Perceberam que eu estou numa fase “lasanha” né? Pois é, estou. Ultimamente tudo que eu quero na minha vida é um prato que eu possa montar, colocar no forno (minha sogra me emprestou o Layr dela – um sonho!) e cuidar da vida enquanto o prato fica pronto. Pratos de forno são práticos demais e para a atual fase da minha vida, só eles me salvam.
De modos que, depois da lasanha de abobrinha, dessa vez eu ataquei de mandioquinha e frango, e criei um dos pratos mais gostosos que rolaram em casa nos últimos tempos. E o preparo? Pá-pum, quer ver?
Primeiro cortei a mandioquinha, com casca e tudo, no cortador de legumes em lâminas beeeem fininhas. Depois, untei uma refratária com azeite e fiz uma generosa camada de mandioquinha, que temperei com sal e pimenta do reino. Por cima, distribuí um recheio de peito frango desfiado e refogado no azeite com cebola, alho poró, um pimentão (no caso, só tinha o amarelo) picado, bem temperadinho com sal e pimenta calabresa no capricho (é ótimo para contrastar com o doce da mandioquinha). Por cima da camada de frango, mais mandioquinha que foi temperada de novo com sal e pimenta do reino e um fio de azeite. Para finalizar, uma camada “de respeito” de mussarela. Forno pré-aquecido por uns 15 minutos, ou o tempo do queijo ficar assim, indecentemente dourado e pronto! A mandioquinha cortada desse jeito, em rodelas finíssimas, cozinha muito rápido e o grande lance é deixá-la meio al dente, sem chegar a derreter.
E tem outras possibilidades de recheio, claro. O que tiver dando sopa na geladeira, aquele restinho de carne de panela, uma carne moída que sobrou do pastel, uma calabresa fatiadinha (nhami!), vegetarianos podem usar a proteína de soja… enfim, dá pra viajar, não dá não? ;)
E pra quem não dá a mínima para a lasanha tradicional, aquela com massa e molho (sério, não dou o mínimo valor), até que eu tenho me saído bem com as variações, né?
* post originalmente publicado no Rainhas do Lar
15 Comentários
Ilde
19 de fevereiro de 2011 at 11:12Quase chorei quando comeceia lei o post do fim do Rainhas. Mas a vida é assim, mesmo. Toma rumos inesperados e que seja o melhor para vocês que sempre nos deram tudo de bom. O melhor de tudo é poder continuar recebendo esse carinho em forma de receitinhas maravilhosas agora no Pimenta. Beijos
Adri
20 de fevereiro de 2011 at 14:16Fabyyyyy
O pimenta já está nos meus favoritos. Assim como o da Katita tb, vcs podem ter dividido o trono, mas para sempre serão majestades ehehe
rose
20 de fevereiro de 2011 at 14:27já add as minhas “magas preferidas”. Não dá para perder vcs de vista. Bjs.
Marília
20 de fevereiro de 2011 at 17:03Eu também fiquei muito triste com o fim do Rainhas. Não sei o que houve com vocês, mas adoro as duas e vou continuar recebendo as sua delícias, agora em dose dupla. Felicidades, amor e sorte para você, querida Faby
Silvana
20 de fevereiro de 2011 at 21:51Oi Faby, meu coração ficou partido! Bjss
Chris Paiva
22 de fevereiro de 2011 at 10:42Eu sempre achei que cada uma de vcs tinha seu estilo e vamos combinar…chega uma hora que o sol TEM que brilhar…rs é Meio Diaaaa!!! O sol não dá pra guardar numa caixinha fechadinha ou semi aberta, né não???
Cada um com seus talentos, sua história de vida… não dá pra forçar e QUERER ser igual, ok?
AMEI a novidade da sua empreitada..é isso aí, FABY, partindo (ops, RETOMANDO! rs) sua carreira solo!
Tá bombando, menina!!! Tem muito mais à frente. pra todos! (mas cada um a seu modo)
AMEI ISSO AQUI!!! Mandioquinha com calabresa vai ser minha empreitada de amanhã. Se eu acetar, mando fotinho, rs
BJÂOZÂOO!!!
Faby
22 de fevereiro de 2011 at 10:46Chris, sua fofa!!!!!! <3
Quero fotinho, hein??????
Bjuca!
Faby
sueli
22 de fevereiro de 2011 at 15:28Quando comecei a ler quase tive um treco, mas logo embaixo a boa noticia, isto continua cada um no seu quadrado amei seja feliz e sempre nos ensinando com sua sabedoria e força de vontade,
beijos
Sueli – apenas uma fã
Faby
22 de fevereiro de 2011 at 16:15Isso mesmo Sueli! Ado, ado, ado! :)))))
Seja bem vinda, viu?
Bjinho!
Sheila Fonseca
22 de fevereiro de 2011 at 16:54Faby que bom que vc abriu outro blog, pensei que não veria mais suas dicas e receitas! Aliás esta parece ótima vou experimentar hoje a noite!
Beijos e felicidades!!
Xyka
23 de fevereiro de 2011 at 14:29Já tinha visto a receita no Rainhas, mas hj ela me pegou de jeito! A mandioquinha já está comprada! Ela que me aguarde hj a noite! =)
Mariana Cordeiro
23 de fevereiro de 2011 at 16:48Levei um susto quando li o post…. pensei comigo,não , não é possível ! E as minhas receitas, como vou fazer ?! E as novidades do lar ? Fiquei triste … mas depois vi que após um dia de tempestade, sempre tem o dia da bonança e vi que as receitas e as novidades vão continuar sim, só que em outros endereços e com a mesma realeza !
Sucesso nos novos reinos e que as duas brilhem como os diamantes mais lindos das coroas reais !
bj
Mariana
Izabel
23 de fevereiro de 2011 at 19:18Oi bonita, boa sorte.
Maja
23 de fevereiro de 2011 at 22:15Entrei no site hoje e adorei a receita da Lasanha. Passei no mercado, comprei os ingredientes e preparei para o jantar. O resultado acabei de postar no meu Blog.
Ficou uma delícia!!!!Já vou buscar outra receitinha por aqui para fazer amanhã. Um grande beijo, Maja.
8 receitas de lasanha de frango com molho vermelho totalmente deliciosas – Mari Carvalho
18 de dezembro de 2020 at 11:29[…] 7. Lasanha de mandioquinha e frango […]