Eu tinha visto há tempos uma receita dessa mousse no blog Panela de Barros e só estava esperando uma ocasião bacana para fazê-la. Minha ceia de pré-Natal foi a ocasião perfeita e o sucesso foi total.
Eu mudei um pouco a receita da Carol, então vou colocar aqui meu modus operandi…
Hidratei um pacotinho de gelatina incolor (só seguir as instruções da embalagem) e reservei.
No liquidificador bati: 1 caixinha creme de leite, 1 pote iogurte natural, 1 pote queijo minas frescal (250gr), 2 talos de alho poró em rodelas (só usei a parte mais branquinha), 2 colheres (sopa) molho inglês, azeite extra virgem (mais ou menos 1 colher sopa), noz moscada ralada, sal e pimenta branca. É só bater bem e quando estiver bem misturado, juntar a gelatina hidratada e bater de novo para misturar novamente.
Para enformar usei uma fôrma de terrine pequena (a minha tem 20x10cm) forrada com plástico filme untado com azeite, coloquei a mousse e levei para gelar de um dia para o outro. Para desenformar é bem fácil e a decoração fica por sua conta – usei geleia de physalis e maçã e uvas cortadas ao meio. Sirva para beliscar, antes da ceia, acompanhado de torradinhas e/ou grissinis.
As quantidades acima renderam exatamente o tamanho da fôrma, que serve muita, muita gente. Servi para 10 pessoas e não foi nem metade, ou seja, é uma receita super bacana para uma ceia com muita gente.
6 Comentários
Carol
23 de dezembro de 2013 at 12:23Ameeeeei que você fez a receita Faby! Que bom que gostou :) :* :*
Faby
23 de dezembro de 2013 at 16:24Adorei, Carol! Receita ótima!
Bjo e Feliz Natal!
ALINE MACHADO
26 de dezembro de 2013 at 13:05PARABENS PELAS BELAS RECEITAS DE RICOTA. Sou professora de laticinios a produtores rurais e sempre utilizo varias receitas para ensiná-los a comer ricota, que é um produto extremamente saudavel, quase só proteina e quase ninguem sabe consumir . Faço muitas receitas de ricota e sempre amam e o comentário é o mesmo, nossa e a ricota , tão sem graça.. mas assim eu gostei!!! Vc já fez ela doce imitando Danoninho, Chambinho? Fica uma delicia!!! Até p cobertura de bolo assim fica deliciosa!!
Grande abraço, quando quiser consultar algo sobre queijos, estou a disposiçãao.
Aline
Osvaldo
1 de janeiro de 2014 at 21:20Segui sua receita. Infelizmente foi um fracasso pois ficou bastante amarga. O que será que posso ter feito de errado?
Faby
6 de janeiro de 2014 at 17:13Oi Osvaldo,
Só pode ter sido o alho poró. Tente usar somente 1 talo na próxima vez.
Abs!
Dioneia das Virgens
9 de dezembro de 2015 at 8:44Parabéns ,pelas sugestões para o NATAL.