de Quiche à Moda Thai, mas aí lembrei que ouvi numa aula uma vez que quiche tem que ter o recheio à base de ovos e leite – duas coisas que não tem nessa minha invenção. Pensei em chamar de torta… mas né, torta quem que ter cobertura de massa – e essa não tem.

Foi então que postei a foto no Instagram e joguei pro universo, ou melhor, pro meu amigo Cobra, que é estudante de gastronomia e muito mais sabido do que eu. Ele então me disse que isso é Tarte. Se ele disse, tá dito! Tarte, então.

O recheio aqui tem uma pegadinha Thai, uma coisinha agridoce por conta do abacaxi. Gente, ficou s.e.n.s.a.c.i.o.n.a.l! Sério mesmo. Tentem em casa! A massa é bico de fazer e o recheio é o que vier na sua cachola… eu só vou dar uma ideia, tsá? Bora lá…

A massa

Ponha numa tigela os ingredientes secos… 280g de farinha de trigo peneirada e 1 colher café de fermento em pó. Junte então 1 ovo inteiro ligeiramente batido, 3 colheres de sopa generosas de iogurte natural, 140g de manteiga e uma pitada de sal. Daí é só misturar com a ponta dos dedos e ir mexendo a massa até que ela esteja macia, lisinha e homogênea. Enrola a massa num plástico filme e leva à geladeira por meia hora mais ou menos.

O recheio

Aqui eu fiz o seguinte… Cozinhei um peito de frango com osso numa mistura bem aromática: louro, cravo, muito gengibre, cebola, alho, sal, curcuma e pimenta dedo de moça. Cobri com água e deixei na pressão até o peito ficar beeem macio. Depois, desfiei no processador  comecei a preparar o recheio da tarte (estranho essa coisa de tarte, né? rs).

Peguei aquele franguinho já desfiadinho, botei numa tigela e juntei: cream cheese (1 potinho pequeno), uva passa branca sem semente (um bom punhado), abacaxi cortado em cubos grandes, cebolinha picada e pimenta dedo de moça (sem as sementes) também picadinha. Misturei bem, acertei o sal e o recheio estava pronto.

Voltando à massa…

Depois de passar aquela meia horinha na geladeira, você pega a massa e forra com ela o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível, faz uns furinhos com o garfo (só para a massa não subir) e leva ao forno médio pré-aquecido por uns 15 minutos.

Retire do forno, junte o recheio e volte pro forno, dessa vez por uns 20 minutos até que a massa esteja douradinha. O recheio já está todo cozido e a ideia é que o abacaxi não derreta, ok?

Se joga na Tarte, Quiche, Torta ou whatever!

Você Pode Gostar Também

4 Comentários

  • Reply
    Camila Oliveira
    25 de novembro de 2012 at 20:27

    Fabi, Tarte é torta em francês, hihihi…
    Ótima combinação, deve ficar luxo!

    • Reply
      Faby
      26 de novembro de 2012 at 8:46

      TÔ ligada Camila. Chic, né? rsrsrsrs

      Bjo!

  • Reply
    Magda
    18 de dezembro de 2012 at 1:50

    Nossa, me deu água na boca só de ver.
    Não vejo a hora de chegar o final de semana pra fazer esse Tarte para o maridão.
    Ele adora essa mistura do doce com salgado.
    Bjs!

  • Reply
    Almoço de Natal sem erro e sem frescura… | Quem não arrisca, não petisca!
    27 de dezembro de 2012 at 15:36

    […] Tarte de Frango e Abacaxi […]

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer Choco chip cookie Nhoque de ricota e espinafre O que fazer com sobras de arroz? Como fazer massa fresca Espaguete de abobrinha com pesto de agrião