carnes cozinha rápida Receitas

Tartar de filé com queijo de cabra

Já comentei aqui que quando o marido resolve ir pra cozinha só quer saber de coisa glam, né? Arroz, feijão e bife ele não quer fazer não! ;)

Pois então, esse tartar é o resultado de seu último passeio pelo fogão (embora o prato seja cru…hohoho) e ó, ficou sensacional. A inspiração veio da Coleção A Grande Cozinha, mas ele fez algumas adaptações. Prato gostoso, fácil de fazer e de grande efeito visual… vem comigo?

O primeiro passo é cortar em cubos pequenos 250gr de tomate cereja e deixá-los em uma peneira por uns 40 minutos. O intuito é recolher aquela água que o tomate solta e guardá-la, para usar no molhinho emulsionado que acompanha o prato.

Enquanto os tomates descansam, pegue 100gr de queijo de cabra, tempere com sal, pimenta e um pouquinho de azeite e reserve.

Agora a carne…

São 500gr de filé mignon super limpo e finamente picadinho (ele mandou moer e foi lindo também) – a carne tem que ser boa, fresca, porque será servida crua, ok? Coloque a carne em uma tigela e acrescente: 20gr de alcaparras picadas, 30gr de azeitonas verdes sem caroço (ele usou a preta), 25 gr de minipepinos (ele usou em conserva) e algumas folhinhas de rúcula. Misture tudo muito bem e tempere com sal, pimenta, azeite e algumas gotas de molho inglês. Misture novamente e acrescente por último o suco de 1 limão, 1 colher (sopa) de conhaque e 120gr de pão tostado cortado em cubinhos (no estilo crouton, saca? ele usou fatias de pão integral de forma, que foram levemente tostadas com um fio de azeite, mas a receita sugere o pão italiano cortado em micro cubos).

Tudo beeeem misturadinho, chegou a hora de montar o prato lindão…

Use um aro ou, se não tiver, tente moldar os ingredientes no meio do prato, como na foto. Faça uma camada do tartar, cubra com o queijo de cabra e por cima os tomates picados. Sabe aquela água dos tomates? Junte a ela um pouco de azeite, misturando com um batedor para formar um molhinho emulsionado e regue o prato com ele.

Aqui, meu marido finalizou com sal negro e mais um pouco de azeite, além da rúcula. Não ficou lindão?

Adoro quando o marido arrasa :) Estou até pensando em colocá-lo como colaborador do blog, só para receitas loosho (se bem que ele também faz uma gororoba de macarrão que é famosa). O problema só vai ser a frequência da coluna, nééééé amooooor? Cof, cof, cof (coloque aqui a mensagem subliminar pedindo para o marido cozinhar mais) ♥♥♥

Tartar? What?

Tartar ou tartare é a preparação de um prato de carne crua e finamente picada. O tartare pode ser feito com carne de vaca, carne de cervo, salmão ou atum. O prato é popular na América do Norte e na Europa e considerado refinado. Geralmente, o tartare é servido com torradas.

A origem do prato é curiosa, alguns dizem que vem dos tártaros, povo nômade da Ásia Central que se alimentava de carne crua, armazenada sob o lombo do cavalo, onde o alimento durava mais e amaciava ao longo do dia. Com o tempo veio a idéia de adicionar algumas especiarias e o ovo, sendo criado o steak tartare. O povo da época creditava a ingestão de carne crua a grande força dos tártaros liderados por Átila, o rei dos Hunos, e começou a difundir o prato entre quem sonhava ganhar a força desses nômades.

Enfim, dentro da gastronomia tem-se que o Tartar é um prato clássico de origem russa, originalmente preparado com carne de gado, que ganhou notoriedade graças aos franceses. É uma receita que possui diversas variações, mas o ingrediente principal e obrigatório é a carne, seja qual for, crua e fresca, cortada em pequenos pedaços.
Traz bastante frescor a boca, principalmente os preparados a base de peixe.

Fonte: Cozinha da Janita

Você Pode Gostar Também

2 Comentários

  • Reply
    Lucia
    26 de fevereiro de 2012 at 12:03

    Isso pareceu muito bom, só que aqui em casa carne crua costuma ser rejeitada… mas vou experimentar com salmão para a familia :D

  • Reply
    ligia
    15 de março de 2012 at 21:03

    aamoooooo este prato, só que nunca tive coragem de fazê-lo!! agora, acho que vou tentar!! parece(com certeza está) delicioso!! parabéns!

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.