cozinha rápida pratos únicos principais Receitas vegetarianos

Panqueca de abóbora e parmesão

O nome panqueca já te remete aquela receita tradicional, recheada, que vai ao forno, certo? Ok, eu amo essa versão clássica, mas hoje vou mostrar uma ideia para variar um pouco o prato de um jeito prático e muito gostoso. Nós vamos seguir a mesma linha das Panquecas Americanas, só que vai ser salgada, perfeita para um almoço acompanhada de uma saladinha. Bora?

A primeira coisa que fiz foi cozinhar cubos de abóbora japonesa (cabotiã, cabotiá, cabochan, como preferir) até ficar macia e eu poder usar o amassador para fazer um purê. Precisei de 1 xícara de abóbora já amassada.

O próximo passo é colocar esse purê de abóbora numa tigela e juntar os demais ingredientes: 1 ovo, 1/2 xícara de farinha de trigo, 1/3 xícara de leite, 1/2 xícara de parmesão ralado e uma colher (café) de fermento em pó. Mexe bem e acrescenta o tempero: sal (cuidado pois o parmesão já é salgado!), pimenta do reino moída e noz moscada ralada. mistura bem e está pronta a massa da panqueca.

Em uma frigideira antiaderente vai um fiozinho de azeite e uma colheradas da massa (você pode ajeitar com a colher para deixar o formato arredondado). Abaixe o fogo e cozinhe até que perceba que as pontas estão firmes (use uma espátula pra testar). Se estiver firme, já dá para virar a panqueca e deixar dourar do outro lado também.

Pronto! Eu não disse que era fácil? ;)

Sirva a panqueca quentinha (o parmesão fica maravilindo derretidinho) com uma salada. Eu fui de tomates (comum e amarelo) com manjericão.

Ah! Eu também uso variações, como cenoura e abóbora moranga. Também dá para usar abobrinha crua ralada (que fica um espetáculo!), espinafre e brócolis. Por aqui é sempre um sucesso. E pra deixar a versão sem glúten, é só substituir a farinha de trigo pela de arroz.

panqueca_abobora_pap

Você Pode Gostar Também

8 Comentários

  • Reply
    Samara
    3 de novembro de 2015 at 23:01

    Já anotei a receita vou preparar depois venho aqui contar como ficou rsrsr.

  • Reply
    Tathiana
    11 de novembro de 2015 at 11:41

    Faby, oi!
    Essa panqueca ficou sensamara! rsrs
    Suas receitas são sempre ótimas. OBRIGADA! =)

  • Reply
    Andressa
    4 de dezembro de 2015 at 14:59

    A panqueca de abóbora foi um espetáculo em casa todos amaram. Realmente fica uma delícia e é melhor que a convencional. Ameiiii

    • Reply
      Faby
      11 de dezembro de 2015 at 12:03

      Eba Andressa!!!!

      Bjo!

  • Reply
    Andressa zanelli
    16 de março de 2016 at 21:07

    Confesso que já estava enjoada da panqueca tradicional. Resolvi seguir sua receita e foi sensacional. É pra lá de deliciosa. Todos amaram. Obrigada!!!

    • Reply
      Faby
      17 de março de 2016 at 14:07

      Oba, ANdressa! :)

  • Reply
    Ester
    21 de abril de 2020 at 23:03

    Fiz essa panqueca de abóbora adicionei um pouco de tapioca, fiz vários discos e montei uma torta com carne de lata (tradição mineira, carne de porco frita e conservada na banha) desfiada, coloquei catupiry e mussarela. FICOU SENSACIONAL!

  • Reply
    10 receitas de bolinho de abóbora que vão fazer a alegria dos convidados – Mari Carvalho
    25 de agosto de 2020 at 21:31

    […] Panqueca de abóbora e parmesão: para fazer essa panqueca você vai ter que preparar o purê de abóbora de uma forma um pouco […]

Deixe uma Resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer Cebola Empanada Receita de Cuscuz Paulista Como fazer Arroz Doce Receita de Curau Como fazer Maçã do Amor